TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Aula

Por:   •  25/11/2021  •  Ensaio  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno: Glaudienia De Sousa Costa Turma: PED 3968/3 Matricula: 2965375

Disciplina: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PED 13)

Data: 15/10/ 2020

Tema escolhido: O uso sustentável da Água    

                                                   

RELATÓRIO DA ATIVIDADE

    O presente relatório refere se a aplicação de uma atividade vivenciada com duas crianças entre 10 e 11 anos. Para a realização desta atividade acadêmica, a qual trata-se de uma atividade teórica, foi escolhido o tema: O uso sustentável da água. Esse tema foi escolhido por se saber da relevância/necessidade das crianças e conseqüentemente suas famílias a serem orientadas sobre a importância do uso consciente da água, tendo em vista que este é um recurso limitado do nosso planeta. A atividade teve os seguintes objetivos: Compreender as noções de uso da água, com intervenção e sem intervenção e uso sustentável dos recursos hídricos, Analisar os diferentes usos da água e suas repercussões na distribuição e disponibilidade do recurso, Reconhecer e analisar práticas e situações que comprometem a disponibilidade de água no Brasil e no mundo e examinar propostas para seu uso sustentável, Entender o que é coleta seletiva e como isso pode ajudar os recursos hídricos no mundo.      Conforme citado, a atividade foi realizada com duas crianças, mas poderia ser trabalhada em sala incluindo todas as crianças. Para ajudá-los entender melhor sobre o assunto abordado, iniciamos uma Conversa sobre o tema e em seguida Relacionamos situações de desperdício de água no nosso cotidiano, Mostrei imagens de ambientes com água limpa e água suja e indaguei os alunos sobre o uso correto da água, Relacionamos o descarte correto do lixo e finalizamos com Atividade de pintura propondo que eles imaginem um mundo onde não temos água poluída e como podemos alcançar esse objetivo.

    As crianças participaram ativamente e era perceptível o interesse deles no assunto proposto, pois compreenderam a importância do uso correto e consciente da água.

Diante das observações feitas no decorrer da realização da atividade conclui-se que foi uma experiência importante, gratificante, prazerosa para as crianças, pois as mesmas demonstraram interesse expondo suas perspectivas e opiniões sobre o tema. Conclui-se que a atividade foi satisfatória. Porem numa outra oportunidade a atividade terá um desdobramento, ou seja, haverá uma aula pratica de como transformar a água suja em água potável.  

  Diante do exposto podemos afirmar que é de grande importância o desenvolvimento de atividade com recursos lúdicos, pois estes favorecem a aprendizagem das crianças.

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12][pic 13]

[pic 14][pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (675 Kb)   docx (574.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com