TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Político Pedagógico

Por:   •  15/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

O Projeto Político Pedagógico se enquadra nesta perspectiva mais ampla e se embasa em princípios que vão além de um simples planejamento. São Princípios do Projeto Político-pedagógico: participação, gestão democrática, autonomia e trabalho coletivo, sendo que a participação, que é o foco desta pesquisa, surge como elemento articulador das políticas pedagógicas que a escola almeja.

Participar é assumir a responsabilidade em conjunto, não uma responsabilidade isolada. Através da participação podemos discutir, propor, elaborar ações que sejam ligadas ao desejo de um contingente de pessoas. A participação da família e da comunidade bem como dos professores ganha destaque no contexto escolar na elaboração do Projeto Político-Pedagógico. Sem a colaboração deles seria negligenciar o direito que estes têm de estarem presentes participativamente nas ações efetivadas pela e na escola.

O objetivo principal desta entrevista é de verificar a importância do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e a contribuição do professor de Matemática na elaboração e atualização dele. A pesquisa foi desenvolvida na rede Estadual de Inhapim- MG, na Escola Estadual Dr. Guilhermino de Oliveira com a professora Fernanda Lemos, que leciona para o 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, a entrevista terá sua pesquisa voltada para o ponto de vista do professor para do Projeto Político Pedagógico (PPP).

A professora relatou que um PPP bem elaborado abre possibilidades e oportunidades do conhecimento de todos da sociedade sobre os problemas que cercam a escola, bem como dos procedimentos a serem tomados para dirimir esses conflitos, o que acaba por demonstrar as responsabilidades não somente: dos professores, direção escolar ou pais, de forma a detectar as imperfeições e suprimi-las.

Destaca ainda que a única forma de sanar essas imperfeições é buscar ideias e concepções da sociedade que deve participar da escola, pois ela está diretamente ligada ao aluno, que será o principal beneficiado com um projeto que trate com realismo seus anseios e suas dificuldades.

A professora afirma, ter contribuído para o PPP do ano corrente, embora não tenha total conhecimento do conteúdo do Projeto, participou de parte de sua elaboração, sendo que a maior parte foi elaborado pelo Diretor, em reuniões com os pais dos alunos, alunos interessados, professores de diversas matérias e demais funcionários. O meio pelo qual mais participou foi auxiliando outros professores na elaboração das atividades a fim de torná-las ligadas por alguns meios, como forma de avaliar e demonstrar a sequência de seus dos conteúdos, organização e a divisão do tempo, sendo que a Coordenação da escola averiguá as atividades a serem abordadas em salas de aula.

Na prática o PPP é utilizado, não em sua plenitude, mas como uma das formas que liga docentes, professores e comunidade, notícia projetos, objetivos, organização e estrutura, permitindo a participação da comunidade, docentes e demais funcionários nas elaborações de projetos.

No que diz respeito a Matemática, é importante ressaltar que nas reuniões sobre reformulação do PPP, os pais dão seus pontos de vistas, alguns dão ideias de projetos e outros questionam as dificuldades enfrentadas por seus filhos. O que nos desafia e nos leva a encontrar formas descontraídas de envolvê-los através de projetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com