TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pedagogo Empresarial

Por:   •  18/10/2015  •  Artigo  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

O pedagogo empresarial e a atuação na empresa

Autor: Débora Cagliari

http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedagogo/index.php?pagina=1

Data: 12/01/2009

As organizações estão tendo tendo que se se adapatarem ao mercado de trabalho, devido as mudaças tecnológicas. Estão em busca de profissionais mais capacitados e especializados para liderar. O crescimento de cada organização dependerá de seu planejamento, desenvolvimento e gerenciamento dos recursos estratégicos e necessários.

O pedagogo empresarial auxilia no desenvolvimento das organizações, pensando estratégicamente, reparando falhas e o mais importante, precisa ter habilidade para lidar com pessoas. Também auxilia na competência e desenvolvimento de cada profissional da organização, para lidar com as exigências, mudanças repentinas e a competitividade do mercado.

A área de atuação do pedagogo na empresa será diretamente na área de Recursos Humanos.O papel do pedagogo é proporcionar aprendizado aos funcionários da organização. Senge (2002 p.40) classifica esse aprendizado em cinco disciplinas:

Pensamento sistêmico: é um sistema que favorece um todo, e não somente analiza cada parte individual na solução de um problema.

Domínio pessoal: é a capacidade de aprendizagem e o comportamento do indivíduo.

Os modelos mentais: analisa a forma de ver e de agir de cada individuo, à partir da cultura familiar e social.

A construção de uma visão compartilhada: é desenvolvida por uma líder que transmite sua visão individual para todo o grupo. Essa disciplina desperta a liderança, o trabalho em equipe e o comprometimento.

Aprendizagem em equipe: visa formar equipes com capacidade de aprender como equipe e não como indivíduo, pois para o crescimento de uma organização o trabalho em equipe é fundamental.

A relação do indivíduo com seu parceiro de trabalho é mais importante que a qualificação de cada um na hora de exercer as terefas. Através de técnicas, o pedagogo poderá criar a troca de conhecimentos entre o grupo com o uso de discursos, conferências, diálogos e utilização de audiovisuais para estimular o indivíduo a ampliar a sua criatividade.

Gil (1994, p. 63) destaca que:

"O treinamento nas empresas passou a abranger aspectos psicossociais do indivíduo. Assim, os programas de treinamento, além de visarem capacitar os trabalhadores para o desempenho das tarefas, passaram a incluir também objetivos voltados para o relacionamento interpessoal e sua interação a organização".

Gadotti (2000, p. 215) reforça:

"Para mudar a prática, é preciso reconceituá-la, ou seja, buscar novos conceitos que possam explicitá-la de outra forma".

Nos treinamentos que o pedagogo irá desenvolver na organização, haverá a socialização do conhecimento, isso será aplicado de acordo com a necessidade do grupo a ser trainado.

Muitas vezes os conflitos que acontecem nas organizações, é devido a ausencia um ambiente de trabalho alegre e saudável. Os adultos aprendem com mais facilidade em ambientes descontraídos.

Hemsath (1998 p. 165) afirma que:

"Divertir-se no trabalho não deveria ser uma tarefa infinita ou uma longa lista de tarefas a serem cumpridas. Não se trata disso. Muitas das coisas que você e seus colegas de trabalho podem fazer para animar o local em que trabalham são ações simples e espontâneas. Encorajar a diversão não significa ignorar ou negligenciar os objetivos organizacionais e tornar a empresa um local frívolo onde se desperdiça o próprio tempo. Usada eficientemente, a diversão pode acionar a energia que os funcionários tem para trabalhar, resultando num desempenho aprimorado".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com