TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Politico Pedagógico

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.242 Palavras (13 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

ACADÊMICO: EDIVALDO GALLINA

MÓDULO:

PLANEJAMENTO E PROJETO PEDAGÓGICO – 80h

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

NOÇÕES, CONCEITOS E DETERMINANTES DO PLANEJAMENTO, PLANO E PROJETO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Defina planejamento e argumente a respeito de sua importância no contexto escolar, explicando as respectivas etapas.

Bem planejamento tem várias definições: podemos dizer que planejar é um processo de pensar para que, por que, o que planejar, onde planejar, quando, como e com que meios pretendemos fazer para alcançarmos nossos objetivos. Percebo que planejar e algo futuro, pois eu planejo algo para amanhã, mas o amanhã ainda não chegou. Então podemos dizer que planejamento só existe quando pensamos sobre uma realidade e com meios para alcançar os objetivos propostos.

Planejar é importante, pois com ele podemos direcionar nossas ações, fazendo com que se organize e define ações para se chegar ao seu objetivo.

No planejamento escolar deve ser levado em consideração para ser aplicado para resolver problemas na educação. Esse processo é importante porque vai possibilitar e observar a realidade, ver os problemas existentes, as causas, e tendo consciência da situação a ser solucionado. Uma educação bem planejada só trará benefícios para a escola e consequentemente para os alunos.

Enfim, todo planejamento tem suas etapas a serem cumpridas como:

Fazer um diagnóstico; isto é fazer uma avaliação inicial para que se tenha uma visão geral da realidade. Devemos elaborar projetos; como o objetivo cumprir metas, fazer uma metodologia de estudos, com recursos e meios e descrição de como será avaliado. Neste caso temos que definir os objetivos, para assim ser feitos as melhorias, e temos que contar recursos físicos, financeiros e humanos, para se ter à execução do projeto. E por fim, a avaliação do projeto, isto é fazer o monitoramento, e acompanhamento, onde se faz a análise dos resultados e esforços, depois verificar se é preciso modificar algo.

2. Pesquise o conceito de planejamento e projeto e aponte os aspectos que os distinguem.

Todo o processo de planejamento consiste em alcançar um objetivo, e para alcançar este, necessita um desempenho de tarefas, e buscar metas utilizando certos recursos. Como podemos dizer é uma visão de futuro. O planejamento é um processo de busca de equilíbrio entre o que se tem e o que se pretende fazer, ou seja, planejar é refletir, analisar e tomar decisão sobre determinada ação. Já o projeto por sua vez, é um documento, o planejamento é refletido e colocado no papel, o projeto é utilizado para se atingir os objetivos mais específicos.

3. Apresente os cuidados que devemos ter ao fazer uma análise diagnóstica na elaboração de um projeto.

Quando se vai fazer um projeto, acredito que ele venha a para solucionar um problema, isto é analisar e fazer um diagnóstico para refletir sobre os problemas e buscar soluções para resolve-los. Estão neste caso é necessário conhecer a realidade como um todo, e também o que está em sua volta. E assim tentar buscar informações sobre as causas dos problemas encontrados, que será realizado através de pesquisa. E diagnosticar o que é mais urgente, ou mais abrangente. É pensar nas ações a serem aplicadas se elas vão resolver ou vão atingir o resultado proposto.

4. Por que é importante o trabalho em equipe e a participação coletiva, no processo de planejamento?

Por que o planejamento deve ter participação coletiva, pois é muito importante que cada um expõe seu ponto de vista. O planejamento diz respeitos a todos desde os professores até ao pessoal da copa e cozinha. E através da união de varias ideias se pode chegar ao andamento do projeto. Além disso, deve se ter respeito e comprometimento de cada participante, sendo que a busca por melhoria deve ser sempre visionado por todo da escola.

5. Qual é a finalidade do projeto? Justifique e apresente suas etapas.

A finalidade de um projeto da escola, será a obtenção de resultados de uma forma segura e eficiente, para assim chegar a um bem comum de todos os envolvidos, e que os resultados sejam alcançados, e garantindo uma educação de qualidade e eficaz. Utilizando estratégias dentro do planejamento, a escola e a comunidade tenha a possibilidade de intervir na melhoria educacional. Tanto a escola como a comunidade deve fazer a elaboração de um projeto, que vise alcançar seus objetivos e resultados propostos.

Podendo buscar recursos humanos, físicos, materiais e financeiros. A avaliação desse projeto deve ser verificação do que está no papel realmente esta sendo cumprido, e se a realização do mesmo está sendo eficaz.

6. Como deve ser a avaliação do projeto? Responda, assinalando a importância do processo avaliativo para a consolidação do projeto.

A avaliação do projeto deve ser continua para permitir a analise das situações imprevistas, das correções, de ajustes e modificação de atividades propostas. Temos varias formas de avaliações, o mais utilizado ainda hoje é o questionário, e este pode ser semestral, anual, bianual, e o mais importante que pode ser feito com a participação de toda a comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com