TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Intervenção Pedagógica

Por:   •  3/12/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INFANTIL

POSTAGEM 3(EXAME)

ATIVIDADE 1: PAINEL DO PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA E

ATIVIDADE 2: PROJETO DE PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

COMER BEM – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

NALVA CECÍLIA VILA NOVA SANTANA RA: 0561969

THIAGO SANTOS DE OLIVEIRA RA:1909910 TEREZA CRISTINA DOS SANTOS  RA: 1909915

                                        POLO PENEDO

                               2022

COMER BEM – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

    Trabalho de intervenção pedagógica, da disciplina Projetos e Práticas de Ação Pedagógica Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Paulista – UNIP

POLO PENEDO

2022

SUMÁRIO

PAINEL DO PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

Slide 1                        04 Slide 2                        05 Slide 3                           06 Slide 4                        07 Slide 5                        08 Slide 6                        09 Slide 7                        10

PROJETO DE PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

TEMA                                                                                                            11 SITUAÇÃO PROBLEMA                                                                   11 JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO        12

PÚBLICO-ALVO                   12

OBJETIVOS        12 PERCURSO METODOLÓGICO                13 RECURSOS        13 CRONOGRAMA        14 AVALIAÇÃO E PRODUTO FINAL        15 REFERÊNCIAS        16

[pic 2]

        TEMA

COMER BEM – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

  1. SITUAÇÃO PROBLEMA

Esse projeto visa trabalhar a conscientização e a importância em relação ao consumo de alimentos saudavéis na infância, visando uma melhor qualidade de vida hoje e em toda a vida adulta. Se perguntarmos a uma criança qual a sua comida favorita, na maioria das vezes as respostas são de alimentos não saudaveis, tais como: cachorro quente, pizza, batata frita. Sabemos tambem que a obesidade infantil vem crescendo cada vez mais e que dentro do âmbito familiar por consequencia da correria diária, muitas vezes os pais não conseguem proporcionar uma alimentação de qualidade, recorrendo cade vez mais a alimentos industrialzados. Pensando nisso é que se faz necessario uma preocupação maior por parte da escola para que possa buscar meios de incentivar esse habitos alimentares juntamente com a família.

  1. JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO

Sabemos que uma alimentação saudável para uma criança em desenvolvimento é fator importante. É na fase da infânca que se fixa práticas alimentares que poderão persistir por toda a idade adulta. É também na educação infantil que o cuidar e o educar caminham juntos, é onde as crianças precisam conhecer e ser incentivadas a obterem hábitos saudavéis, pensando desa forma na alimentação.

A escola é um espaço onde se desempenha um papel importante na formação de valores e hábitos e entre eles está a alimentação saudável. A escola deve e pode contribuir para que a alimentação dessas crianças seja a mais saudável possível, buscand também integrar a família para que possam dar continuidade também em suas casas. Para isso, pode-se promover eventos para aproximar família e escola e buscar conheer os hábitos aliemntares dos mesmos. E assim juntos buscar incentivar nessas crianças hábitos alimentares saudavéis, melhorando assim a qualidade de vida.

Nossa alimentação vem mudando com os avanços tecnológicos e também sociais. Temos consciência de que devemos nos alimentar bem, porém com a correria do dia-a-dia, muitas famílias acabam por procurar alimentos mais práticos e rápidos, partindo assim para o consumo de muitos alimentos industrializados..

Segundo a OMS, o aumento mundial de doenças crônicas está relacionado as alterações na alimentação e no estilo de vida, atualmente ditados pela industrialização, pela urbanização, pelo desenvolvimento econômico e pela globalização. A obesidade é hoje considerada epidêmica, com todas as suas implicações para a saúde.

Assim a escola juntamente com a família tem o dever de incentivar hábitos saduavéis, principlamente dando exemplos ( em casa) e a escola continuando a auxiliar no desenvolvimento desses hábitos.

  1. PUBLICO ALVO

Alunos da Educação Infantil de 4 e 5 anos e pais.

  1.         OBJETIVOS Objetivo geral:

Conscientizar e estimular o consumo de alimentos saudavéis e a importância destes para uma melhor qualidade de vida.

Objetivos específicos:

  • Identificar semelhanças e dierenças entre os hábitos alimentares saudavéis e não saudavéis dos alunos;

  • Compreender a importância de consumir aliemntos saudavéis;

  • Adotar medidas de consumo de alimentos saudavéis.

                        

  1. PERCURSO METODOLÓGICO

Promover estratégias de aprendizagem para os alunos buscando conscientizá-los, promovendo rodas de conversa, vídeos, trabalhando com músicas para interação e melhor compreensão das crianças sobre o tema proposto. Trazendo brincadeiras e contação de histórias com fantoches.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (324.1 Kb)   docx (223 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com