TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento das aulas

Por:   •  3/5/2018  •  Resenha  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

Organizado em tópicos com suas respectivas subdivisões, o artigo aborda a importância de utilizar o planejamento das aulas, sobretudo antecipado, para auxiliar o professor na obtenção de resultados positivos e, para isso, o texto se constrói tomando como ponto de partida um breve histórico da inserção do planejamento na sociedade, apresenta diversas tipologias utilizadas no ambiente escolar além dos conceitos de planejamento e suas etapas de elaboração.

A partir da abordagem da história do planejamento, entende se que o ato de planejar é algo que sempre fez parte da realidade humana, seja consciente ou inconscientemente, todas as pessoas possuem o hábito de planejar suas ações nos diversos níveis da vida pessoal e social mas, ainda que demonstrando fundamental na vida do homem, o planejamento nem sempre foi definido claramente.

Surgindo no século XX, a partir da revolução comunista e pós segunda guerra, o termo planejamento vêm a tona concomitantemente ao sistema capitalista, sendo utilizado inicialmente pelo governo na tentativa de resolver problemas complexos e depois por outras instituições visando a ascensão dos setores comerciais.

Na educação o planejamento foi instaurado herdando muitos aspectos do capitalismo e no Brasil, durante o governo militar, o planejamento seguiu um regime político, a partir de um modelo autocrático, que tornara o trabalho do professor limitado, como consequência muitos educadores criaram resistência em adotá lo.

Atualmente o planejamento não possui uma característica impositiva dentro das escolas, assumindo então a função de auxiliar o trabalho do docente, sendo uma ferramenta de organização das ideias, tomada de decisões e preparação do professor para o dia a dia na sala de aula.

A compreensão de conceitos chaves como planejamento, plano e projeto, têm como objetivo aprimorar o entendimento do professor acerca da diferença, funcionalidade e relevância dos termos além da íntima relação que existente entre eles. A grande sacada de entender esses conceitos e suas variações está na consciência de que o planejamento aumenta a probabilidade de uma atividade ao ser executada e obter bons resultados.

A educação escolar possui como meta formar pessoas, gerar uma sociedade consciente de suas escolhas, seus direitos e obrigações e, para que esses objetivos sejam alcançados e forma efetiva, é necessário que seja feito um planejamento muito sério que exclui a opção do improviso.

Ainda que fique claro a importância de absorver o hábito de planejar suas aulas, existem educadores que assumem posições de descuido com relação à preparação de seus conteúdos, prejudicando o desenvolvimento de seus alunos.

Um exemplo que deixa muito claro o quanto a falta de planejamento pode afetar a formação dos alunos é quando o professor julga que o tempo de experiência como docente o classifica com aptidão para ministrar suas aulas de forma efetiva, não levando em consideração a realidade dos alunos ou o meio cultural em que estão vivendo.

O planejamento escolar não deve ser visto apenas como mais uma atribuição do cargo do professor ou como uma função obrigatória, mas sim como uma forma de sistematizar o conhecimento e a forma com que este será passado a diante. Para que essa sistematização seja facilitada, os planos de aula são uma importante ferramenta para o docente esquematizar suas ações e seus conteúdos de forma a alcançar seus objetivos no período determinado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com