TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Intervenção Pedagógica

Por:   •  29/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

PROJETO

DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICO

 ELAINE CRISTINA DIAS DA SILVA

HISTÓRIA

                                                  ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

 RIO DE JANEIRO ABRIL DE 2021

 MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Introdução

   

     

       No cenário atual percebemos que a comunicação evoluiu muito, pois se formos pensar nas primeiras formas de comunicões que eram realizadas por meio de sinais, gestos e sons, as evoluções foram acontecendo logo em seguida quando surgiu a escrita a partir de desenhos (pinturas rupestres) em cavernas, mas não parou por aí outros registros de escritas também foram encontrados em outras partes do mundo, como os hieróglifos, no Egito.

        Após o surgimento da escrita, a carta tornou-se um meio de comunicação bastante utilizado para enviar informações,estabelecendo uma comunicação interpessoal.

        Depois da escrita entramos na primeira invenção tecnológica de comunicação que foi o telégrafo, um meio de comunicação de escrita à distância que era uma ferramenta capaz de enviar letras e frases por meio de um sistema ótico. Depois foi criado o Telégrafo prático e simples que enviava mensagem por meio do código Morse e esse meio de comunicação feita por transmissão elétrica era responsável por ligar cidade.

        Com o passar do tempo, mais precisamente depois de 32 anos surgiu o telefone, modificando e transformando a comunicação entre os indivíduos, mas paralelamente à descoberta do telefone surgiu a radiotransmissão, O rádio permitiu a transmissão de informação para várias pessoas por meio de ondas eletromagnéticas propagadas no ar, logo em seguida veio a invenção da televisão, que transmitia além de som, também imagem por meio de um campo eletromagnético, a televisão é considerada uma evolução do rádio. Ao longo dos anos, a televisão evoluiu bastante e, hoje está cada vez mais repleta de novas tecnologias, transmitindo imagens e sons de ótimas qualidades.

        A telefonia sofreu uma nova evolução com o surgimento dos aparelhos celular o aparelho celular sofreu uma grande transformação com o lançamento do smartphone, atualmente os celulares são um dos meios de comunicação mais utilizados no mundo para fazer ligação, armazenar dados e transmitir informações individuais e massa. Isso só foi possível com a criação do meio de comunicação que revolucionou o mundo foi a internet. A invenção da internet modificou tudo aquilo que conhecíamos a respeito das formas de comunicação. Essa rede foi capaz de integrar mundialmente milhares de computadores, foi capaz de aproximar pessoas, diminuindo longas distâncias e reduzindo o tempo de transmissão de uma informação. A internet passou por diversas modificações e é um dos meios de comunicação mais dinâmicos e que mais se desenvolvem atualmente, incorporando diversos outros meios de comunicação. Muitos jornais e revistas passaram a ser on-line. Cartas deram lugar a e-mails. Assim, a sociedade transformou sua maneira de comunicar-se, enviando informações e trocando dados instantaneamente por meio dos celulares e computadores.

     Esse projeto se justifica por mostrar a evolução dos meios de comunicação e suas tecnologias e assim fazer com que os alunos pesquise e entenda essa evolução.

     Diante da problemática apresentada, segue um projeto realizado na turma do 3º ano do Ensino Médio nas disciplinas Português, Geografia, Matemática com duração de 3 meses.

Objetivos de aprendizagem do projeto

Objetivo Geral: Apresentar aos alunos as diversas formas de comunicação desde das mais antigas até os dias atuais, e com isso fazer a comparação do antes e depois. E como elas influenciam na nossa vida.

 

Objetivos Específicos:

  1. Identificar os tipos de comunicação e suas tecnologias.
  2. Analisar como cada tipo de comunicação é realizada e utilizada.
  3. Comparar os tipos de comunicação de ontem e hoje e sua evolução.
  4. Avaliar o impacto desses meios de comunicação na vida das pessoas.

Metodologia: Atividades e Conteúdos

        Ao longo de 3 meses os alunos do 3º ano do Ensino Médio deverão desenvolver  diferentes atividades relacionadas aos objetivos estabelecidos nesse projeto.

       O projeto será dividido em 06 etapas.

