TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Ação, Estagio III

Por:   •  14/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

PLANO DE AÇÃO 1 – GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DATA DE APLICAÇÃO: (á definir)

ESCOLA/INSTITUIÇÃO:  Centro de Educação Infantil Ari Beraldin

NOME DO ESTAGIÁRIO:  Marry Silva Inacio

PÚBLICO ALVO:   Professores da Educação Infantil.

DURAÇÃO: 1 hora.

TEMA:

A importância do lúdico na Educação Infantil.

COMPETÊNCIA GERAL DA BNCC

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

DIAGNÓSTICO E JUSTIFICATIVA

A brincadeira é uma atividade  voluntária e consciente, é uma forma de atividade social infantil onde a caracter´stica é a imaginação e os diversos significados da vida, favorece uma ocasião educativa única para a criança. Sendo assim, é através do lúdico que a criança representa o discurso externo e o interioriza construindo o seu próprio pensamento, desenvolvendo assim as suas potencialidades.

OBJETIVOS

Objetivo Geral:  Fazer com que os professores entendam a importância do lúdico na aprendizagem significativa das crianças.

Objetivos Específicos :

- Analisar como o professora aplica esta metodologia e se o mesmo procura algum tipo de informação para enriquecer a sua sala;

- Verificar se a instituição disponibiliza e incentiva a prática lúdica na sala de aula;

- Observar se o lúdico está inserido de forma adequada;

PROCEDIMENTOS  E AÇÕES

Inicialmente será organizado uma roda de conversa. Quando todos estiverem presentes, pedir para que se apresentem para irem se familiarizando uns com os outros. Será iniciada uma conversa sobre o tema, e a partir dessa conversa, será observado o conhecimento prévio dos professores sobe o assunto abordado. Após essa conversa será apresentado o vídeo “ A importância do lúdico na Educação Infantil” onde se fala a importância do lúdico na aprendizagem significativa das crianças. Iniciar um debate sobre o vídeo apresentado e deixar livre para que todos compartilhem suas opiniões. Explicar como pode ser aplicado o lúdico na Educação infantil, onde será usado o texto para leitura coletiva, referente ao livro “A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica”, capítulo um, páginas 10 á 12. Dessa forma os professores citarão exemplos de como poderá ser aplicada em suas sala de aula, poderá ser compartilhada as suas experiências e assim poderemos debater sobre o tema. E aos que ainda não aplicaram essa prática, será sugerido para que apliquem em suas próximas aulas. Finalizar a conversa explicando que após a aplicação dessa prática em suas aulas, cada professor será questionado individualmente sobre sua experiência com o lúdico.

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada a partir da participação e a compreensão da importância do lúdico no desenvolvimento e alfabetização da criança.

RECURSOS

RECURSOS MATERIAIS: Texto retirado do livro “A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica”  de Adélia Pereira.

RECURSOS DIGITAIS:  Vídeo “A importância do lúdico na Educação Infantil”.

REFERÊNCIAS

RAU.   M.C.T.D.  A ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica.    Ed. Ibpex.    2007.

PLANO DE AÇÃO 2 – GESTÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DATA DE APLICAÇÃO: (á definir)

ESCOLA/INSTITUIÇÃO: Escola Rural Municipal Jomar Tesseroli

NOME DO ESTAGIÁRIO : Marry Silva Inacio

PÚBLICO ALVO:   Alunos do Ensino Fundamental – Anos iniciais.

DURAÇÃO: 2 horas.

TEMA:

Importância da leitura na formação do aluno.

COMPETÊNCIA GERAL DA BNCC

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artísticas, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

DIAGNÓSTICO E JUSTIFICATIVA

É através do ato de ler que a criança e adolescente interage com o mundo a sua volta através da palavra escrita. A palavra escrita ganha significado, a partir da ação do leitor sobre ela. A internalização da leitura é um processo de compreensão do mundo que envolve características singulares da criança e adolescente, levando a sua capacidade simbólica e de interação de outra palavra de mediação marcada no contexto social, possibilitando a cognição do que foi lido. Assim um texto só se completa com o ato da leitura na medida em que é atualizada a atividade linguística e a temática por um leitor. Segundo o PCN (1997).

OBJETIVOS

.

Objetivo Geral: Desenvolver o intelecto do aluno através da organização de momentos de leitura.

Objetivos Específicos:

- Proporcionar que através das diversas práticas da leitura o aluno aprenda a convivência democrática, pelo livre direito á expressão e sinta-se bem ao expressar suas ideias com segurança e facilidade;

- Estimular ao aluno em situações formais á falar adequadamente a sua linguagem.

PROCEDIMENTOS  E AÇÕES

A leitura compartilhada ou colaborativa (aquela em que o aluno e professor leem juntos, um mesmo texto e apresentam suas ideias e impressões acerca do que foi lido) tem como finalidade, segundo Kátia Braklin, em “Sobre a leitura e a formação de leitores”, “(...) ensinar a ler, ou seja, criar condições para que as estratégias de atribuições de sentido (sejam relativas á mobilização de capacidades de leituras, ou utilização de determinados procedimentos e desenvolvimento de comportamentos leitores) sejam explicitadas pelos diferentes leitores, ampliando e aprofundando sua proficiência leitora pessoal”. Nessa aula de leitura teremos como objetivo desenvolver o intelecto do aluno através da organização de momentos de leitura. Desse modo nossa aula será da seguinte forma: Assim que todos estejam presentes, professores e alunos, fazer uma introdução em forma de conversa com os alunos sobre o hábito da leitura. Logo após fazer a leitura do livro “Pedro e o Lobo” de Sergei Prokofiev. Em seguida, propor aos alunos um momento de debate sobre livros, filmes, música, jogos, etc. em que permitiram a compreensão da escrita e seu posicionamento sobre o tema. Disponibilizar livros variados para que se escolham um de sua preferência e o leiam. Explicar que ao irem finalizando suas leituras, deverão representar através de desenhos o seu entendimento sobre o texto lido, e se sentirem á vontade poderão expor e explicar para os demais. Este plano de ação estará disponibilizado através de um “Micro vídeo”, caso a instituição queira utilizar em aulas remotas. O “Micro vídeo” será composto com os mesmo passos relatado neste plano de ação.

AVALIAÇÃO

A avaliação será através da observação do desenvolvimento dos alunos quanto à leitura e sobre o debate em grupo.

RECURSOS

RECURSOS MATERIAIS: Livro “Pedro e o Lobo” de Sergei Prokofiev; Livros variados; Folhas e riscantes.

REFERÊNCIAS

CARDOSO, Bruna Puglisi de Assunção.  Práticas de linguagem oral e escrita na Educação Infantil.   São Paulo: anzol, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (443.1 Kb)   docx (351.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com