TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Intervenção

Por:   •  14/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 4

          FACULDADE GUARAÍ / INSTITUTO EDUCACIONAL[pic 1][pic 2]

        SANTA CATARINA                                                          

                         BRINCANDO TAMBÉM APRENDE

                             Letícia Alves Batista da Silva

                             Valcilene Rodrigues

                                                     

     GUARAÍ- TO

          2017

1 – PROJETO DE INTERVENÇÃO

  1. – Tema: Brincando também aprende
  2. – Local:  Centro Municipal de Educação Infantil Aquarela
  3. - Modalidade: Educação Infantil
  4. - Público Alvo: Alunos da Educação Infantil
  5. - Coordenadoras do Projeto: Letícia Alves Batista da Silva

         Valcilene Rodrigues

  1. – OBJETIVO GERAL

Possibilitar no educando o despertar da aprendizagem significativa de forma dinâmica, interativa e prazerosa, tendo como base, diversos tipos de brincadeiras dirigidas e livres através da música e dinâmicas variadas.

Promover através das brincadeiras a interação, a criatividade, agilidade e o aprender a conviver.

  1. – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Constituir a interação dos alunos;
  • Estruturar a criatividade e a agilidade
  • Desenvolver a oralidade
  • Desenvolver o gosto pelo brincar em grupo
  1. – JUSTIFICATIVA

Todo o profissional da escola deve estar atento ás múltiplas inteligências e utilizar todos os recursos possíveis para estimular os alunos para a construção do conhecimento. O uso de materiais concretos e diversos tipos de brincadeiras no processo de aprendizagem são de suma importância, pois é captando habilidades pelos dedos das mãos e dos pés, enfim pelo seu próprio corpo, tornando –se assim a aprendizagem mais significativa.

O educador deve dirigir a sua prática docente com intencionalidades baseadas no conhecimento que tem do desenvolvimento infantil. MELLO (2006).

A importância do projeto é revelar que a brincadeira, os brinquedos e os jogos são ferramentas e parceiros que desafiam a criança possibilitando as descobertas, por este valioso motivo é que este projeto foi pensado.

  1. – METODOLOGIA

As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva oferecendo aos alunos um ambiente lúdico com brincadeiras dirigidas, utilizando regras para que as crianças criem um laço afetivo e respeitoso mantendo assim uma convivência harmônica e saudável.

APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

Definir o campo da pesquisa – no caso, apenas uma creche, para a qual

emitiremos toda atenção e buscaremos compreender a dinâmica entorno das brincadeiras nos discursos e nas práticas, não foi uma escolha aleatória.

Com o intuito de iniciar, dar procedimento e concluir esta pesquisa, estabelecemos alguns critérios para escolher qual instituição de Educação Infantil seria a mais adequada para o desenvolvimento da pesquisa.

Os critérios estabelecidos foram: maior quantidade de alunos nas faixas etárias ou em processo de formação inicial. Também, para viabilizar nossas futuras intervenções, as crianças deveriam ser atendidas por agrupamentos, tendo como critério a idade e que atendesse crianças de três anos de idade.

MÉTODO DE PESQUISA

Os primeiros contatos que possibilitaram o desenvolvimento desta pesquisa na creche foram informais com a coordenadora. O primeiro contato foi somente uma conversa, cujo assunto predominante versou sobre a Educação Infantil em geral e o destaque da creche no município. As entrevistas foram realizadas com a equipe responsável pela creche, composta por uma diretora e uma coordenadora pedagógica. Ambas possuem Pedagogia por formação inicial.

A escolha desta metodologia justifica-se por acreditarmos que serão possibilitadas à professora, transformações qualitativas no fazer pedagógico quanto ao uso das brincadeiras. Não as tornando, assim, dependentes da presença de um pesquisador, mas após o processo de intervenção, possam inserir na prática pedagógica do dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (334.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com