TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Intervenção

Por:   •  29/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

Diante da situação financeira e cultural de nossa sociedade, pensar de forma política em condições iguais para todos, não pode apenas deter-se no essencial como alimentação, saúde e moradia. Dalai Lama fala sobre a ética ou a falta dela na sociedade, acredito assim como ele que sem ética na sociedade, em todos os setores da sociedade, torna-se desafiador a busca igualdade social. Vemos em meio às próprias classes sociais a falta de ética, onde além de buscarem ideais, invadem ou tentam invadir boicotando os direitos das demais classes, seja do ponto de vista ideológico, cultural ou financeiro.

A partir desse pensamento concluímos que para pensar em condições iguais para todos deve-se antes levar em consideração à ética e até como essas condições podem afetar outar classes positiva e negativamente.

Em nosso contexto de sociedade atual tratar da questão de cidadania torna-se complexo uma vez que em minha opinião, o sentido básico de cidadania como compartilhar de direitos e deveres em sociedade, perdeu-se meio a falta de ética e respeito com a opinião divergente. Como exercer tal cidadania onde princípios e valores para alguns perderam o sentido, liberdade tornou-se libertinagem, direitos tornaram-se privilégios? Assim voltamos mais uma vez a questão da ética na sociedade, sem reconhecer que nosso direito acaba quando começa o do outro não teremos sucesso na vivencia da cidadania.

Com tantas vertentes sociais e diferentes classes econômicas, não bastando já tudo isso tem a incompetência por assim dizer da nossa grande e “poderosa” classe politica, classe essa que olha apenas para seu próprio umbigo e que até em suas obrigações tenta transforma em favores para que possam ser trocadas em votos, que fortalece todo tipo de desigualdade social, havendo com isso a necessidade de intervenção por parte da sociedade para compensar um pouco essa desigualdade social. Tornando-se assim importante o trabalho voluntario, trabalho que busca assumir um compromisso cidadão para ter uma sociedade justa, dentro de sua realidade, trabalho pensado em prol dos outros, onde o objetivo é melhora uma realidade social.

Diante desse contexto, projetos sociais veem melhorando realidades sociais sejam de saúde, educação, moradia, etc. Além dessas situações existem ainda instituições publicas que sofrem com a incompetência ou ineficiência politica, instituições muitas vezes essenciais para a sociedade, escolas, unidades de saúde, hospitais, maternidades, entre outras.

Com base nessa reflexão conseguimos identificar em nossa região uma instituição que atende a uma demanda de gestantes, lactantes e recém-nascidos, que sofre com falta de verbas. Essas verbas devem ser repassadas pelas prefeituras conveniadas, contudo as mesmas falham com os repasses prejudicando assim compromissos da maternidade. O hospital e maternidade jesus maria josé fica na cidade de Quixadá e atende à cidades do sertão central com serviços de obstetrícia, pediatria em regime de urgência e emergência 24 horas. No momento não tenho dados do número de atendimentos porém temos informação de que algumas prefeituras não estão repassando as verbas de convenio em dias prejudicando assim a instituição e a sociedade que se utiliza da mesma.

Nossa ideia inicial é reunir um grupo de voluntários para trabalharmos com a coleta de tampinhas de garrafa PET e materiais polipropileno para vendermos e repassar o valor á maternidade. Cada voluntario irá se responsabilizar por uma área e recrutar sua equipe de voluntários para realizarem a coleta, montar parcerias em bares e mercearias otimizar da maneira mais eficiente possível a coleta em sua região. Todo sábado os responsáveis por região iram reunir-se para a entrega do material que irá posteriormente ser vendido e sempre após 4 semanas o valor arrecadado é repassado á maternidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com