TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Politico Pedagogico

Por:   •  14/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS – DCHT - CAMPUS XVI

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

DISCIPLINA: CURRICULO

DISCENTES: DANIELA CAVALCANTE, MATHEUS RAMOS

  1. Como este Projeto Político Pedagógico (PPP) nasceu? Quem participou de sua construção? Comente o tempo transcorrido do ideal a sua elaboração, dificuldades encontradas e resultados?

    R: Quando o atual Coordenador Pedagógico Jorge Luiz Teixeira Pena, começou seu trabalho no Colégio Estadual Riacho de Areia- CERA, há uns seis anos atrás, já se encontrava um Projeto Político Pedagógico - PPP - feito pela Secretaria da Educação do município de Uibaí, o qual foi elaborado por um profissional da área, avaliando todas as escolas, de acordo com o contexto em que se encontra cada uma. E por não conhecer o profissional que elaborou o PPP, ele não tem conhecimentos do tempo transcorrido e das dificuldades e facilidades encontradas para a criação do mesmo.

  1. Qual o objetivo deste PPP?

     R: O objetivo do PPP se caracteriza por ser uma gestão democrática, em que possibilita a formação e definição da identidade escolar e ainda indica caminhos para ensinar com qualidade, a partir da participação coletiva da família e de toda a comunidade escolar.  

  1. Conte um pouco do histórico deste PPP? Conte um pouco da história da Escola. Relate o ideal de seus fundadores e, resumidamente, a sua história, desde o início até os dias atuais (origem, o caminho percorrido e as mudanças já alcançadas na escola)

    R: A partir do início de seus trabalhos como coordenador pedagógico no CERA, no início do ano letivo, mais precisamente em fevereiro, ele se reuniu com todos os professores, com a direção e com a Secretaria de Educação, no período da Semana Pedagógica, na qual leram e debateram sobre o PPP e alteraram alguns artigos, para que assim o mesmo ficasse atualizado para aquele ano. O Colégio Riacho de Areia foi fundado no dia 22 de maio de 1989 com o nome de Escola Estadual de Primeiro Grau Riacho de Areia, houve momentos de sua história em que houve o funcionamento do ensino fundamental completo e do ensino médio, hoje a mesma trabalha apenas com o ensino fundamental I e II e EJA I, II, III e IV. Os primeiros professores desta escola foram Elza Barreto de Carvalho, Ivete Miguel da Costa, José da Cunha Silva, Maria Helena de Carvalho, Ivone Nunes Maciel, Noemi Martins Paiva, Uilton Barreto de Carvalho, Zumidia Rocha, Romilson Queiros da Silva e Glória Maria Machado. Atualmente o colégio possui 246 alunos e 16 professores, esses números serão corrigidos agora em 2017. Dentre os professores, 95% têm nível superior ou está cursando, os demais possuem cursos magistérios. O colégio oferece a seguinte modalidade de ensino: Ensino fundamental do 4º ao 9º ano, nos períodos matutino e vespertino, e Educação de Jovens e Adultos.

  1. Quais as atividades Pedagógicas desenvolvidas neste projeto?

    R: Dia da Família na Escola, que antecedem os dias dos pais e das mães, As Comunidades Indígenas: conhecendo para respeitar, Festas Juninas, Dia do Folclore, Aniversário de Hidrolândia (06 de setembro), Aniversário da Cidade (22 de Setembro), Dia da Criança, Feira de Conhecimento, Sábados letivos, geralmente voltados para à comunidade, Plano de formação continuada dos professores.

  1. Todo o corpo docente desta escola está consciente dos objetivos educacionais contidos neste PPP; que irão refletir em sua postura diante do objeto de conhecimento em sua relação com a prática pedagógica? Lembrando que o que define uma prática como pedagógica é o rumo que se dá às práticas educativas.

    R: Quase todos. O PPP por conter o projeto maior e também os projetos menores que estão nos planos que eles fazem após se reunirem com a coordenação, a partir de então, todos já estão sabendo o que vai acontecer durante o ano e quais as metas a serem alcançadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (161.4 Kb)   docx (83.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com