TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  28/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 5

COLÉGIO DOM ORIONE

CAMILA DE ARAÚJO FERNANDES

PERÍODO HELENÍSTICO

Tocantinópolis-TO

2019

CAMILA DE ARAÚJO FERNANDES

PERÍODO HELENÍSTICO

Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia como requisito de nota referente ao 2° bimestre do Curso de Ensino Médio Básico.

Orientação: Professora Filomena Franco

Tocantinópolis-TO

2019

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.........................................................................04

2. PERÍODO HELENÍSTICO.......................................................05

2.1  FILOSOFIA HELENÍSTICA..................................................05

2.2 EPICURISMO.......................................................................06

2.3 ESTOICISMO ......................................................................06

2.4 PIRRONISMO.......................................................................07

2.5 CINISMO .............................................................................07

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................08

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................09

1.INTRODUÇÃO

      O referido trabalho, tem como finalidade apresentar um resumo sobre o Período Helenístico, bem como suas teorias que abordará o conceito e explicações sobre a filosofia neste período.

2.PERÍODO HELENÍSTICO

      O helenismo, também conhecido como período helenístico, foi um período da história que representou a expansão da cultura grega, também chamada de cultura helenística.

      Durante este período, a Grécia esteve sob domínio da Macedônia, comandada pelo imperador Alexandre Magno, também conhecido como Alexandre, O grande. Esse período de expansão deu-se entre 146 a.C. e 323 a.C.

      O imperador macedônico conseguiu expandir o domínio da Macedônia para todas as cidades da Grécia antiga e acabou por criar um império cujo cerne era a cultura grega.  

   

2.1 FILOSOFIA HELENÍSTICO

      A filosofia helenística é fortemente marcada por uma preocupação central com a ética, aqui entendida como o estabelecimento de regras do bem viver, da “arte de viver”. Em outras palavras, com o fim da pólisgrega e o advento das hegemonias (macedônica, romana ou bizantina), o homem deixou de ser analisado em sua condição de “animal político”, que deveria viver pela sua cidadania. Alijado da política ou desiludido com ela, passou a preocupar-se mais com sua felicidade pessoal.

      Em vez de valorizar o autor (com exceções notáveis, tal qual Plotino, Zenão de Cítio, Epicuro ou Cícero), o pensamento no mundo helenístico é usualmente associado a uma escola ou tradição. A originalidade, assim, tem menos valor que a vinculação a um grupo. Muitas escolas helenísticas, por isso, foram acusadas de dogmáticas e doutrinárias, por deixar de lado o aspecto polêmico e dialético da filosofia grega. Além do mais, elas são profundamente ecléticas, por sintetizar diferentes doutrinas.

      As principais escolas filosóficas deste período são: Epicurismo, Estoicismo, Pirronismo e Cinismo.

2.2 EPICURISMO

      Epicurismo é um sistema filosófico, que prega a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação do medo, com a ausência de sofrimento corporal pelo conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos.

      No entanto, quando os desejos são exacerbados podem ser fonte de perturbações constantes, dificultando o encontro da felicidade que é manter a saúde do corpo e a serenidade do espírito.

      Epicurismo é um sistema criado por um filósofo ateniense chamado Epicuro de Samos no século IV a.C. Existem vários fundamentos básicos do Epicurismo, porém, se distingue o desejo para encontrar a felicidade, buscar a saúde da alma, lembrando que o sentido da vida é o prazer, objetivo imediato de cada ação humana considerando sem sentido as angústias em relação à morte, e a preocupação com o destino.

2.3 ESTOICISMO

      O Estoicismo ou Escola Estoica é uma doutrina filosófica fundamentada nas leis da natureza, que surgiu na Grécia no século IV a.C. (por volta do ano 300), durante o período denominado helenístico (III e II a.C.).

      Foi fundada pelo filósofo grego Zênon de Cítion (333 a.C.- 263 a.C.), e vigorou durante séculos (até III d. C.) tanto na Grécia, quanto em Roma. O termo “Estoicismo” surge da palavra grega “stoá”, que significa pórtico, locais de ensinamentos filosóficos.

      O estoicismo, corrente que enfatizava sobre a paz de espírito e considerava a autossuficiência seu maior objetivo, esteve baseada na filosofia de influência platônica (referente aos ideais do filósofo grego Platão) e no “Cinismo”, ou seja, uma corrente filosófica donde a "virtude" é considerada suficiente para atingir a felicidade. Além disso, a escola estoica influenciou o desenvolvimento do Cristianismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (218.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com