TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Aula

Por:   •  30/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PLANO DE AULA

  1. DADOS DO ESTUDANTE

Nome: Franciele Soares

RU: 1072512

Curso: Pedagogia

Polo: Quitandinha – Paraná

  1. IDENTIFICAÇÃO

Local: CMEI Esperança do amanhã.

Disciplina: Português

Ano/série ou idade: Pré II – 5 anos

  1. CONTEÚDO DA AULA

Poesia.

A poesia para as crianças vem de encontro ao desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade, assim como, o desenvolvimento da prática reflexiva que leva à criança a novas percepções, aguça a sensibilidade, a cognição e a imaginação. Este gênero literário, quando visto como brincadeira, como jogo de palavras; ao ser memorizado e repetido, possibilita às crianças atentarem não só aos conteúdos, mas também à forma, aos aspectos sonoros da linguagem, como ritmos e rimas, além das questões culturais e afetivas envolvidas. Assim, ao realizar com frequência a leitura de poesias, o professor estará propiciando às crianças oportunidade para que conheçam as características próprias deste, isto é, podendo senti-lo e identificá-lo quando escutado ou lido pela criança.

  1. OBJETIVOS

  • Registrar as ideias e sentimentos por meio de diversas atividades: desenhos, colagens, dobraduras e outros.
  • Ouvir poemas, parlendas, trava-línguas e outros gêneros textuais.
  • Brincar com os textos poéticos em suas brincadeiras livres com outras crianças.

  • Conhecer textos poéticos típicos de sua cultura.
  • Participar de situações que envolvam cantigas de roda e textos poéticos.
  1. SÍNTESE DO ASSUNTO (pressupostos teóricos do conteúdo)

Pois foi com o poema “A Flor Amarela”, de Cecília Meireles, que o Miraflores celebrou o Dia Internacional do Contador de Histórias. Foi organizada uma oficina de desenhos para que as crianças do Maternal I pudessem registrar suas impressões após a leitura do poema. Uma das poetisas mais importantes do século 20, Cecília sabia mesmo como tocar os corações das crianças. Até porque seu primeiro poema foi escrito quando ela tinha apenas nove anos. Em suas mais de 50 obras voltadas ao público “infantil de qualquer idade”, seus versos leves, doces e encantadores são um convite à criatividade das crianças. E o resultado foi que a escola ganhou muito mais flores, que certamente alegrariam Cecília e sua bela Arabela!

  1. DESENVOLVIMENTO DA AULA OU DO PROJETO (introdução, desenvolvimento e encerramento, em formato texto detalhado).

        O estágio foi realizado no CMEI Esperança do amanhã, situado na localidade da Campina, Rua Principal em Quitandinha – Paraná. Teve início dia 18/09/2023 à 21/09/2023, onde realizei a observação e apliquei meu plano de aula. Realizei o estágio na turma Pré II com crianças de 5 anos, são crianças atenciosas e curiosas, tendo bastante energia, percebi o interesse por coisas de recorte e pintura onde observei um aproveitamento de todos da turma, por isso escolhi trabalhar um poema onde realizei recorte e pintura no desenvolvimento da aula. Na observação notei uma rotina diária da professora irei realizar o mesmo modelo da professora no início do meu plano usando usar os mesmo recursos que a professora utilizou no decorrer de suas aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (391.7 Kb)   docx (481.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com