TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Aula

Por:   •  8/1/2024  •  Pesquisas Acadêmicas  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 3

Plano de aula

             Tema: “QUE EMOÇÃ0 É ESSA?”[pic 1]

EMEF Santa Rosa

Professoras: Cristal Leal da Costa e Liliane Melo Corrêa

Data: 05/10/2023

Periodo: Tarde

Faixa-Etaria: 6 anos

Tempo: 3 Horas

Campo de experiencia: O eu, o outro e o nós.

Apresentação

Justificativa: porque

Em decorrência, de nossa vivencia em nosso estágio, percebemos o comportamento dos alunos um com os outro, e

  1. Objetivo Geral: 

Ajudar no autoconhecimento: capacidade de entender suas próprias emoções e avaliar seus pontos fortes e fracos e na consciência social: envolve a relação do estudante com o próximo, levando em conta empatia, respeito e aceitação da diversidade;

  1. Objetivos específicos:
  • Identificar e nomear diferentes emoções;
  • Expressar emoções por meio de gestos e movimentos corporais;
  • Desenvolver a capacidade de identificar as emoções dos outros.

  1. Encaminhamento Metodológico: Inicialmente por ser uma turma de 1 ano do ensino fundamental, se faz de uma utilidade do presente e futuramente que os alunos possam ter consciência de suas emoções e por meio desta ação tomar atitudes responsáveis sobre elas, também tendo como objetivo a conscientização de ações prejudiciais para a convivência em coletivo coibindo o bullying.

Uma vez que algumas ações podem ser vistas como prejudiciais ao ambiente coletivos e por serem crianças, tais ações mesmo que partindo de um princípio de inocência pode incomodar o seu colega de sala, gerando sentimentos prejudiciais para o desenvolvimento e equilíbrio pelo da sala de aula.

Em suma atitudes que busquem trabalhar ações de coletividade e compreensão de ambas as partes entre os alunos e deles com os docentes sempre podem enriquecer a relação, prevenido ações prejudiciais gerando uma boa convivência no ambiente educacional.

Sendo assim, a aula iniciará com a apresentação do tema, logo depois assistirão o filme a um filme de animação que retrata as emoções de forma bem lúdica. Ao fim do filme, uma roda de conversa será aberta e os alunos conversarão sobre o filme e sobre suas emoções e serão convidados a jogarem o “dado das emoções” e ao cair no chão, o discente dirá que emoção é aquela e para ele será feito perguntas sobre suas emoções e no mesmo será abordado o bullying, sobre os problemas que podem ser gerados se não houver cuidado com o outro e o nós.

  1. Atividade:
  • Representação de emoções com gestos e movimentos corporais;
  • Atividade de roda, em que cada criança representa uma emoção;
  • Jogo do dado das emoções;
  • Atividade impressa.

  1. Materiais Utilizados:

Datashow, impressora, notebook, lápis, borracha, folha A4 e tesoura.

  1. Avaliação:

A avaliação será feita através da observação, da atividade que será realizada de acordo com o que será ensinado na sala de aula, além de observar a concentração do aluno ao realizar a dinâmica proposta. Por meio da observação e colaboração dos alunos em responder as questões apresentadas em sala referente às suas emoções, a fim de socializar com a turma a atividade impressa também vai representar um paramento avaliá-los.

  1. Pesquisa de Conteúdo:

BNCC

. Habilidade Trabalhada (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (193.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com