TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Aula

Por:   •  18/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

O (FUNDEB) fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação tem como principal objetivo promover à redistribuição dos recursos vinculados a educação.  Substituiu o fundo de manutenção e de desenvolvimento do ensino fundamental e de valorização do magistério (FUNDEF), que vigorou entre 1998 a 2006. O fundo atual e uma evolução do mecanismo anterior porque, apesar de utilizar a mesma logica, passou a redistribuir um conjunto maior de impostos observando todas as matriculas da educação básica, e não apenas a do ensino fundamental.  A distribuição do (FUNDEB) e feita de acordo com o numero de estudantes que estão matriculados em sua rede de educação básica. Essa regra e estabelecida segundo dados do senso escolar do ano anterior, por exemplo, os recursos do ano de 2020 basearam- se no numero de alunos de 2019. Esse método serve para distribuir melhor os recursos pelo país.

O valor mínimo por aluno do FUNDEB e determinado exclusivamente pelo governo federal, esse dinheiro pode ser usado no financiamento de todos os níveis da educação básica, estados e municípios podem usar livremente os recursos entre etapas e modalidades, mesmo que eles tenham sido distribuídos por conta da matricula em um determinado nív el de ensino. 60% do dinheiro do FUNDEB deve ser aplicado no pagamento do salario dos professores  da rede publica na ativa, podendo também ser usado na remuneração de diretores, orientadores pedagógicos e funcionários, na formação continuada de professores, no transporte escolar, na construção e manutenção das escolas e etc...  

O FUNDEB e uma ferramenta de fundamental importância para a distribuição de fundos da educação, porque faz uma analise e um mapeamento das necessidades de cada região atuando em prol da evolução da educação no país, combatendo  a desigualdade social e valorizando os profissionais da educação, e consequentemente melhorando a qualidade de ensino.

 O (FUNDEB) e importantíssimo para a sociedade em geral, mas principalmente para as áreas menos favorecidas, pois há cidades que infelizmente não conseguem pagar se quer os salários dos professores, e usam esse fundo que ate então era temporária, sua validade iria até dezembro de 2020.

 O senado aprovou por unanimidade a PEC que torna o FUNDEB permanente, o congresso nacional promulgou hoje dia 26/08/2020 a inclusão do FUNDEB na constituição, que garante o financiamento permanente para educação básica, o que particularmente eu, e com certeza toda a sociedade em geral ficamos muito gratos por essa decisão do governo de investir na educação.  

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com