TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Intervenção

Por:   •  21/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.499 Palavras (10 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        PASSO I        4

2.1 MAPEAMENTO DA TURMA        4

3        PASSO II        5

4        Passo III        7

4.1        Tema        7

4.2        Problema detectado        7

4.3        Objetivos a serem alcançados        7

4.4        Justificativa sobre a relevância do tema        8

4.5        Definição das ações e estratégias        8

4.6        Materiais a serem utilizados        9

4.7        Avaliação sobre as ações desenvolvidas        9

5        CONCLUSÃO        10

6        REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

  1. INTRODUÇÃO

Será realizado um projeto de intervenção pedagógica para compreender a importância interdisciplinar e estabelecer estratégias de ensino e soluções para problemas reais em sala de aula. Turma de Ensino Fundamental de 5° ano onde se encontra alunos com deficiência visual no qual a professora terá de trabalhar diversas disciplinas, mas com o foco nas disciplinas de Matemática e Ciências, pois os alunos no geral estão com defasagem de aprendizagem.

Este projeto mostrará a importância de trabalhar com os alunos de modo interdisciplinar, oferecendo atividades nas áreas de português, matemática, ciências, história e geografia. Estes conteúdos andarão juntos para um melhor rendimento escolar no currículo dos educandos, mostrando a importância não só da interdisciplinaridade, mas a inclusão na sala de aula, pois a dois alunos de baixa visão na sala de aula onde a educadora terá de incluir estes alunos junto aos outros nas atividades realizadas, mostrando a eles que o mesmo tem capacidade de realizar todos os afazeres juntamente com seus outros colegas da classe.

A educadora junto com sua auxiliar e seus alunos terá de fazer o possível para alcançar o seu objetivo, recuperar o ano letivo, aprendendo a sociabilizar com seus colegas e professores interagindo de modo que todos se sintam confortáveis de aprender e descobrir o seu potencial.

  1. PASSO I

  1. 2.1 MAPEAMENTO DA TURMA

Coordenadores do Projeto (Nome das duas professoras): Ana e Taís.

Descrição do perfil de aprendizagem dos alunos (Apresentação das dificuldades de aprendizagem dos alunos): Alunos de 5° ano no qual o currículo  escolar são diversas disciplinas e entre elas os alunos se encontram com defasagem em Matemática e Ciências, a professora deve seguir este currículo e dar o melhor dela para que estes alunos sejam preparados para os anos finais do Ensino Fundamental e os desafios da interdisciplinaridade. Diante da realidade encontrada a professora também observou que havia dois alunos com deficiência visual diagnosticados com baixa visão.

Número de alunos: 21

Meninos: 12

Meninas: 9

Descrição do perfil da turma em relação as características sociais e econômicas: Alunos de turma heterogênea tanto social e econômica e culturalmente.

Descrição do envolvimento familiar na aprendizagem dos alunos: Como é uma escola bem conceituada no centro da cidade inúmeros familiares buscavam matricular seus filhos, em contra partida esperavam sempre trabalhos realizados com excelência e muita dedicação dos professores.

  1. PASSO II

        Após fazer um levantamento nos documentos oficiais do governo e da escola a professora Ana identificou os conteúdos de aprendizagens necessários para o cumprimento do plano de ensino do 5° ano. Os principais conteúdos a serem abordados são:

Língua Portuguesa:

        Produção textual, leitura e interpretação de texto, produção textual, acentuação, pontuação, tipos de substantivos, palavras com som e escrita, conjunção e concordância verbal.

História:

        Povos e culturas da América, antigos habitantes do Brasil, os Indígenas e colonização portuguesa, a formação e crescimento da população, as diferenças culturais e desigualdades sociais, festas e rituais, mitos, arte, educação e moradia indígena, os afros descentes na história do Brasil e de hoje, os quilombos, direitos e igualdade do consumidor.

Geografia:

        A terra sua forma e seus movimentos, leitura e interpretação de mapas, as divisões do espaço brasileiro, estações do ano, história da ocupação do território brasileiro, preservação e destruição ambiental, características das paisagens, atividades sobre a zona urbana e zona rural, clima, relevo e vegetação.

        Estes conteúdos serão trabalhados com os educandos de forma interdisciplinar, a professora Ana fara um processo de ligação entre as disciplinas, para auxiliar no desenvolvimento dos conteúdos, pois a educadora precisa focar em duas disciplinas que os alunos do 5° ano estão com defasagem são elas: matemática e ciências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (228.7 Kb)   docx (57.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com