TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Aula

Por:   •  12/1/2024  •  Trabalho acadêmico  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 4

PLANO DE AULA

  1. DADOS DO ESTUDANTE

Nome: Sandra Fatima Duarte Smiderle

RU: 1262410

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Polo: PAP Barracão

  1. IDENTIFICAÇÃO

Local: Instituto Federal do Paraná – IFPR Campus Avançado Barracão

Disciplina: Língua Espanhola

Ano/série ou idade: 3° ano Técnico Integrado ao Ensino Médio

  1. CONTEÚDO DA AULA

Introdução à leitura e à escrita em espanhol. Saudações em espanhol.

 

  1. OBJETIVOS

  • Promover ensino/aprendizagem da língua espanhola para que o estudante possa compreender as saudações, apresentações e despedidas, realizando a comunicação em viagens e no mundo do trabalho;
  • Incentivar a leitura de obras em língua espanhola com a finalidade de se familiarizar com expressões em diversos contextos.
  • Realizar o aprimoramento da leitura instrumental, da comunicação oral e escrita para interagir com clientes, colegas, subordinados e superiores no contexto do eixo tecnológico de informação e comunicação.

  1. SÍNTESE DO ASSUNTO (pressupostos teóricos do conteúdo)

A disciplina vai se dedicar à comunicação, orientando os alunos na aquisição de conhecimentos práticos que lhes permitirão se comunicar em espanhol.  Isso é de extrema importância devido à localização fronteiriça do Campus do IFPR com a Argentina, formando técnicos em administração e informática que atuarão nos mercados de trabalho de ambos os países, Brasil e Argentina.

Com essa finalidade, para além de se dedicarem ao estudo e à prática das formas gramaticais, os estudantes terão a oportunidade de se envolver com outras atividades, tais como a leitura de artigos de jornais e revistas, contos e crônicas, pesquisa na Internet e assistir a filmes. Essa imersão na língua espanhola tem o potencial de motivar os alunos a buscarem obras literárias nesse idioma.

De acordo com Guimarães (2017), no contexto da educação profissional e tecnológica de nível médio, a definição dos objetivos se dá a partir do contexto e da situação educacional, atendendo às demandas locais e regionais, socioeconômico-ambientais e reais dos indivíduos e do mundo do trabalho e da sociedade.

  1. DESENVOLVIMENTO DA AULA OU DO PROJETO (introdução, desenvolvimento e encerramento, em formato texto detalhado).

A comunicação durante as aulas será sempre em espanhol, estimulando a imersão no idioma, além de estimular os alunos a usar a língua espanhola e proporcionar mais naturalidade e fluência na fala.

Os estudantes do 3° ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio serão recepcionados e saudados em espanhol. Serão distribuídas cópias de anúncios de emprego para leitura e material impresso com exercícios para praticar (Anexos). O primeiro exercício consiste em observar ilustrações projetadas via multimídia e escolher a opção adequada da lista de profissões impressa oferecida. Em seguida os alunos dirão onde cada profissional trabalha, baseados nas opções constantes no material. O próximo exercício consistirá em opinar sobre as profissões e em seguida dizer o que pretendem fazer no futuro.

  1. RECURSOS

Os materiais e equipamentos utilizados serão: projetor multimídia, quadro branco, pincel, fotocópias e eventualmente os computadores do laboratório de informática. Também será utilizado material com contos para leitura, análise e exemplificação do conteúdo explorado e realização de exercícios.

  1. REFERÊNCIAS

GUIMARÃES, Renata Mourão. A Organização curricular da língua estrangeira na educação profissional e tecnológica na perspectiva da relação cidadão-trabalho-sociedade. In: SILVA JUNIOR,. Ensino de Espanhol nos Institutos Federais: Cenário Nacional e Experiências Didáticas. Campinas: Pontes, 2017. Cap. 179. p. 179-192.

PERIS, Ernesto Martín; BAULENAS, Neus Sans. Gente hoy: libro del alumno: curso de español. Barcelona: Difusión, 2013. 181 p.

  1. ANEXOS

Actividades:

1. Las profesiones de la gente

 ¿Puedes decir a qué se dedican los personajes de la imagen?

 Es…

 fisioterapeuta

 camarero/a

 cocinero/a

 maestro/a

 contable

 peluquero/a

 policía

 médico/a

informático/a

dependiente

profesor/a de baile

repartidor/a

jardinero/a

funcionario/a

pintor/a

taxista

Trabaja en...

una galería de arte

una peluquería

un banco

un restaurante

una clínica

una gestoría

una tienda de informática

una escuela de danza

una empresa de mudanzas

una oficina pública

2. Un trabajo interesante

¿Qué te parecen estos trabajos? Opina sobre ellos.

Es un trabajo…

estresante

creativo

variado

autónomo

peligroso

bien/mal pagado

seguro

monótono

difícil

duro

interesante

aburrido

de mucha responsabilidad

con mucho futuro

3. Vuestras profesiones

¿Sabes cuáles son las profesiones de tus compañeros? Sí aún no trabajan, ¿sabes qué quieren hacer en el futuro?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (770.2 Kb)   docx (879.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com