TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Escolar

Por:   •  13/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno: Natália Kikuta Kobata

Sala: 1 - A

O planejamento escolar é planejamento e a estruturação de todas as atividades dentro da escola. Ao mesmo tempo que é importante para os alunos, é importante para os educadores. O planejamento de aulas é uma atividade muito importante para sistematizar e organizar o conteúdo a ser lecionado nas salas. É de extrema importância o planejamento de aulas ser feito, pensado e adaptado de acordo com cada sala de aula, pensando no perfil dos alunos, afinal, cada um tem um déficit de aprendizagem diferente. Mas num país que valoriza tão pouco os profissionais da educação, em que muitos professores trabalham em várias escolas diferentes e há tão pouco foco na formação inicial do professor, é preciso, primeiramente, reconhecer não somente os problemas no ambiente escolar, mas também o fatores externos que influenciam na formação dos educadores.

Durante a graduação, muitos alunos se sentem desestimulados a fazer planejamentos de aulas, vendo o planejamento como uma atividade “maçante” e não tão importante. O que é preciso entender, durante o curso, é que o planejamento de aulas é importante pois, quando professor será necessário saber fazer a adaptação de aulas, não somente isso, mas cada escola, independente do planejamento escolar, exige que seja entregue o planejamento diário ou semanal ou mensal. É uma atividade que parece ser simples e básica e acaba se tornando parte de uma rotina automática. Durante o período de estágio, o aluno acaba aprendendo algumas coisas sobre planejamento e entende melhor sobre a importância do mesmo. Mas, quando a experiência se torna prática, nos primeiros anos de formação, o professor, muitas vezes sem acompanhamento nem tutoria, acaba se desgastando e se sobrecarregando lidando com suas responsabilidades. Entre planejamento de aulas que é feito fora do horário de trabalho, o acolhimento dos alunos, vida pessoal e certificar-se que as aulas estão seguindo de acordo com a BNCC muitas vezes, o professor acaba se perdendo nos processos em que está envolvido e tem dificuldade em lidar. Nesse momento, também é importante levar em conta o aluno, que muitas vezes por falta de estímulos e por não entender a importância da matéria e sua aplicabilidade em sua vida, acaba por não conseguir aprender significativamente. Muitos fatores externos também influenciam seu aprendizado. Fatores socioeconômicos, LGBTfobia, e bullying levam ao baixo desempenho escolar e à evasão.

O planejamento escolar, desde à LBD, BNCC, Plano de Ensino ao PPP são medidas necessárias para garantir que todos os alunos tenham a mesma oportunidade de aprender, porém, é necessário mais valorização do educador (mais amparo e tutoria na formação inicial dos professores, mais incentivo para continuar estudando e melhor remuneração), mais investimento nas escolas, acolhimento aos alunos, independente de gênero, condição social ou TDA e a adaptação do conteúdo para que a aprendizagem se torne significativa, além do incentivo da comunidade para que os alunos tenham também tenham incentivo para buscar conhecimento fora do ambiente escolar. A educação precisa ser como uma via de mão dupla, com comunicação e participação de todos os envolvidos, havendo devolutiva para que o professor possa melhorar seu desempenho e incentivo para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (32.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com