TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Ação Pedagógica

Por:   •  5/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  14.680 Palavras (59 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 59

POR ISSO TODAS AS ATIVIDADES DE CONHECIMENTODAS LETRAS E DE CONSCIENCIA FONOLOGICA DEVE PARTIR DE TEXTOS.

TRABALHAR A CONSCIENCIA FONOLOGICA COM  atividades que envolvam RIMA.

OSALUNOS VAO ESCOLHER FIGURAS DE IMAGENS QUE TERMINAM COM A RIMA CERTA. DEPOIS PEDIR P ALUNO SEPARAR NO CADERNO OUTRAS PALAVRAS QUE TENHAM AQUELA RIMA.

-trabalhar o oral para depois trabalhar o registro escrito.

Consciência fonológica é a habilidade de manipular os sons da língua falada, como palavras, rimas, sílabas, fonemas, etc. Essa habilidade metalinguística não surge de forma natural ou espontânea.

-Trabalhar a consciência dos fonemas através de atividades com o som das letras.

Ao cantar, a criança usa a memoria associada, explorando a letra musica, fazendo uma leitura simbólica e usando das palavras que já estão memorizadas.A alfabetização Atraves das parlendas que é um jogo de conversa ritmado, com pausa, movimento. Toda a atividade, todo texto que for utilizado para alfabetização deve ser carregado de emoção, com naturalidade. A repetição ajuda na memoria, na aprendizagem.

bricar com a leitura identificando as letras  trabalhando maiuscolas e minúsculas através da leitura da parlenda "Corre Cutia", aliando, portanto, uma expressão da cultura popular brasileira com o letramento.

Trabalhar com o alfabeto atividades com musica

Projeto de alfabetização e letramento Atraves das cantigas trazidas de casa.

 depois de apresentar o projeto as crianças, elaborar um bilhete para os pais com o auxilio das crianças

Pesquisa com os pais, os pais vao ler cantigas para as crianças.

Uma construção conjunta, os pais vao participando do que esta sendo desenvolvido com seus filhos e os filhos se sentem seguros pelo fato dos pais participando. Durante o projeto as atividades são pensadas em desafiar as crianças . Lendo e procurando no banco de palavras, Letras em caixa alta ,palavras que completam a cantiga, em seguida as crianças montam p as professoras as palavras que compõe a cantiga.  Fazer um livro criado pelas crianças com todas as cantigas que trabalharam. A participação dos pais, a intervenção dos professores e o envolvimento das crianças ajudou no processo.

Convidar os pais para participarem das atividades através de um bilhete feito com os alunos.

As crianças levaram uma lista de cantigas, onde os pais junto as crianças procurarão algumas destas canções para trabalhar em sala de aula. Numa construção conjunta com as famílias, as crianças se sentem seguras com a participação dos pais.

As atividades serão pensadas voltada para o além do  as crianas que já conhecem.

Colhendodas brincadeira que fizeram com as crianças duas cantigas que estavam relacionadas com a oralidade e poderiam ser trazidas para a escrita.  Partindo das canções que as crianças já conheciam Perce-se que houve empolgação das crianças ao ler palavras que já conheceiam, se sentindo mais motivada e valorizada, pois o repertorio esta na sua memoria, com isso conseguimos trabalhar uma das estratégias importantes que ela vai usar mutio na sua leitura, como leitor proficiente a antecipação, ela consegue antecipar no meio daquele repertorio a palavra que ela conhece, exemplo, elas vao notando que aparece mais de uma vez a palavra e onde estava a palavra, vao localizando a palavra no meio das cantigas, trazendo um prazer muito grande as crianças. A professora coloca algumas letras que foram cantadas nas musicas em caixa alta e  as crianças vao associando com imagens presentes nas musicas. Elas identificam onde estão as palavras repetidas. Elas identificam as paavras que rimam, que possuem a mesma terminação nas letras das cantigas.

As crianças junto com a professora, cantam as cantigas e a professora vai indicando a dureção e a posição de cada palavra ao cantar.

Cantigas populares: o sapo não lava o pe,  pirulito que bate bate, o peixe vivo, ocravo e a rosa, borboletinha.

Planejamento  2 semanas: área da linguagem.

cantigas de roda(musicas populares ou folclóricas) e parlendas chamando a atenças para as rimas, os sons de palavras que começam e terminam da mesma forma.

Ler e procurar no banco de palavras, palavras que completam a catinga,

As crianças com o tempo vao montando as cantigas através das palavras embaralhadas.

No final pode ser feito um mural com recortes , desenhos produzidos pelas crianças.

Durante esse processo as crianças vao se envolvendo, com a particpaçao dos pais e a intervenção dos pais trarão conquistas no desenvolvimentodo processo de alfabetização e letramento das crianças.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨Atividades::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::¨

2. Faixa etária indicada

Alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I Regular e EJA.

3. Objetivos

Resgatar as Brincadeiras Cantadas Populares de Tradição.•        Desenvolver habilidades musicais por meio de brincadeiras cantadas.•        Vivenciar e conhecer conteúdos musicais.•

As adivinhas, as cantigas de roda. as parlendas. são antigas manifestações da cultura popular, universalmente conhecidas e mantidas vivas através da tradição oral. São textos que pertencem a uma longa tradição de uso da linguagem para cantar, recitar e brincar. A maioria deles é de domínio público, ou seja, não se sabe quem os inventou: foram simplesmente passados de boca a boca, das pessoas mais velhas para as pessoas mais novas.

As cantigas de roda são textos que servem para brincar e divertir. Com bastante frequência se encontram associadas a movimentos corporais em brincadeiras infantis.

As parlendas são conjuntos de palavras com arrumação rítmica em forma de verso, que podem rimar ou não. Geralmente envolvem alguma brincadeira, jogo, ou movimento corporal.

É  FUNDAMENTAL  LEMBRAR... A presença desses textos na sala de aula favorece a valorização e a apreciação da cultura popular, assim como o estabelecimento de um vínculo prazeroso com a leitura e a escrita. Quando os alunos ainda não lêem e escrevem convencionalmente, atividades de leitura e escrita com esses textos, que pertencem à tradição oral e as crianças conhecem de memória, podem possibilitar avanços nas hipóteses dos alunosLeitura coletiva - Ler, cantar, recitar e brincar com textos conhecidos. É fundamental que os alunos possam vivenciar na escola situações em que a leitura esteja vinculada dire-tamente ao desfrute pessoal, à descontração e ao prazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (93.7 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 58 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com