TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Extensão

Por:   •  19/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.145 Palavras (9 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        ODS        4

2.1        ODS 4 EDUCAÇÃO DE QUALIDADE        4

3.        INSTITUIÇÃO        4

4.        DURANTE A AÇÃO        5

5.        RESULTADO DA AÇÃO        6

7.        CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

  1. INTRODUÇÃO

PROJETO DE EXTENSÃO ATRAVÉS DA ODS 4

O presente projeto tem por intuito assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, no meu caso optei por fazer dentro de uma escola, onde acompanhei por 3 meses um aluno de 5 anos com TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA). Abordei 3 tópicos principais, e estudei sobre o plano que seria traçado para inclusão desse aluno no ambiente escolar, que ele já estava inserido. Adotando práticas criativas para enfrentar os problemas diários, acredito que o processo criativo se resume aos problemas que a pessoa consegue solucionar, através de inovações, adequação e qualidade.

  1. ODS

                Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são metas que foram propostas pela ONU (Organização das Nações Unidas) como pacto entre os líderes mundiais a serem desenvolvidas até 2030 com o intuito de proteger o meio ambiente e a humanidade.

                São 17 temáticas abordadas nos objetivos a serem trabalhados e o ODS 4 refere-se à educação, alertando para a importância de assegurar educação inclusiva de qualidade ao longo da vida.

  1. ODS 4 EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

        Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Sendo assim, compreendemos que a educação deve ser oferecida com qualidade, acessibilidade e de forma contínua ao longo da vida a todas as pessoas, independente de questões raciais, de classe social, gênero, sexualidade, idade ou de alguma deficiência. A educação é uma peça fundamental na busca por um mundo mais justo. Portanto vemos a importância da igualdade de acesso aos estudos para meninas e meninos em todos os níveis escolares, inclusive em níveis profissionalizantes. 

        

  1. INSTITUIÇÃO

        Escola Municipal Professor Wladimir Costa, educação infantil – EMEI, localizada na rua Arlete Aparecida de Moraes Lopes, 220, centro, 06900-000 Embu-Guaçu, telefone 4661-3716, código INEP 35107372.

 

  1. DURANTE A AÇÃO

        Devemos utilizar todas as ferramentas que se encontram disponíveis e em nosso alcance, acredito que esse desafio vai possibilitar muito o avanço no ensino e na educação, para isso devemos estar com nossa mente aberta para a criatividade, utilizando ferramentas que estão disponíveis em nossas mãos.

        Embora sejam muitos os desafios e dificuldades enfrentadas diante do cenário atual, para a realização dessa inclusão pensei nos 3 elementos fundamentais como meu plano de ação: o sujeito incluído, pois é necessário refletir naquilo que vamos oferecer a ele. No meu caso foi um aluno com “TEA” (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) com 5 anos de idade. O professor, que deve ser assessorado com minhas ideias, afim de que a inclusão de fato promova a aprendizagem do aluno. E por último, a família, que é indispensável nesse processo de inclusão, que inclusive vive essa exclusão na pele por ter filho com TEA.

        Esse projeto de extensão teve a duração de 3 meses, nos meses de fevereiro, março e abril. Com o intuito da melhor adaptação do aluno no ambiente escolar já estruturado para receber a criança, que no caso da instituição Wladimir Costa tinha a estrutura necessária, inclusive um pessoa fora a professora para ajudar melhor nesse processo de inclusão.

         A minha ideia foi colocar ele, sempre que possível, para realizar as atividades regulares da turma. Que no caso era educação infantil, com essa dinâmica de fazê-lo participar com os colegas nas atividades mais dinâmicas, como brincadeiras, atividades de colagem, sensorial com tintas e gincanas. Fora da sala de aula, colocamos ele para almoçar na mesma mesa que os colegas, usar o banheiro sozinho e participar das gincanas com as outras turmas. Além de estimulá-lo a falar algumas palavras. Pois ele era uma criança debilitada, não tinha autonomia para usar o banheiro, comer, nem falar. Ele também já fazia acompanhamento fora da escola para um melhor desenvolvimento. Com a família, acordamos que eu estaria fazendo parte desse processo, ajudando a incluir ele nas atividades diárias com os coleguinhas de classe e da escola. Os pais ficaram muito felizes e empolgados com a ideia, inclusive nos passaram informações muito relevantes, como formas de comunicação da criança, brinquedo e cores favoritas.

        Criamos atividades das quais a turma participaria e sabíamos que ele conseguiria executar, como colagens em folhas, gincana em grupo, contos de historias quem personagens. Estimulamos ele a começar a comer, pois ele nem comia, inclusive em casa a mãe relatou que ele só comia um biscoito, que inclusive não podíamos dar na escola, usamos de estratégias para ele criar autonomia para usar o banheiro e também estimulávamos ele a pedir o que ele queria. Atividades para melhorar a atenção, concentração, interação social e memoria visual. Seguimos com o plano até o final, não houve alteração no projeto, inclusive fomos mais persistentes ainda naquilo que estava dando certo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (172.6 Kb)   docx (308.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com