TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO E SEUS DESAFIOS NO AMBIENTE EMPRESARIAL

Por:   •  12/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]Faculdade de Tecnologia Anchieta        
Pedagogia – 6° Período

TATIANE SILVA DA ROCHA FLOR

RA

PROJETO INTEGRADOR I

A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO E SEUS DESAFIOS NO AMBIENTE EMPRESARIAL

 

SÃO BERNARDO DO CAMPO – SÃO PAULO

2016

TATIANE SILVA DA ROCHA FLOR

A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO E SEUS DESAFIOS NO AMBIENTE EMPRESARIAL

Trabalho apresentado para disciplina Projeto Integrador I, no curso de Pedagogia e Licenciatura, Universidade Anhanguera-UNIDERP.

Tutora Prof.ª Leticia

SÃO BERNARDO DO CAMPO – SÃO PAULO

2016

SUMÁRIO

1 Tema..................................................

1.1 Justificativa........................................

1.2 Problema..........................................

Referências Bibliográfica........................

Tema

          Este Projeto Integrador I tem como objetivo mostrar a importância do pedagogo em ambientes não escolares, tendo em foco o ambiente empresarial, e mostrar os seus desafios em defender seu papel fora dos muros da escola.

          Por muito tempo o pedagogo foi visto somente como o formador de crianças em ambientes escolares nas series iniciais mais devido as grandes mudanças e nossa nova realidade dentro do mercado de trabalho este profissional começou a atuar em ambientes não escolares visando sempre à formação humana de uma forma continuada.

          “na escola, na sociedade, na empresa, em espaços formais ou não formais, escolares ou não escolares, estamos constantemente aprendendo e ensinando. Assim, como não há forma única nem modelo exclusivo de educação, a escola não é o único em que ela acontece e, talvez, nem seja o mais importante. As transformações contemporâneas contribuíram para consolidar o entendimento da educação como fenômeno multifacetado, que ocorre em muitos lugares, institucionais ou não, sob várias modalidades.”

(FRISON, 2004, p. 88).

          Sendo assim, Frison (2004) mostra que o pedagogo está inteiramente ligado a esta transformação contemporânea não formal, por possuir varias faces sendo um profissional critico e desenvolvedor de estratégias ligado ao aprendizado e mudanças de comportamentos, conseguindo trabalha de uma forma dinâmica, interagindo com o grupo ampliando o trabalho em equipe buscando teorias, estudando processos de ensino e aprendizado e orientador de uma forma humanizada.

Justificativa

          O processo de ensino aprendizado esta presente em toda sociedade onde se torna indispensável à presença de um educador. Sabe se que com a mudança de comportamento das pessoas e a evolução tecnológica as empresas ficaram mais preocupadas em lidar com esta situação e começaram a buscar treinamento e desenvolver um trabalho mais humanizado para que assim não tivesse grandes perdas na produção dentro das suas empresas. Neste momento buscou se pessoas que pudessem mediar e formar estes funcionários de uma forma continua e humanizada. Segundo Franco (2005)

 “à medida que a sociedade se tornou tão complexa, há que se expandir a intencionalidade educativa para diversos contextos, abrangendo diferentes tipos de formação necessárias ao exercício pleno da cidadania” (FRANCO - p.177-178).          

          Para lidar com este momento contemporâneo muitas empresas buscou profissionais educadores com uma visão no processo de ensino-aprendizado, para assim, incorporar em sua equipe, saberes teóricos para que após este aperfeiçoamento eles pudessem colocar em pratica para beneficio da própria empresa. Para desenvolver este trabalho, as empresa começaram a buscar um profissional qualificado onde fosse focado em projetos educacionais, mediador, visando à formação do sujeito, que conseguisse unir a teoria a pratica sabendo lidar com conflitos sem deixar de lado o caráter humano. Assim o mercado de trabalho começou a ampliar para o pedagogo, pois ele é um profissional capaz de buscar embasamentos dentro de diferentes áreas do conhecimento e colocar em pratica ações pedagógicas para resolução de conflitos de nossa atualidade de uma forma mediadora e continua.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (209 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com