TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Lúdicidade

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

Projeto

O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO

ALESSANDRA EVARISTO MACEDO   – RA: 4337819612

DIENEFER FERREIRA                     – RA: 3808609410

RAFAELA CAROLINA DE MORAES   – RA: 6945451934

MARCIA FERNANDES JORGE            – RA: 3876764865

VILMA FERREIRA NOGUEIRA             – RA: 4300077108

Elizângela Siqueira
Profª. Tutora a distância

Andréia Ribeiro Fernandes

Profª. Tutora presencial

CAMPINAS/SP

Abril

2015

Tema:

O Lúdico na Alfabetização – A Ludicidade se define pelas ações do brincar que são organizadas em três eixos: o jogo o brinquedo e a brincadeiras.

Justificativa:

O professor como mediador no processo de aprendizagem, vai propor práticas pedagógicas que estimule e proporcione aos alunos a aprendizagem de forma significativa.

Habilidades pedagógicas que estimule a curiosidade, a autoconfiança e autonomia.

O brincar contribui muito, faz parte da infância, desenvolve a linguagem, concentração, o intelecto.

Por entender que o lúdico contribui muito no processo de alfabetização dos alunos, por compreender que é o modo mais prazeroso de desenvolver o aprendizado, por despertar mais interesse, os alunos ficam mais envolvidos socialmente, asatividades lúdicas torna o ambiente mais agradável, motivador, possibilita a aprendizagem. Nessa perspectiva, Cória-Sabini (2004) destaca que na prática de jogos na escola, as crianças criam e estabilizam seus conhecimentos sobre mundo.

A intenção é a formação da identidade e autonomia, a superação dos próprios limites.

Problematização:

As dificuldades no sistema educacional e a desmotivação dos alunos, nos faz recriar alternativas para superar tais dificuldades.

Sendo o aprendizado um processo constante entre o educado e o educando, a construção, o conhecimento e toda a complexidade, seja no aspecto cognitivo, sensorial, teórico, afetivo e social, tem ser motivadora e prazerosa.

Como podemos, no ambiente educacional, fazer o lúdico deixar de se visto como brincadeira, ser levado a sério?

Podemos levar a ludicidade na alfabetização como recurso pedagógico, sem ser visto como um passa tempo?

Objetivos: 

A alfabetização é a fase onde se inicia o processo de formação intelectual e pessoal da criança, e começa na escola. Por este motivo, esse período não deve ser marcado apenas como mais uma etapa de sua vida.

Objetivo geral:

 Refletir a importância da ludicidade na prática pedagógica como facilitadora de processo ensino e aprendizagem na alfabetização.  

Objetivo específico:


         O objetivo dessa pesquisa é de mostrar e argumentar na defesa dessa proposta, de que a importância do lúdico n no processo educacional de alfabetização, muito necessário para desenvolvimento intelectual e social da criança, dando condições e autonomia de uma nova forma de se aprender.

Identificar e analisar as necessidades existentes dentro da escola para implantar a cultura do lúdico, mostrando assim que o lúdico não é apenas “brincar por brincar” e sim um “brincar sob uma perspectiva pedagógica”, mostrando assim a importância de  otimizar a prática pedagógica,  facilitando a inclusão do jogo e a brincadeira na escola, levando em consideração o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo, e à construção do conhecimento, os quais estão fortemente interligados.

 Almeida (1978) afirma que os jogos não devem ser fins, mas meios para atingir objetivos. Estes devem ser aplicados para o benefício educativo.

Metodologia: 

Esta pesquisa define-se como bibliográfica que segundo Lakatos e Markoni (1993, p.66):

trata-se do levantamento, seleção e documentação de toda bibliografia já publicada sobre o assunto que está sendo pesquisado, em livros, revistas, jornais, boletins, monografias, teses, dissertações (...), com o objetivo de colocar o pesquisador em contato direto com todo material já escrito sobre o mesmo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com