TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Escolar

Por:   •  29/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 7

Questão A

Um bom planejamento escolar é de fundamental importância para a execução eficiente do processo pedagógico como um todo. Para tanto, os instrumentos metodológicos, são fundamentais para orientar uma boa prática pedagógica. Eles são cinco pontos sequências, que se complementam entre si, criando para o bom funcionamento do planejamento escolar, uma relação de interdependência, em um ciclo contínuo que leva sempre em consideração o “sujeito ativo (interativo)”, no processo cognitivo, pois o aluno não é um ser inativo, no recebimento de “informações (conhecimento)”. Assim quando o professor aplica os cinco instrumentos metodológicos: observação, planejamento, reflexão, avaliação e replanejamento, ele deve ter plenamente consciência do seu comprometimento profissional, visto que a prática sofrerá inferências do seu conceito de mundo.

Neste aspecto, a observação, é uma ação de extrema importância na construção do conhecimento, e deve ser levado em consideração, além das “imagens, os elementos culturais” vividos no cotidiano. Também é fundamental neste processo o questionar e assim duvidar das respostas, para assim haver um direcionamento do olhar, dando mais clareza sobre “o que observar”, para haver uma reflexão mais precisa. Pois é fato que a observação está intimamente ligada ao processo de avaliação, mas deve passar a ser feita de forma mais efetiva e com mais foco para que assim posamos “sair de nós mesmos para vermos o outro”.

O planejamento, neste processo, é uma ação de reflexão, que visa a obtenção de resultados, para isso, planejar os “meios (materiais) e os recursos (humanos)” é muito importante, no processo continuo na “maneira de como ir e de aonde poderá chegar”, e é este o principal elo de ligação entre o educador e o educando. Ainda, há três momentos que definem o planejamento, que são: “a observação, que é o levantamento de hipóteses e questões; observar se as hipóteses e questões aparecem no planejamento; o que foi de fato realizado no planejamento, e a avaliação final, para que assim possa haver um replanejamento.

O projeto, também é um processo contínuo, e reflexo de da postura do educador, fundamentada e sistematizada, que tem como principais momentos, a avaliação inicial; o encaminhamento das ações; e a sistematização. Estas ações evolvem o planejamento da aula, o pensar como um eixo da atividade proposta, assim como um eixo de aprendizagem; e a ação pedagógica como uma concepção democrática.

O registro e a reflexão, devem ser contínuos, que com o tempo possa se tornar uma base para a ações do educador. São necessários três atos para a realização do movimento reflexivo, que é: a descrição dos fatos; uma leitura especializada sobre o que observa; o ensinamento com fundamento em leituras e sua própria experiência, ou seja de sua própria autoria. Para isso a atividade de pesquisa é muito importante, pois é com ela que, nós nos constituímos como professores, e suprimos nossa capacidade investigativa. Mesmo que a pesquisa científica, esteja hoje tão distante da realidade de muitos professores. E por último, mas não menos importante, e a formação continuada. Muitas vezes apresentada simplesmente como horas de curso aleatórios, esta ação é de uma importância fundamental aos educadores, se for tratada como um processo. Assim é uma oportunidade de melhora da prática pedagógica como um todo.

A avaliação é necessária para que a pratica pedagógica possa ser constituída. Pois esta ação pode nos propiciar, pensar a respeito das inúmeras linguagens que constituem o espaço educativo. É discutir “as diferentes linguagens que são geradas com as práticas educativas”. A ação de avaliar deve estar ligada a didática e deve ser continuada. Tendo como principal objetivo as singularidades de situações de ensino para que possa ser ensinado de uma forma cada vez melhor. Assim o replanejamento se constitui em uma reflexão, durante o processo avaliativo, tendo como foco atingir novas metas e melhor as práticas aplicadas ou seus resultados.

Portanto fica explicita a intencionalidade da ação educativa, em que o planejamento das práticas pedagógicas é fundamental para que o profissional de educação reflita e tome consciência da importância e reflita sobre o ato de ensinar. Das suas escolhas, metas atingidas, erros e acertos, ferramentas e ações, durante a pratica docente, em um processo contínuo, como uma cadeia, em que uma ação se alicerça em outra e é suporte para outra, mas que tem como ponto em comum os anseios e o desenvolvimento do educando.

O ato de planejar perpassa também pela otimização do tempo e pontos fundamentais a serem atingidos pelo professor. Pois mesmo que o professor esteja habituado a uma determinada disciplina, cada nova turma e aluno, apresentará novos desafios e assim o planejamento poderá propiciar uma melhor preparação para o andamento das aulas.

Mesmo que o professor esteja acostumado com uma determinada matéria, cada turma, em cada ano, apresentará características distintas, e a realização de um planejamento ajudará ao professor no andamento de suas aulas no dia a dia. Desta forma o planejamento de cada aula é muito importante, pois isso irá nortear e guiará o andamento não só de cada aula, mas do ano letivo como um todo.

Assim planejar, pode ajudar ao professor a estar preparado aos imprevistos que pode ocorrer, tendo sempre em vista melhor aprendizado da turma. Pois só um bom planejamento poderá propiciar uma educação de qualidade e com benefícios para o futuros do educandos.

Portanto com base no que foi estudado, planejar ao mesmo tempo que é um ponto de partida, é um ponte de chegada no processo educacional de cada aluno, por isso a sua importância no dia a dia de cada educador que preocupasse de fato com a educação.

Questão B

A ética é um “conjunto de normas e de consciência” que deve estar presente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com