TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Escolar

Por:   •  20/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento Escolar

Atividade avaliativa

Perguntas:

1). Explique porque Danilo Gandin, compara o processo de planejamento com o trabalho de um médico.

Danilo Gamdin usa de muitas metáforas para explicar a prática do planejamento escolar. Ele compara o planejamento com o trabalho do médico para ressaltar que o planejamento deve ser um processo científico, o autor afirma que no trabalho do médico observamos com clareza o emprego do método científico, as pessoas vão ao médico quando tem problemas e quando tem esperanças e esta também é a origem do planejamento, só planejam as pessoas que tem esperança e problemas. O médico parte da realidade, através da situação do paciente, assim também deve ser o planejamento, deve ter atenção a realidade a sua volta buscando  situar a instituição no mundo.

2). Explique porque Danilo Gandin, utiliza o texto “O escoteiro inteligente”, para pensar um procedimento cientifico dos processos da elaboração de um planejamento.

A compreensão de um procedimento científico, na elaboração de um planejamento escolar, deve ser relacionada ao modo de agir de um escoteiro perdido na floresta. O escoteiro organiza a sua mente e a sua ação para alcançar seu objetivo que é retornar ao acampamento. Suas ações são divididas em quatro etapas o que chamamos de procedimento científico, um processo de planejamento. Em primeiro lugar o escoteiro precisa compreender as dimensões da situação em que está inserido. No planejamento precisamos organizar a visão que temos da realidade global, a nossa interpretação do mundo. Em segundo lugar o escoteiro precisa estabelecer o rumo, no planejamento não adianta saber onde estamos se não sabemos onde vamos. A terceira ação é verificar a distância de entre o desejado e o que temos no momento. No planejamento isto é definitivo, descobrir a que distância uma instituição está num determinado momento, de um ideal que seus membros traçaram. Por ultimo é preciso definir o caminho (para um tempo). No planejamento a proposta de ação é uma interferência na realidade, a fim de transformá-la ou construir uma nova realidade que vai sendo construída aos poucos e através dos tempos.

3). Faça uma pequena síntese sobre:

= Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é pensado para o futuro, estabelecido de médio a longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Este é crucial para o sucesso da organização, fundamentalmente ele define os fins, busca a eficácia, tem o plano e o programa como expressão maior, trabalha centrado nas necessidades da instituição atento mais a elaboração e à avaliação.

= Planejamento Operacional

O planejamento operacional é projetado de médio a curto prazo e envolve cada uma das tarefas e metas da instituição. Ele trata prioritariamente dos meios, abordando cada aspecto isoladamente, dá ênfase a técnica, aos instrumentos e esforça-se pela eficiência , busca a manutenção do funcionamento e é sobretudo tarefa dos administradores, dá ênfase ao presente e sua face essencial é a execução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com