        Na primeira etapa do projeto, inicia-se conversando com os alunos a respeito do projeto e seus objetivos, sobre a importância da participação dos alunos nas atividades, explicando cada etapa do projeto e os prazos de entrega de cada atividade realizada.

        Na segunda etapa do projeto, os alunos irão ser divididos em duplas e fariam uma pesquisa sobre os meios de comunicação de ontem e hoje. Nessa etapa cada dupla iria escolher qual meio de comunicação pesquisado que ela gostaria de apresentar para turma e falar dos pros e contras do mesmo. E o meio de comunicação escolhido ele faria a comparação, se fosse um meio atual, ele faria a comparação com o meio mais antigo e vice e versa.

        Na terceira etapa do projeto, eu iria trabalhar com os alunos um método de comunicação antigo, divertido e muito especial e ainda muito utilizado que é a mensagem em garrafas lançadas ao mar. Eu iria levar para aula uma garrafa com um bilhete dentro que seria o poema Um Caminho na Alma de Bráulio Bessa. Faria uma breve apresentação do meio de comunicação escolhido por mim e depois iria iniciar com a turma a proposta de atividade do dia. Eu iria colocar o nome de todos os alunos em pequenos pedaços de papel dobrado e eles teriam que pegar e a pessoa que estivesse escrito no papel o aluno teria que escrever algo para essa pessoa e esse papel seria colocado dentro de uma garrafa que eu levei para realizar a atividade. Essas garrafas seriam guardadas em sala para realização da próxima etapa.

         Na quarta etapa do projeto, a nossa atividade seria sobre o deslocamento da garrafa dentro da bacia com água, assim iria ser simulado uma corrente marítima. Eu faria uma breve apresentação do que se trata e qual seria o objetivo da atividade. Nesta atividade o aluno ficaria responsável por colocar a garrafa na água e calcular o tempo que a sua garrafa demoraria para chegar ao outro extremo da bacia e ser encontrada pelo outro aluno, e eu ficaria responsável por escolher o aluno que iria simular que achou a garrafa. Cada garrafa achada seria aberta e o papel deixado dentro dela seria lido. No final da atividade nós veríamos que chegou mais perto do valor escolhido para o tempo do deslocamento da garrafa.

         Na quinta etapa do projeto, a atividade proposta seria montar um quadro comparativo com os alunos, eles iriam especificar nesse quadro quais meios de comunicação que eles usam atualmente, como carta, rádio, e-mail, facebook, instagram, whatsapp, tik tok, etc. E depois nós faríamos um gráfico com os altos e baixos dos meios de comunicação utilizados por eles.

         Na Sexta etapa do projeto, a turma seria dividida em grupo e cada grupo ficaria responsável por uma parte da atividade proposta. A atividade seria elaborar um jornal da turma colocando todos os meios de comunicação pesquisados, todos os textos encontrados na garrafa, o quadro comparativo e os gráficos sobre os meios de comunicação mais utilizados por eles e falar como esses meios de comunicação interferem atualmente na vida das pessoas. Esse jornal seria impresso e trocados com as turmas do 3º ano da Unidade, para uma troca de experiência.

         O envolverá os seguintes Componentes Curriculares Língua Portuguesa, Geografia e Matemática de acordo com a BNCC, com as unidades temáticas e seus respectivos objetivos de aprendizagem.

Na Língua Portuguesa, iremos trabalhar duas práticas temáticas:

       -Campo de atuação social

       -Produção de texto

         

       -Práticas de Estudo e pesquisa    

       -Pesquisa

 

Na Matemática, iremos trabalhar uma prática temática:

       -Probabilidade e Estatística

       -Planejar e executar pesquisa e amostra

Na Geografia, iremos trabalhar uma prática temática:

       -(EM13CNT205)

       -Interpretar resultados

       -Realizar previsões sobre atividades experimentais

Atividade de encerramento do projeto

     

       Ao final do projeto, será realizado uma apresentação dos trabalhos realizado pelas turmas do 3º ano para toda comunidade escolar, cada turma ficará responsável por apresentar uma parte do jornal e explicar como se chegou naquele resultado. Mostrar  como os meios de comunicação e suas tecnologias podem ser amigos e vilões na vida das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (243.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com