TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Aula

Por:   •  19/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 3

NOME

Angélica Maria dos Santos

RGM

33411948

CURSO

Pedagogia para licenciados

POLO

PRÁTICA DE ENSINO - ATIVIDADE REFLEXIVA 1727520

Como o professor de educação infantil, em creche ou pré-escola, poderá organizar a rotina pedagógica de forma que as atividades lúdicas estejam articuladas as ações de cuidados e educação.

Quando se propõe a trabalhar com criança pequenas, deve-se ter como princípio, conhecer seus interesses e necessidades. Isso significa saber verdadeiramente quem são saber um pouco da história de cada uma, conhecer a família, as características de sua faixa etária e a fase de desenvolvimento em que se encontra, além de considerar o tempo que permanecem na escola. Nas creches e pré-escolas, os profissionais da Educação Infantil precisam organizar com muito cuidado e carinho a rotina pedagógica. Não se pode simplesmente improvisar o que será trabalhado diariamente com as crianças. Planejar e organizar a rotina requer muito equilíbrio e cautela na hora de conciliar o cuidado com os pequenos e a educação escolar.

É de grande importância a organização dos espaços que serão utilizados no dia. É necessário que sejam acolhedores e de fácil manuseio para que os alunos tenham experiências esperadas para as atividades propostas. O acolhimento na chegada do aluno deve ser muito cortês e afetuosa, para que a criança sinta-se segura e amada, naquele ambiente. Após esse primeiro momento vem a roda de conversa, uma oportunidade dos pequenos trocarem experiências, se comunicarem e se expressarem, tanto entre eles quanto com os profissionais ali presentes.

Outro momento de muita atenção e criatividade em seu planejamento são as atividades pedagógicas e lúdicas do dia, pois é necessário que contenha jogos e brincadeiras que são recursos fundamentais para a construção da identidade da criança que aprende brincando, através de jogos, filmes, historias e brincadeiras. As necessidades motoras, cognitivas e afetivas são tão importantes quanto as necessidades biológicas, como a alimentação quanto a higiene e o sono. A hora de lavar as mãos ou de tomar banho deve ser trabalhada de forma bem lúdica, mostrando para eles, através de conversas ou músicas, a importância da higiene pessoal e do cuidado com o corpo, como também ensinar os nomes e utilidades das partes do corpo.

No momento do lanche para ensinar a criança sobre uma alimentação saudável e sempre incentivar a autonomia da mesma, como o segurar dos talheres a escolha dos alimentos e a descobertas dos gostos e cheiros, assim aprendendo sobre os sentidos paladar, olfato, visão e audição.

É importante que dentro da rotina, a criança encontre um momento em que poderá brincar mais livremente, se diverti, testar os limites de seu corpo no parquinho e diversificar suas iterações. Esse tempo oferece não apenas um descanso para a mente dela, mas também oferece uma oportunidade de autoconhecimento. A soneca do meio dia é essencial para as crianças, apesar de terem mais energia do que os adultos, elas precisam de mais horas de sono. O processo de aprendizado consome bastante atenção dos pequenos. O momento da saída também é muito importante, pois professores podem revisar o que foi aprendido e realizado naquele dia, os alunos podem conversar sobre os planos para o resto do dia e devem ser incentivados a organizar o espaço da sala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com