TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Intervenção

Por:   •  22/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.081 Palavras (9 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

                                         LAIDE SOUSA LACERDA

                                         LAISSE SOUSA LACERDA

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: Dificuldades de aprendizagem na turma Pré II

QUITERIANÓPOLIS-CE

2019

                                                 Laide Sousa Lacerda

Laisse Sousa Lacerda

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: Dificuldades de aprendizagem          na turma Pré II

 

                                          QUITERIANÓPOLIS-CE

                                                         2019

1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

TÍTULO DO PROJETO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: Dificuldades de aprendizagem na turma Pré II.

RESPONSÁVEL(IS): Laide Sousa; Laisse Sousa.

PÚBLICO ALVO: Educação Infantil

PERÍODO DE EXECUÇÃO: 07/10 à 11/10

2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

INSTITUIÇÃO: Zacarias Bezerra do Nascimento

ENDEREÇO: São Pedro, município de Quiterianópolis-CE

TELEFONE: (88) 99813-3976

GESTOR(A)/DIRETOR(A): Maria Auristelia Ferreira de Santana

COORDENADORES(AS) PEDAGÓGICOS(AS): José Amário Gonçalves Soares 

MODALIDADES DE ENSINO OFERTADAS: Educação Infantil níveis I e II, Ensino Fundamental níveis I e II, e Educação de Jovens e Adultos(EJA).

1 INTRODUÇÃO

 O encantamento pela leitura pode ser despertado nos primeiros meses de vida; o bebê lê, claro que não uma leitura através de palavras, mas através de imagens. Desde quando a criança começa a enxergar, ela vê placas, rótulos, outdoors, embalagens, jornais, revistas; através deste contato ela vai identificando as escritas e formando o seu conceito de leitura.(BAMBERGER; RICHARD,1977, p.50)

 As crianças não nascem com dificuldades escolares, mas elas aparecem ao longo do processo de aprendizagem, e a dificuldade na leitura como também na escrita tem sido reconhecida como um dos fatores que interferem no aprendizado e na auto-estima do aluno.

 É importante notar que os indivíduos com essa dificuldade possuem outras habilidades e facilidades para aprender, permitindo a compensação e a superação das dificuldades iniciais. Isso indica que estes indivíduos não são “burros” como muitos os rotulam, e que podem alcançar o sucesso em sua vida social e profissional desde que recebam a atenção e orientações necessárias.

 Assim, a postura adotada pelos professores em sala de aula pode ter um papel determinante na superação desta dificuldade. O professor deve transmitir à criança confiança e compreensão e evitar transmitir aflição e agonia diante das dificuldades que o aluno apresenta, buscando métodos adequados para orientar o conteúdo e facilitar a compreensão e o aprendizado.

 Partindo dessa concepção, o presente projeto de intervenção está sendo desenvolvido na Escola Zacarias Bezerra do Nascimento, situada na localidade de São Pedro município de Quiterianópolis-CE,  com alunos da Pré-escola(infantil V) que ainda apresentam dificuldades de aprendizagens tanto na leitura como na escrita. O trabalho busca reflexões e análises do processo de ensino/aprendizagem e a relação aluno-professor, como também, busca verificar o incentivo que é dada pela família às crianças com dificuldades no ato de ler e escrever, e propor soluções onde o professor/educador possa mediar e auxiliar seus alunos a superar tais dificuldades.

2 JUSTIFICATIVA

 A escolha do tema resultou-se de reflexões em grupo pelo o assunto abordado, na busca de verificar soluções e práticas pedagógicas para ajudar os alunos que enfrentam dificuldades de aprendizagens na leitura e na escrita.

A falta de informação sobre essas dificuldades nas escolas agrava a falta de preparo dos professores para que estes possam trabalhar adequadamente com os alunos que apresentam essas dificuldades em ler e escrever. O interesse pelo tema surgiu da constatação de que muitos alunos não obtiveram êxito na escola principalmente na alfabetização, porque não conseguiam identificar letras e sons e, escreviam conforme pronunciavam e ouviam.  Observamos que na turma estagiada do “infantil V” algumas crianças ainda tem dificuldades no reconhecimento e na compreensão da palavra escrita. Já outras crianças sentem dificuldades apenas no reconhecimento das palavras, e conseguem compreender uma explicação falada. Outro motivo é o fato que as letras são bastante semelhantes e o som que elas produzem, pois o aluno em sua dedução supõe que a letra sempre terá o mesmo som.

Outro grande problema relatado pela professora é justamente a falta de apoio dado pela família, pois, segundo à mesma algumas crianças não tem o incentivo e o acompanhamento dos pais, na qual, acabam priorizando que o filho faça outras tarefas, como as atividades de casa em vez de fazer as tarefas da escola.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Contribuir para o processo de alfabetização e letramento das crianças do Pré II que
apresentam dificuldades com a leitura e a escrita.

3.2 Objetivos Específicos

 Caracterizar as dificuldades na leitura e na escrita relatadas pela professora sobre as crianças no Projeto;

 Otimizar o círculo de leitura, fazer consultas com mais frequência na biblioteca, analisar novos métodos para a realização de atividades práticas que auxiliem as crianças diante das dificuldades na leitura e na escrita ;

  Incentivar e verificar a participação dos pais no processo de ensino aprendizagem dos filhos.

4 REVISÃO DA LITERATURA

  Ao longo deste estudo foi possível compreender de maneira objetiva as causas e consequências das tão conhecidas Dificuldades de Aprendizagem na Educação Infantil. O início da criança na vida escolar não é algo fácil. Isso se dá pelo fato de que ela passa a ver a grande transformação da sua vida a partir do momento em que ela sai de casa, da presença de sua família, para um ambiente que para ela, de início, é desconhecido, com pessoas também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (118.6 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com