TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Conexões

Por:   •  29/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 5

23/09/2021 9h

Igor chegou às 9:13. Não teve alunos.

Júlia perguntou inicialmente se ele estava preparado para a possibilidade de não aparecer alunos e ele respondeu indiretamente que não estava e revelou estar triste com isso. Nessa aula só havia a Júlia, do estágio 1, e o Igor, docente do estágio 2. Ele disse estar desapontado e que pensa em trancar a disciplina porque realmente gostaria de dar aulas para alunos. Igor optou por gravar a sua aula após o nosso horário, quando se sentiria mais confortável.

23/09/2021 15h

Não apareceram alunos. A Luana esclareceu que daria a segunda aula para fins de comprovação da atividade docente. Luana diz acreditar que as questões que estarão disponíveis no formato assíncrono, em papel, são suficientes para que os alunos consigam aprender o conteúdo. Luana disse estar confusa com o projeto ainda. Uma vez que não há alunos, eu pedi pelos arquivos das aulas. Ela afirmou que enviará ao nosso grupo de wpp. A estagiária Raphaela, que não compareceu à aula da manhã ou à da tarde disse estar com problemas pessoais e tirou o dia para resolver.

 A aula começou com um vídeo com foco em fake news acerca da vacina do Sars COVID-19 passado pela Júlia a pedido de Luana, que não estava conseguido transmiti-lo corretamente, e transcorreu com esse foco mesclando-o com orações subordinadas. Ponto relevante da aula foi o fato de que Luana gravou a aula não se referindo aos alunos, mas a nós, observadores. Nisso, Luana, por diversas ocasiões, referiu-se aos seus verdadeiros interlocutores na terceira pessoa, “os alunos”.  Questionei-a acerca disso e ela respondeu que se sente confusa por não ter nenhum aluno e que inconscientemente referiu-se a nós como interlocutores.

07\10\2021 -9h

Sem alunos. Os estagiários pareciam estar em aceitação acerca do fato de que não compareceriam alunos. Igor explanou sobre a decisão que tomou com a Luana de que não dariam mais aulas nos horários estipulados para tal, mas gravariam de forma assíncrona todas as aulas e postariam o respectivo material na plataforma. Essa decisão foi apoiada pelos estagiários de observação. Portanto, durante o horário suposto para aula, enquanto todos permaneceriam online para quaisquer eventualidades ou questionamentos, os estagiários estariam livres para produzirem seus discursos cotidianos. Dessa forma, o horário da manhã passou tranquilamente

07\10\2021 -15h

Não houve encontro porque a Luana não entrou na sala.

18/10/2021 – 8h (a professora marcou um encontro síncrono com a turma a fim de resolver questões referentes ao relatório final e a fim, também, de questionar os alunos acerca da experiência do estágio, tanto no estágio de 60 horas quanto no estágio de 210 horas).

Iniciou dizendo que faria uma breve enunciação e que logo após isso iria abrir espaço para que cada aluno expressasse acerca de suas experiências. A professora, nessa introdução, levantou a questão de a disciplina de estágio se tratar de uma atividade mais prática do que teórica e, a partir disso, conectou-se com o discurso do Paulo Freire, do Currículo em Movimento e da Base Nacional Comum Curricular.

A professora disse que os estagiários de 210 horas foram selecionados para trabalharem com redação e planejamento dentro da Escola Elefante Branco – Ensino Médio, enquanto os de 60 horas foram selecionados para trabalharem com planejamento de reforço de leitura e escrita para turmas a partir do oitavo ano, isso dentro do Projeto Conexões. Disse que tudo converge para um tema específico, que é o texto dissertativo.

Levantou a questão de que o ensino das linguagens na tendência histórico-crítica não deve ser puramente levado pela norma, mas pelo contexto social do aluno, ou seja, deve ser trabalhado com temas do cotidiano do aluno. Há, também, uma crítica contra o ensino fragmentado de língua portuguesa; como produção de texto, interpretação, gramática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com