TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Aula

Por:   •  20/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA/AÇÃO

1. DADOS DO ESTUDANTE

Nome: Cíntia Ribeiro da Silva Guardiano

RU: 954599

Curso: Licenciatura em pedagogia

Polo: João Monlevade

2. IDENTIFICAÇÃO

Local: Escola Estadual Antônio Papini

Disciplina: Português

Ano/série ou idade: 5° ano

3. CONTEÚDO DA AULA ou PROJETO DE ENSINO

Verbos no modo indicativo: Presente, passado e futuro.

4. OBJETIVOS

* Aprender que os verbos são palavras responsáveis por indicar ação, estado e fenômenos da natureza.

* Identificar o tempo verbal das expressões de presente, passado e futuro no modo indicativo.

* Aprender a flexionar os verbos em concordância com os pronomes pessoais, tanto na escrita quanto na oralidade.

5. SÍNTESE DO ASSUNTO

A língua portuguesa muitas vezes causa repulsa nos alunos, isso porque ela possui muitas regras e com isso, os estudantes tendem a ter dificuldades e até mesmo preguiça de aprendê-las. Cabe ao professor, não permitir tal sentimento no aluno, proporcionando a eles uma aula criativa e participativa.

Em se tratando de tempos verbais, o professor precisa entender que não é adequado ensinar os verbos sem ensinar a função comunicativa deles dentro dos textos, pois assim, o educando perceberá os diferentes efeitos que os verbos produzem nas frases, facilitando o ensino/aprendizagem da matéria.

• FERRAREZI JUNIOR, Celso. O estudo dos verbos na educação básica. São Paulo: Contexto, 2014.

6. DESENVOLVIMENTO DA AULA OU DO PROJETO

Começo explicando para os alunos sobre o que é o verbo, somente um reforço pois a professora já iniciou essa matéria. Falo com eles abrindo um diálogo, sobre os 3 tempos verbais: Presente, pretérito (passado) e futuro. Através de perguntas e respostas sobre o tema, tomo conhecimento do quanto a turma do 5º ano, da professora Ana Cristina, na Escola Estadual Antônio Papini, já sabe sobre os verbos. São crianças que têm entre 9 e 10 anos de idade. Por isso preparei momentos bem criativos, para reforçar o que a professora já tinha passado. Após o diálogo com eles, escolhi 5 crianças, cada uma delas tirou um papel dobrado de dentro de uma sacolinha que preparei para esta dinâmica. Em cada papel escrevi um verbo, o objetivo é que o aluno leia baixinho a palavra e faça mímicas para os seus colegas tentarem adivinhar qual é o verbo. O primeiro aluno tirou o verbo correr, fez a mímica e de pronto os colegas já adivinharam e foi assim com todos os outros, usei os verbos correr, cantar, falar, comer e dançar. Assim que a turma ia adivinhando eu ia escrevendo no quadro o verbo. Depois pedi que quem quisesse poderia escolher e formular uma frase com um dos verbos, que eu a escreveria no quadro. Surgiram muitas frases: “Fernando corre muito durante o recreio”, "Eu cantei na festa junina da escola”, “Maria Clara não fala comigo”, escrevi umas dez no quadro, pedi que eles as copiassem no caderno, marcassem o verbo e abaixo de cada uma escrevessem o tempo que estava o verbo na frase.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com