TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Aula

Por:   •  24/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Nome Completo: Viviane Aparecida de Faria Ferreira

RGM: 20951761

Instituição: UNICID – Pólo Itanhaém

Data: 15/11/2020

Curso: Pedagogia (Licenciatura)

Disciplina: Plano Emergencial – Estágio Curricular Supervisionado Licenciaturas

ATIVIDADE 2 – PLANO DE AULA

Essa atividade envolve a elaboração de um Plano de Aula, que deve ser elaborado de acordo com as orientações para a elaboração da atividade, que você já deve ter lido antes de iniciar a construção do seu plano de aula. O plano de aula deve conter os seguintes itens: 0d8cbc5a-ecee-45ef-be6e-4ffe420654f7.

Tema:

Coordenação Motora: brincadeira da Mala Maluca.

Objetivo(s):

  • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, e desenvolver atitudes de participação e cooperação.
  • (EI03CG02) Adequar o uso do corpo em brincadeiras e jogos, entre outras possibilidades.
  • (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares em brincadeiras e jogos, entre outros.
  • (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
  • (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Campo de Experiência:

  • O eu, o outro e o nós;
  • Corpo Gestos e Movimentos;
  • Espaços, tempos, quantidades e transformações.

Duração: 50 minutos - 1 aula

Atividades que serão desenvolvidas:

  • Brincadeira da Mala Maluca

Introdução

Promover inteiração do grupo através de brincadeiras de movimento, que criam vínculo e ajudam a desenvolver as crianças. A coordenação da criança é ajustada com o tempo. Algumas crianças podem não ter uma boa coordenação motora para a sua idade, porém é algo que devidamente pode ser melhorado por meio de brincadeiras. Essas brincadeiras são perfeitas para crianças cheias de energia. Portanto, coordenação motora é a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticos (grandes músculos), resultando em uma ação global mais eficiente. Este tipo de coordenação permite a criança possa dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes. Podemos perceber uma boa coordenação motora verificando a agilidade, velocidade e a energia que se demonstra. Exemplos: andar, pular, correr, agachar, rolar etc. Nesta atividade, propomos às crianças muita diversão, e ao mesmo tempo que estimulamos nelas os movimentos dos membros superiores e inferiores, pois a coordenação motora ampla está relacionada à organização geral do ritmo, equilíbrio, as percepções gerais e ao desenvolvimento da criança. Porém, devemos manter o olhar atento em cada criança, para que ela no seu ritmo descubra e estimule os seus movimentos. Esta atividade é dirigida para crianças pequenas (4 a 5 anos e 11 meses).

Desenvolvimento

  • A brincadeira deverá ser realizada em lugar apropriado, ou sala de aula. Podemos organizar a atividade da seguinte forma: Colocaremos uma bacia grande contendo bolinhas coloridas, sobre uma mesinha (a bacia também pode ser colocada no chão). Um detalhe importante, o espaço deverá ser amplo o suficiente para as crianças se movimentarem livremente, sem risco de esbarrarem em algum móvel ou objeto.  
  • Antes de iniciar a atividade deveremos separar a turma em duplas, sendo que a brincadeira permite duas duplas por vez – a primeira dupla carregará a ‘mala maluca’, e a outra dupla fará os arremessos com as bolinhas.
  •  Assim, 02(duas) crianças colocarão a caixa de papelão nas costas, como uma mochila; e 02(duas) crianças ficarão posicionadas próximas da bacia com as bolinhas, para facilitar o manuseio e os arremessos das bolinhas para dentro da caixa de papelão.
  • A dupla da Mala Maluca precisa se movimentar o tempo todo, e com isso possibilitar um desafio para a dupla de arremessadores, pois esses precisam acertar as bolinhas dentro da caixa. Daí a diversão, essa brincadeira promete agitar pra valer a turma.
  • Podemos coordenar o tempo da brincadeira de acordo com o número de bolinhas que serão arremessadas por cada dupla. Assim que acabarem as bolinhas contidas na bacia, significa que o tempo da brincadeira terminou; e as próximas duplas recomeçam o jogo. As bolinhas espalhadas pela sala devem ser recolhidas e colocadas de volta na bacia, para dar continuidade à brincadeira.
  • Conforme as crianças vão acertando as bolinhas dentro da caixa de papelão,  uma contagem poderá ser realizada, com a participação dos alunos que observam os colegas no jogo. Para isso, utilizaremos o quadro negro para marcar os acertos, assim as crianças participam dessa marcação e da contagem da quantidade de acertos realizados. Para ilustrar o número de acertos, utilizaremos os famosos risquinhos, para as crianças participarem ativamente da marcação e da contagem no final da atividade.
  • As duplas devem inverter de papel durante a brincadeira, assim podemos garantir a participação de todos. Portanto, a brincadeira proposta também colabora para despertar nas crianças a capacidade de explorar de uma maneira divertida o que acontece ao seu redor.
  • Deixe-as explorar o espaço e os movimentos de maneira livre. Apenas se mostre a disposição para ajudar caso haja necessidade, estimule os movimentos e a inteiração das crianças.

