TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogo Empresarial e corporativo como elo no clima organizacional

Por:   •  30/11/2016  •  Artigo  •  5.018 Palavras (21 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 21

        Pedagogo Empresarial e corporativo como elo no clima organizacional

        

Resumo:

O Presente Artigo, tem por objetivo, trazer estudo e reflexão, principalmente, da importância do Pedagogo empresarial e corporativo no contexto organizacional na atualidade. O trabalho buscará dissociar a imagem que se tem do Pedagogo somente no contexto escolar. Este estudo da Pedagogia Empresarial e Corporativa, buscará demostrar, a complexidade dos desafios profissionais, as aptidões necessárias, o perfil desejado do pedagogo para atuar nessa aérea, e o campo de atuação do profissional pedagogo, além das fronteiras tradicionais da inserção escolar, “com uma nova” perspectiva de atuação do profissional pedagogo nos ambientes organizacionais, na verdade esse profissional tem um grande desafio, que é a quebra de paradigma da pedagogia tradicional, aquela voltada  ao ambiente educacional escolar, como fica perceptível nos estudos, o pedagogo empresarial deverá deter as competências técnicas especificas para as situações que uma organização irá exigir. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa, foram utilizadas algumas   bibliografias, com Chiavenato, Ribeiro, Senge entre outros, além de análise de outros documentos citados. O artigo mostrará ainda, algumas das importâncias do pedagogo empresarial e corporativo, como sua importância no clima organizacional, recursos humanos e nos treinamentos organizacionais.

Palavras chaves: Pedagogo – empresarial – organização.

Introdução

No cenário atual, marcado pela alta competitividade e por mudanças constantes, as empresas buscam alcançar e manter a excelência organizacional, o que significa que é preciso melhorar o desempenho, mas de forma sustentável, buscando um equilíbrio que proporcione vantagens competitivas no mercado e a segurança financeira da organização. Sendo assim, as empresas, cada vez mais, estão investindo em treinamento, capacitação e ações de aprendizagem para seus funcionários.

Nesse contexto, o pedagogo empresarial ganha destaque dentro das organizações, pois é o profissional que traz em seu currículo a formação e qualificação para realizar as ações de aprendizagem necessárias. E nos tempos modernos vem ampliando cada vez mais sua área de atuação, saindo dos muros escolares e inserindo-se em ambientes de aprendizagem não formais, inclusive conquistando espaços importantes em ambientes corporativos.

O pedagogo empresarial tem o papel de desenvolver ações educacionais que possibilitem a aprendizagem e o desenvolvimento das atividades, explorando o potencial que cada um dos envolvidos nessa ação possa desempenhar.  A princípio, o pedagogo identifica, avalia e propõe um plano de aprendizagem para o desenvolvimento das áreas relacionadas ao interesse da empresa, assim como dos profissionais envolvidos, através da aplicação de atividades, treinamentos, dinâmicas e palestras que visem o melhor desempenho bem como a motivação dos funcionários.

Através dos conhecimentos adquiridos aliando a pedagogia com as necessidades e orientações empresariais, é possível capacitar a gestão da empresa para o desenvolvimento de elementos que possibilitem a formação do profissional no que diz respeito não somente a habilidades e competências próprias da função de cada funcionário, mas também o seu desenvolvimento pessoal que consiste na resolução de conflitos, no posicionamento ético e na aplicabilidade das competências que se espera desenvolver.

De acordo com Ribeiro (2010):

Enquanto articulador de propósitos organizacionais e individuais, o Pedagogo Empresarial pode ser considerado um líder que interage com outros líderes dentro da dinâmica organizacional. Desse modo, assume esse papel e entender suas nuances em si e nos outros permite o desenvolvimento de habilidades gerais e específicas, especialmente em termos de emissão de juízos acerca das competências e das habilidades a serem desenvolvidas. (p.10).

A presença do pedagogo no setor empresarial, no cenário atual, torna-se um diferencial, visto que, articula a gestão do conhecimento e dos conceitos de aprendizagem aliando a uma formação humanística que visa o desenvolvimento tanto do funcionário em sua atividade na empresa, bem como para a organização, pois, o bom desenvolvimento do trabalho tanto individual quanto em equipe, resultará no aumento da satisfação profissional e pessoal, e, consequentemente na qualidade dos serviços prestados.

Qual que seria a vantagem do pedagogo com esse perfil, a provável diminuição do tempo de aprendizado por aqueles que submetessem ao processo de aprendizagem organizacional. Influenciado, desenvolvendo e evoluindo, por exemplo, a gestão de pessoas e treinamentos corporativos.

Aprendizagem organizacional é um processo permanente de criação e disseminação do conhecimento organizacional, objetivando a adaptação continua da corporação às mudanças no seu ambiente externo, através de metodologias educacionais que facilitem a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito.

Pedagogia:

 

Todavia, para entender o papel social do Pedagogo empresarial e Corporativo, se faz necessário, mesmo que rapidamente, tecer algumas poucas palavras Pedagogia.  É uma ciência, cujo foco é a educação, que utiliza metodologia de teorias sobre a educação e sobre o ensino.

Conceitualmente, pedagogia, é um conjunto de técnicas, princípios, métodos e estratégias de ensino, correlacionados à docência escolar, tradicionalmente no segmento educacional “clássico”. A pedagogia, estuda as metodologias educacionais, e processos e técnicas, visando moldar essas técnicas, para cada necessidade especifica daquela unidade educacional, para estimular as pessoas envolvidas, na busca da eficiência para atingir esses objetivos.

O Pedagogo, é um profissional graduado, que pode atuar na área da administração escolar, como supervisor, orientador educacional, diretor escolar e também como docente, em sala de aula. Esse seria o escopo tradicional de atuação do pedagogo.

        A pedagogia estuda os objetivos e comportamentos da educação, adaptando-se aos padrões necessários, considerando as adversidades do ambiente, e mesmo, adaptando-se as dificuldades educacionais, impostas, principalmente, na educação pública, em regra, com dificuldades orçamentarias, Professores mal remunerados e falta de infraestrutura.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (192.8 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com