TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Aula

Por:   •  16/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.268 Palavras (14 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

SUMÁRIO[a]

1 PARTE I: PESQUISA         3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3

1.2 OBJETIVOS        3

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        4

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.......................................................................5

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO         5

2.1 METODOLOGIA        5

2.2 CRONOGRAMA        5

REFERÊNCIAS        6

ANEXOS        7

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA [b]

        Nesse projeto os temas contemporâneos transversais apresentam uma proposta de ensino atual e contextualizada priorizando o desenvolvimento da cidadania com discussões de temas que vão de interesse com o que os alunos se interessam, na Educação Infantil esses temas são trabalhados de diferentes maneiras. O Meio Ambiente normalmente é trabalhado todos os dias, incentivando os alunos para que preservem a pracinha e o meio ambiente em si, a saúde é trabalhada através de projetos de higiene corporal. Os alunos são lembrados todos os dias o quanto é importante manter a higiene pessoal para ter uma boa saúde, são desenvolvidos projetos para trabalhar as diferentes culturas, os docentes procuram proporcionar propostas que vão de encontro com a maioria dos temas contemporâneos transversais. Educar e aprender são fenômenos que envolvem todas as dimensões do ser humano, as propostas que englobam esses temas auxiliam na promoção de uma formação centrada no exercício da cidadania, são fundamentais para o desenvolvimento crítico e da cidadania.

Para Moreno (1999, apud ALMEIDA, 2007), umas das mentoras desses temas, advertiu que os Temas Contemporâneos Transversais deveriam ser os eixos estruturadores do currículo. As disciplinas curriculares deveriam girar em torno deles, tornando-se instrumentos de desenvolvimento da capacidade dos estudantes para pensar, compreender e manejar mundo.

Área de concentração: Metodologias de Ensino

Tema: Temas Contemporâneos Transversais.

1.2 OBJETIVOS 

  • Adquirir conhecimento prático das funções/situações profissionais;
  • Vivenciar na pratica a rotina do professor, e conhecer as necessidades dos alunos;
  • Proporcionar momentos de diversão e aprendizado;

.

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

       Os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) trazem temas que sejam do interesse dos alunos, levando em consideração seu desenvolvimento como cidadão, permitindo os alunos entender melhor como cuidar de sua saúde, as novas tecnologias digitais, como cuidar do planeta que vive, como entender e respeitar aqueles que são diferentes, o Conselho Nacional de Educação (CNE) abordou amplamente sobre a transversalidade no Parecer Nº 7, de 7 de abril de 2010:

                             

    A transversalidade orienta para a necessidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade). Dentro de uma compreensão interdisciplinar do conhecimento, a transversalidade tem significado, sendo uma proposta didática que possibilita o tratamento dos conhecimentos escolares de forma integrada. Assim, nessa abordagem, a gestão do conhecimento parte do pressuposto de que os sujeitos são agentes da arte de problematizar e interrogar, e buscam procedimentos interdisciplinares capazes de acender a chama do diálogo entre diferentes sujeitos, ciências, saberes e temas (CNE/CEB, 2010, p. 24)

         O Parecer ressalta ainda que a transversalidade se difere da interdisciplinaridade, porém ambas são complementares, na perspectiva que consideram o caráter dinâmico e inacabado da realidade. Enquanto a transversalidade refere-se à dimensão didático-pedagógica, a interdisciplinaridade refere-se à abordagem de como se dá a produção do conhecimento, como uma forma de organizar o trabalho didático pedagógico em que temas, eixos temáticos são integrados às disciplinas, às áreas ditas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas.

        Nessa ocasião, a Ética e a Cidadania eram os eixos orientadores da educação. Esse empreendimento representou um primeiro esforço de implantação oficial dos Temas Transversais no currículo da Educação Básica. Para Moreno (1999, apud ALMEIDA, 2007), umas das mentoras desses temas, advertiu que os Temas Contemporâneos Transversais deveriam ser os eixos estruturadores do currículo.

         Ainda em 2010, a Câmara de Educação Básica do CNE aprovou a Resolução Nº 7, de 14 de dezembro, que definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos e orientações sobre a abordagem dos temas nos currículos:

             

  Art. 16: Os componentes curriculares e as áreas de conhecimento devem articular em seus conteúdos, a partir das possibilidades abertas pelos seus referenciais, a abordagem de temas abrangentes e contemporâneos que afetam a vida humana em escala global, regional e local, bem como na esfera individual [...]que devem permear o desenvolvimento dos conteúdos da base nacional comum e da parte diversificada do currículo. (CNE/CEB, 2010, p. 05).

          Os diversos temas que são de grande relevância social, permanecem contemplados, como assuntos transversais, elevando o trabalho educativo para além do ensino de conteúdos científicos, na escola E.M.E.I Professora Mariazinha os docentes tem acesso a diversos livros didáticos que contemplam essas questões, além de terem acesso a Base Nacional Comum Curricular. Muitos profissionais adquirem seus próprios materiais para o uso em seu trabalho, buscam formação continuada por recursos próprios, a escola também adquire bastante material que trazem as relações e abordagens de temas Contemporâneos Transversais, o que mais se trabalha na escola é sobre o Meio Ambiente, pois a escola está buscando resgatar o contato das crianças com o meio ambiente, possibilitando diversas possibilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (182.3 Kb)   docx (314 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com