Fechamento

Após os momentos de diversão, movimentação e exploração, convide as crianças para fazer a contagem do número de acertos, que cada dupla realizou durante a brincadeira. Observe a reação das crianças, e estimule nelas o diálogo e a troca de experiências.  Podemos também incentivar nas crianças atitudes de colaboração, ao convidá-las para organizar a sala; elas podem recolher as bolinhas e guardá-las em local apropriado, assim como os demais objetos utilizados na brincadeira, com orientação dos adultos.

Estratégias:

Primeiro Momento:

Convide a turma para assistir ao vídeo ‘Corpo Humano – Músculo’ disponível no youtube. Esse vídeo é curtinho, e de fácil compreensão, já que usa uma linguagem de criança para criança, pois a protagonista do vídeo é uma criança. O vídeo traz explicações simples sobre as funções dos músculos no corpo humano, e a sua importância para o desenvolvimento da criança. Aborda a necessidade de exercitar os músculos constantemente, por meio de movimentos simples, presentes no dia-a-dia da criança.  Assim, os alunos poderão compreender melhor o tema proposto, e entender a importância de participarem das brincadeiras que estimulam os movimentos como pular e correr.

Segundo Momento:

Explique detalhadamente como funciona a atividade e suas regras, e deixe claro que se trata de uma brincadeira bem divertida, mas que exige disposição para correr, pular, agachar etc. Coloque-se à disposição do grupo na brincadeira, de forma a estimular movimentos, incentivar as interações entre eles; e ainda, coordenar o tempo, o ritmo da brincadeira, e assim por diante.

Terceiro Momento:

Organize o grupo em duplas, e defina a participação das crianças na atividade, explicando da seguinte forma: as malas malucas serão entregues para a primeira dupla; e as bolinhas para a segunda dupla.  Essas duplas podem ser revezadas, se assim desejarem. Quem estiver com a mala maluca terá que se movimentar de maneira ágil, e tentar evitar que a dupla de arremessadores acerte as bolinhas dentro da mala ou caixa de papelão. Observe se todos entenderam e se necessário pergunte ao grupo se há  dúvidas. Em seguida, dê início à brincadeira, e comece a contagem de acertos, como já descrito no desenvolvimento da atividade.  

Recursos e materiais necessários:

Para desenvolver a atividade/brincadeira vamos precisar de:

- Dispositivos de multimídia com acesso à internet (lousa digital, data show e/ou notebook).

- 2 caixas médias de papelão;

- Tesoura;

- Cordão ou Barbante (o suficiente para fazer quatro alças);

- Bolinhas coloridas (quantidade suficiente para encher uma bacia grande);

- 1 bacia de plástico grande e redonda.

Avaliação:

  • Avaliação contínua, observação crítica e registro dos principais apontamentos referentes ao comportamento, e nível de envolvimento na atividade proposta.
  • A partir dos objetivos propostos deve-se verificar se o aluno: tem noção de distância e força; tem noção de dentro e fora; percebe os tamanhos e quantidades; apresenta equilíbrio e agilidade, entre outros.
  • Após o término da aula, devemos fazer os seguintes questionamentos e reflexões: Os alunos compreenderam o tema proposto? Eles obedecem a regras e combinados? Houve interação produtiva entre as crianças? Melhoraram a coordenação motora? Conseguiram participar e se expressar durante a brincadeira?
  • Referente às estratégias refletir se foram suficientes para desenvolver o tema; se o tempo foi suficiente; quais pontos necessitam de aprimoramento; e se a finalidade da proposta foi alcançada.

Referências:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em 14 de novembro de 2020.

Instituto Neurosaber de Ensino. Artigo: Como trabalhar a coordenação motora na Educação Infantil. NeuroSaber, 21 jan. 2017. Disponível em:

https://institutoneurosaber.com.br/como-trabalhar-a-coordenacao-motora-na-educacao-infantil/ Acesso em 14 de novembro de 2020

Série Corpo Humano. Vídeo: Corpo Humano – Músculos. Youtube, 13 jun. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DVk2hhahwWc Acesso em 14 de novembro de 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (144.4 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com