TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Gestão

Por:   •  5/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  6.205 Palavras (25 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 25

 

 [pic 1]

 

CURSO DE PEDAGOGIA

 

 

         

 

 

 

 

 

RENATA SEVERO DOS SANTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

  • GESTÃO  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 [pic 2]

 

Santa Cruz do Sul

2018

 

                 

          

 

 

 

RENATA SEVERO DOS SANTOS

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

  • GESTÃO  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão do curso de Pedagogia - UNOPAR.

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Patricia Luciana Pereira Sanches

Tutor de Sala: Elena Cristina Meneghin Wendt

 

 

Santa Cruz do Sul

2018

SUMÁRIO

 

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        6

ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E ENTREVISTA COM O         

PEDAGOGO        12

PLANO DE AÇÃO DO PEDAGOGO        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS.........................................................................................................22

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


INTRODUÇÃO [pic 3]

 

 

O projeto foi desenvolvido tendo em vista diversas ocorrências de agressão que são praticadas em vários ambientes da escola entre alunos do 5º ano, sendo assim abordarei o tema Bullyng, que recentemente ganhou lugar no campo de investigação e intervenção psicológica, tratando de um comportamento intencional, prolongado e repetitivo, que pode surgir sob a forma de agressões diretas e indiretas relativamente a um indivíduo mais fraco ou com menos poder ou estatuto entre os pares, além disso o bullyng no contexto escolar aparece geralmente associado e psicopatologia ou a delinquência, podendo os sintomas agravar no longo prazo e em alguns casos extremos de levar ao suicídio. Também destacar que trabalhar com este tema foi de um grande passe para diminuir e controlar estas agressões que está presente na realidade escolar, além disso a vitimação surgem associados a diversos fatores ambientais e intra-individuais, que não só provocam, mas também contribuem para a manutenção e agravamento destes comportamentos. O projeto foi realizado na escola Felippe Jacobs situada na Rua Rudolfo Eifler na docência de gestão, Tal plano de ação se tornou de extrema importância fazer uma reflexão evitando novos casos, ele foi implantado com a justificativa de levar os alunos a comunidade escolar e a escola a exercer a cidadania de forma justa, respeitando as diferenças e limitações de cada um e de achar alguma solução para este caso, foi realizado no mês de Outubro com pesquisas, em sites, artigos, livros da escola, observação dos alunos na hora do intervalo e em sala, ao longo deste processo pude observar que era necessária uma conscientização e mudanças atitudinais e comportamentais em relação a aceitação de diferenças apresentadas visando a diminuição destas agressões. O projeto teve a realização nos dias 01/10/18 a dia 18/10/18. Portando concluo que obtive alguns resultados esperados, com projeto bullyng, tomando assim as medidas necessárias para minimizar. Espera-se que depois do desenvolvimento do plano de ação a comunidade escolar, escola e alunos se dão conta de pensar o quão importante é evitar o bullyng.

 

 

 

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

 

         A Escola Estadual de Ensino Fundamental Felippe Jacobs, está localizada no no município de Santa Cruz do Sul no bairro Aliança.

Tiveram início dos trabalhos pelo Decreto de Criação do Governo do Estado no dia 07 de janeiro de 1970 e em 07 de janeiro de 1997 teve início o ensino fundamentalde 9 anos de 1º ao 9º ano que funciona até hoje.        

 Além disso a escola conta com 39 profissionais: a diretora, vice-diretora (manhã), vice diretor (tarde), 25 professores, 02 orientadoras educacionais, 01 supervisora escolar, 08 funcionarios e tem aproximadamente 430 alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (292.2 Kb)   docx (89.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com