TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Pegagógico

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PEOP)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO PEDAGÓGICO DE INTEGRAÇÃO ENTRE UMA ESCOLA E UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

VANESSA MARTINS NUNES  

RA:1434095

FRUTAL- MG

2014


VANESSA MARTINS NUNES          RA: 1434095

PROJETO PEDAGÓGICO DE INTEGRAÇÃO ENTRE UMA ESCOLA E UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP INTERATIVA, do curso de Matemática, como um dos requisitos para obtenção de nota na disciplina Prática de Observação e Projeto, ministrada pela Prof. (a) Raquel Bokums.

FRUTAL – MG

2014


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ........................................................................................3
  2. OBJETIVO ...............................................................................................4
  3. DESENVOLVIMENTO .............................................................................4
  4. METODOLOGIA ......................................................................................4
  5. RESULTADOS ........................................................................................5
  6. CONCLUSÃO ..........................................................................................6
  7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................................6

  1. Introdução

        A elaboração de um Projeto Pedagógico visa compreensão do que pode ser realizado para melhorar a Educação em nosso país, buscando sempre alternativas para melhorar o ensino e também a educação num sentido mais amplo.

        Para melhor compreensão do assunto é necessário definir três expressões: Sistema de educação; Sistema de ensino e Sistema escolar.

O sistema de educação tem um sentido mais amplo, pois se confunde com a própria sociedade. Seria a sociedade que educa, através de todos os agentes sociais: pessoas, famílias, grupos informais, escolas, igrejas, clubes, empresas.

       Sistema de ensino, além das escolas, inclui instituições e pessoas que se dedicam sistematicamente ao ensino: cursos ministrados de vez em quando, conferências, catequistas, professores particulares, etc.

       Sistema escolar é a expressão que tem abrangência mais limitada, pois compreende uma rede de escolas e sua estrutura de sustentação.

.   A educação formal ocorre nas escolas e enfatiza o desenvolvimento intelectual, muitas vezes em prejuízo dos aspectos físicos, emocional, moral e social. O sistema escolar é um subsistema do sistema social, pois o sistema escolar produz dentro de si as condições da sociedade.Porém, se no sistema  social predominar a desigualdade, o individualismo, a exploração uns dos outros, essas condições tendem a se desenvolver na escola. Cabe ao professor lutar contra essa reprodução e contra condições sociais injustas.

       A educação não-formal ocorre quando o sujeito busca determinados objetivos fora da instituição escolar, além de capacitar os indivíduos a se tornarem cidadãos.  A sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais. Seus objetivos são construir um processo interativo, gerando um processo educativo.

2-Objetivos

        Esse Projeto pedagógico visa integração de dois locais que promovem a educação, que seria uma escola e um ambiente não escolar, que neste projeto é uma Igreja. A finalidade desta interação é garantir a socialização, conscientização e humanização dos alunos.

3-Desenvolvimento

         A Igreja tem um papel social muito importante, pois prepara os cidadãos através da transmissão de informações, para a prática do amor ao próximo, valor à família, educa o ser humano para a civilidade, em oposição à barbárie, ao egoísmo e ao individualismo. Trazendo benefício não só no contexto espiritual, mas também no ambiente escolar, familiar e na sociedade em geral.

         A Igreja conta com vários projetos como: Pastoral da Família, Catequese, Pré-crisma e Crisma, Encontro de jovens, cujo papel está em orientar e ajudar famílias, adultos, jovens e crianças. Temas como o aborto, Lei Maria da Penha, pedofilia, agressões verbais e físicas, homicídios, Separação de casais, Amor e cuidado com crianças especiais, orfandade, todos esses temas são discutidos nesses projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (151.9 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com