TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Professor e do Ensino na Educação Infantil: A Perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin

Por:   •  7/11/2022  •  Resenha  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

O papel do professor e do ensino na educação infantil:

a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin

Juliana Campregher Pasqualini

O texto analisado aborda a questão de como a educação realizada nas escolas podem contribuir para o desenvolvimento infantil, com ênfase no papel do professor, sob a ótica de Vigostky, Leontiev e Elkoin., que discorrem como a literatura contemporânea vê a educação infantil e o seu aspecto "antiescolar" e sobre o viés histórico-cultural da psicologia sobre o ensino e o desenvolvimento infantil.

A questão principal era que a educação das crianças era percebida como capaz de treinar ou preparar os alunos para o ensino fundamental, e que quase não tinha significado próprio. Assim, as discussões sobre o papel da educação escolar para as crianças levaram a um consenso de que ele tinha a função de cuidar e educar, e não o ensino como objetivo e se limitando às relações educativas em um espaço de convivência coletiva.

A visão de Vygotsky de que o aspecto biológico não pode ser utilizado como a principal explicação para descrever o desenvolvimento infantil é amplamente corroborada por descobertas sobre comportamentos que desafiam a biologia e não são inerentes a influências sociais e culturais. Os autores Leontiev e Elkonin têm opiniões semelhantes sobre o assunto e que é essencial levar em consideração principalmente, a conexão de uma criança com o mundo e como ela difere de uma pessoa para outra.

Cultura, como definida por Vygotsky, é tudo o que foi criado pelo homem na natureza e que foi posteriormente transformado pelo homem em sua atividade humana. Assim, no processo de transformação do meio ambiente por meio de seu trabalho, o ser humano acaba transformando a conduta de seu comportamento e o domínio dessa conduta é inerente a natureza humana. Este domínio é simbolicamente definido pela significação, criação de signos, onde o principal deles, a linguagem, razão pela qual é de extrema importância na formação psicológica. Vygotsky e Leontiev concordam que uma habilidade exclusivamente humana é tipicamente adquirida pela criança após a introdução de sinais e comportamentos e não é transmitida biologicamente.

A apropriação cultural ocorre apenas trabalhando com outro indivíduo, sendo chamado de educação por Leontiev. Portanto, a educação não pode se basear no crescimento espontâneo de uma criança ou na hereditariedade das funções intelectuais superiores, mas na promoção de metas e signos para que elas se formem. A aprendizagem não precisa necessariamente ser sincronizada com o processo de desenvolvimento. Ela deve ser colocada em consonância com a zona de desenvolvimento potencial – ZDP, naquilo que ainda não está maduro, estando à frente e fomentando o desenvolvimento.

Na visão de Vygotsky, a imitação é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento cognitivo e para o processo de ensino aprendizagem, mas em sua forma atual, a imitação é geralmente considerada como algo prejudicial no contexto da educação, pois é necessário que a criança compreenda o comportamento para que depois o imite, ficando assim confinada à sua capacidade intelectual.

Para Leontiev, para que a criança tenha o seu desenvolvimento global é necessário que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com