TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  25/3/2022  •  Artigo  •  5.249 Palavras (21 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

PEDAGOGIA

Marcia Paiano Borges da Rosa

Relatório Final do Projeto da Pesquisa Acadêmica

GESTÃO ESCOLAR DESAFIOS ENFRENTADOS NA ATUALIDADE:

Aprendendo a lidar com a tecnologia e transformá-la em aliada da educação

Guaraciaba –sc

2020

GESTÃO ESCOLAR DESAFIOS ENFRENTADOS NA ATUALIDADE: Aprendendo a lidar com a tecnologia e transformá-la em aliada da educação

Marcia P.Borges Da Rosa[1]

Paulo Ricardo Bavaresco [2]

RESUMO

Este artigo é fruto de um estudo desenvolvido através de uma pesquisa em dois colégios, um municipal e outro estadual, também com uma professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina-UNOESC, que teve como objetivo refletir sobre essas tecnologias e como elas devem aperfeiçoar os métodos de ensino e aprendizagem. E falar sobre a gestão escolar e os desafios enfrentados na atualidade, também sobre como lidar com as tecnologias e transformá-las em aliadas da educação com a ajuda dos gestores e professores. Então nos perguntamos, qual a dificuldade em implementar nas escolas essas novas tecnologias? Como garantir a eficácia desse aprendizado no dia a dia escolar? essas e outras questões que nortearam o encaminhamento da pesquisa. Esse presente artigo teve o trabalho de campo feito pelo método qualitativo, buscou a interação dos pesquisados e se debateu sobre os assuntos propostos. Concluindo que vivenciamos um período de significativas mudanças na sociedade contemporânea, especialmente pelo advento das tecnologias digitais que perpassam e afetam as diferentes instâncias sociais, como é o caso da esfera educacional. Com isso, a educação tem sido provocada a repensar e ressignificar suas práticas pelo uso conjuntivo de múltiplas tecnologias nos ambientes escolares, os gestores e professores devem correr atrás dos recursos subsidiados para os processos de ensino-aprendizagem na era digital. Pois essa inclusão digital deve partir não só do ambiente escolar, depende também dos setores da administração pública que são designados para isso. Analisando as questões como um todo, percebe-se que nas respostas apresentadas pelos sujeitos existe uma preocupação em relação às tecnologias, e faz necessário planejar , aderir e estruturar.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias digitais , Gestão escolar, Professores

I - INTRODUÇÃO

Partindo da ideia de que tudo está conectado, principalmente nos dias de hoje, a tecnologia está por toda parte inclusive nas escolas. Essa nova cultura digital, está inserida nos processos de ensino e aprendizagem. Como a gestão escolar pode conciliar essas tecnologias digitais nas práticas pedagógicas? Não é de hoje que as tecnologias, estão ao nosso redor, inseridas no nosso dia a dia, vivemos sempre rodeados por instrumentos novos, inovação tecnológicas, e a presença forte das mídias, até mesmo da robótica. Então devemos nos adaptar estar preparados tanto como uma instituição escolar, quando professores mediadores de conhecimento, estar aptos para que essas novas tecnologias, não tomem nosso lugar de mediadores e sim sejam novos instrumentos a favor da educação. É importante entender como integrar essas novas formas de ensino e aprendizados a um planejamento já existente no currículo. Na educação já começa a se incorporar uma cultura digital, no cotidiano das escolas por isso é preciso que as escolas entendam as potencialidades de cada tecnologia e estudem a melhor forma de introduzir esses aprendizados, são essas inovações que estão mudando a sociedade, e por consequência os ambientes escolares.

É de extrema importância, que a escola e sua gestão mantenham-se atualizados, nos processos de aprendizagem, há boa formação dos professores é essencial. Nesse caso cabe ao gestor preparar bem os educadores, para que seus conteúdos sejam passados de forma mais simples e clara. Por isso a importância dos professores terem conhecimentos dessas ferramentas tecnológicas, que facilitarão todo esse processo, como diferentes jogos, a variedade de aplicativos, e as vídeos aulas, tornando assim uma aula mais dinâmica e interativa. Mas para isso é preciso estimular os professores para valorização do seu trabalho e para que eles estejam sempre buscando os melhores métodos de ensino e novas experiências para si e para seus alunos. Por isso tínhamos como objetivo refletir sobre essas tecnologias e como elas devem aperfeiçoar os métodos de ensino e aprendizagem. e como objetivos específicos entender, por que muitos dos professores, não estão aptos para usar a tecnologia, analisar como a gestão das escolas estão proporcionando espaços e condições para um melhor desempenho da aprendizagem e observar como a gestão escolar está conciliando as tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem.

II - REFERENCIAL TEÓRICO

Gestão democrática e Tecnologias

Refletindo que parte dessas mudanças está respectivamente ligada ao processo de gestão democrática da educação, e que suas mudanças estão enraizadas nas transformações econômicas, sociais e políticas, influenciando assim as organizações dos sistemas educacionais. As principais características são a descentralização, participação e transparência, está embasada no Plano Nacional da Educação e traz como princípios a participação das famílias, que é sempre cobrada, porém pouco oferecida. Tem a ideia de resolver conflitos democraticamente, evitar a indicação política dentro das escolas, também reforça a preparação para o cargo de gestor (diretor), com uma formação técnica, e após uma votação pelo público (pais e alunos) sendo assim uma junção dos dois pontos de vista sobre a temática da escolha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com