TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Politico Pedagogico

Por:   •  26/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.818 Palavras (24 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 24

CRECHE MUNICIPAL DONA MARIA CARDOSO

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

“ Instituição da Prefeitura Municipal  de

Faina/Secretaria Municipal de Educação.”

PROPOSTA POLÍTICO-PEDAGÓGICA

ANO 2015

01

S U M Á R I O

I – Fins e Objetivos da Proposta Político Pedagógica;

II –Concepção de criança, de desenvolvimento infantil, de

aprendizagem e de sociedade;    

III -Características da população atendida e da comunidade em que

 esta localizada;

IV-Regime de funcionamento ;

V -Espaço Físico, instalações, equipamentos e mobiliários;

VI-Relação dos recursos humanos com suas funções e níveis de

escolaridade;

VII– Organização dos agrupamentos. Parâmetros do art. 18 da

Resolução 194 de 29/10/07 do Conselho Municipal de

Educação;

VIII– Processo de articulação da Educação Infantil com o Ensino

 Fundamental;

 IX-Organização curricular que fundamenta a ação educativa com a  

         Criança;

X -Processo de avaliação do desenvolvimento integral da  criança,

envolvendo o profissional de educação, a instituição e as famílias;

XI -Processo de planejamento geral e avaliação institucional;

XII - Calendário de atividades para o ano letivo de 2013;

XIII- Referências Bibliográficas;

XIV –Mensagem Final

02

I– FINS E OBJETIVOS

FINS:

                A Educação Infantil, como primeira etapa da Educação Básica, conforme dispõe o art. 29 da Lei nº 9394 de 20/12/96 – LDB “tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos: físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.

                A Creche Municipal Dona Maria Cardosa  à semelhança de sua instituição mantenedora, a quem está vinculado estatutária e regimentalmente, tem por finalidade prestar a assistência e a caridade, e especialmente promover a educação infantil, tendo por princípio a construção do conhecimento como elemento indispensável ao pleno exercício da cidadania.

                 Na construção deste processo valores como cooperação, solidariedade, respeito mútuo, fraternidade, caridade, convivência pacífica, uso construtivo da liberdade para o bem comum são adotados, buscando proporcionar à criança uma vivência social pacífica, voltada para a construção de homens e mulheres livres, ativos, criativos e críticos de sua realidade.

À luz da legislação vigente: Constituição Federal, Lei n.9394/96- LDB e Resolução - CME n.194/2007, Artigo 12 e seus incisos que pontuam os seguintes princípios:

        “I – éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;”

        “II – políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;”

        “III – estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de criações e de manifestações artísticas e culturais.”

A observância destes fundamentos tem norteado as ações educativas e administrativas da Creche.

                                                03

OBJETIVOS GERAIS:

Os objetivos gerais da Educação Infantil preconizados  são norteadores das atividades educativas da Creche, quais sejam:

“I – proporcionar as condições adequadas à promoção do bem estar da criança, sua proteção, cuidado e educação, observando o seu desenvolvimento nos aspectos físico, motor, étnico, cognitivo, afetivo, lingüístico, bem como a expressão de sua múltiplas linguagens;

        II – estimular a criança a observar e explorar o ambiente em que vive, com atitude de curiosidade, percebendo-se como integrante, dependente e agente transformador do mesmo, valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;

        III – possibilitar às crianças situações que as levem a estabelecer e ampliar suas relações sociais, articulando seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;

        IV – promover situações de aprendizagens significativas e intencionais, que possibilitem a apropriação e produção de conhecimento e cultura.”

        

                                        

                                                            04

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Despertar e desenvolver na criança hábitos saudáveis que resultem na boa saúde físico - emocional psíquico – afetivo – espiritual.

  • Organizar atividades que favoreçam o desenvolvimento da criança nos seguintes aspectos: percepção, esquema corporal, orientação espaço - temporal e lateralidade, coordenação motora, linguagem oral e escrita.
  • Estimular e desenvolver a criatividade das crianças envolvendo-as em jogos e brincadeiras que lhes permitam desenvolver a imaginação a criatividade, a socialização, a interação etc.
  • Fortalecer os vínculos familiares, os laços de solidariedade humana de tolerância e compreensão recíprocas em que se assenta a boa convivência social.
  • Utilizar a capacidade de expressão de sentimentos e pensamentos através das diferentes manifestações simbólicas: plástica, corporal, musical oral e escrita.
  • Estimular a criança a expressar seus sentimentos, idéias, desejos e necessidades, motivando-a se inserir no processo de construção de significados e enriquecendo cada vez mais sua capacidade de
  • Estimular e orientar a criança para a importância da preservação do meio ambiente, como forma de manutenção da sua vida, da vida do outro, dos animais da natureza e do mundo.
  • Promover e estimular a família da criança a ter mais participação e atuação no processo educacional no espaço da escola.
  • Proporcionar à criança um cardápio variado incentivando-a a desenvolver o hábito e o gosto por uma alimentação saudável.

                                        

                                                     05        

II –Concepção de Criança,de Desenvolvimento Infantil, de Aprendizagem e Sociedade.

                                A criança exerce um papel ativo responsável pela construção de seu conhecimento numa proposta sócio – interacionista, colocando-a como sujeito de sua aprendizagem. Situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens são orientadas de forma integrada, de modo a contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis e de relações interpessoais, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (213.6 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com