TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Presente Relatório Tem Como Objetivo Descrever as Experiências

Por:   •  3/11/2018  •  Seminário  •  2.679 Palavras (11 Páginas)  •  2.272 Visualizações

Página 1 de 11

SÚMARIO

Introdução                                                                                    2[pic 1]

Metodologia                                                                                 3[pic 2]

Considerações finais                                                                     4[pic 3]

Criticas e sugestões                                                                       4[pic 4]

Cronograma                                                                                   4[pic 5]

Referências                                                                                     5[pic 6]

Anexos                                                                                            5[pic 7]

Anexos                                                                                            6[pic 8]

Introdução

      Meu nome é Bianca da Cruz Freitas de Oliveira, tenho 26anos, resido na cidade de Cordeiro-RJ. Estou cursando o 9º período de Licenciatura em Pedagogia (UNIRIO), matrícula 14216080236, polo Cantagalo-RJ.

      O presente relatório tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas ao longo do Estágio Supervisionado em Contextos Não Escolares, especificamente no Núcleo de atenção à terceira idade ‘ ‘Moacir Pinho Coelho’’, situada na Rua Evaristo Regazzi, 87, no bairro Retiro Poético, na cidade de Cordeiro-RJ, 28540-000. Telefone 2551-1177. Sob a direção de Gersoeli Souza Crelier. A intuição abriga cerca de 14 idosos de nível social baixo, na faixa etária dos 50 a 75 anos de idade, sendo 5 mulheres e 9 homens , dos quais um deles deficiente visual e um surdo.

Características da instituição

      A instituição conta com uma infraestrutura regular para atender os residentes, possui 1 secretaria, 1 refeitório, 1 cozinha, 1 sala de televisão, 1 sala destinada para atendimento , 1 pátio amplo com redes, 5 quartos, 1 dispensa, 3 banheiros .O Asilo é uma instituição filantrópica que mantém os serviços prestados através de doações dos munícipes de Cordeiro - RJ, e das cidades vizinhas, e para manter os salários dos funcionários, despesas no geral, como agua, luz, alimentação, entre outras necessidades básicas, conta com 70% da aposentadoria dos residentes. A instituição possui cerca de 10 funcionários, sendo eles: 1 coordenadora, 1 fisioterapeuta, 1 assistente social, 1 enfermeira, 1 cozinheira, 2 serviços gerais e 3 cuidadoras .

      A rotina ocorre da seguinte forma: 6h e 50min chegada dos funcionários, 7h e 30min café da manhã dos idosos, logo após ocorre o banho de sol, uns jogam dominó, outros ficam na rede. As 11h 30min o almoço, às 15h café da tarde e as 18hrs jantam. O horário de visitas ocorre as terça e domingo das 15h às 17hrs, porem há flexibilidade se houver necessidade. O asilo não possui projeto especifico somente os que são realizados por estudantes, assistência social e grupos religiosos.

    O objetivo do projeto no Núcleo de Atenção à Terceira Idade foi realizar um projeto dinâmico com 10 idosos na faixa etária de 50 a 70 anos de idade, contribuindo através do jogo para a manutenção da saúde mental, social e emocional dos residentes, bem como trazer a interação e comunicação entres os mesmo. O jogo estimula a concentração, memória, proporcionando também um momento de diversão e prazer. É de suma importância trabalhar com jogos e atividades que proporcionem o desenvolvimento social e recuperação da autoestima, uma vez que muitos ao chegar nesta fase, por diferentes motivos deixam de realizar funções do cotidiano, podendo ocasionar o surgimento de depressões, angústias e isolamento.

Metodologia

     No primeiro momento fui ao Núcleo de atendimento à terceira idade, instituição escolhida para realização do Estágio Curricular Supervionado 5- Contextos Não Escolares. Apresentei-me e conversei com a com a diretora Gersoeli sobre a proposta do projeto ‘’Bingo Social’’. Após a aprovação da mesma para o projeto fui conhecer a estrutura física, os funcionários e os idosos. Esse momento foi de sum importância para observar como deveria realizar o projeto, porque pude conhecer o espaço e algumas limitações dos internos. Em seguida levei toda documentação necessária para realização do estágio, e então marquei a visita para realização do projeto.

     No bingo tradicional, somente o indivíduo que marcar toda a cartela vence o jogo e ganha o brinde, ao contrario deste, busquei inovar, trazendo uma proposta onde todos os participantes ganham brindes à medida que vão completando as cartelas. Para que o projeto fosse realizado com sucesso obtive ajuda das minhas vizinhas e dos meus amigos que doaram brindes para todos os idosos. Consegui coletar sabonetes, hidratantes, meias, lenços, perfumes.

     No dia do projeto os idosos estavam entusiasmados, ansiosos esperando a minha chegada, relatou a cuidadora Mara, a ideia era proporcionar um dia agradável, as minhas vizinhas, minha mãe e minhas amigas do serviço fizeram questão de participar do bingo. Iniciado o bingo, os idosos ficaram empolgados a cada vez que eu falava o número sorteado, para eles foi algo diferente da rotina, é indescritível a sensação de ver como eles estavam alegres com a nossa presença, muitos não tem família ou mora longe, então ficam bem sozinhos. Esse momento pra mim foi de suma importância, trazendo a reflexão da importância do amor ao próximo, e pude perceber como pequenos gestos podem fazer a diferença na vida das pessoas. O término do bingo foi marcado pela entrega dos brindes e um delicioso chá de confraternização, com frutas, biscoitos, bolos, sucos e um café delicioso.

      Ao me despedi dos idosos pude ver como a minha presença e das pessoas que participaram desse dia foi importante na vida deles, em todo tempo me agradecendo e pedindo para que nós voltássemos mais vezes porque eles ficam sozinhos , foi transformador em minha vida quanto pessoa e como profissional, gratificante ver como podemos trazer alegria e prazer as pessoas com pequenas atitudes, foi mais que um projeto, foi um aprendizado de vida.

Considerações finais

     O Estágio Curricular Supervisionado 5- Contextos Não Escolares foi um momento único, transformador, contribuindo de forma significativa para minha formação profissional, mais principalmente pessoal. Diferente dos estágios anteriores realizados em contextos escolares, o estágio 5 possibilitou a vivência de experiências diferenciadas das escolas, proporcionado reflexões a cerca da importância de cuidar da terceira idade , onde muitos são abandonados , ou não tem família, ficam sozinhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (589.4 Kb)   docx (466.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com