TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  11/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE NILTON LINS

CURSO PEDAGOGIA

ALICE MARTINS MEDEIROS

   

LUDICIDADE 

                                                            MANAUS

2023

ALICE MARTINS MEDEIROS

LUDICIDADE

Projeto de Pesquisa apresentado à Universidade Nilton Lins, como requisito parcial para conclusão do Curso Superior de Graduação em Pedagogia.

Orientadora Metodológica: Prof. Msc. Maria Simone da Silva Rocha

MANAUS

2023

1 TEMA

Ludicidade

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA:

A importância da ludicidade na educação infantil.

3 PROBLEMA:

Como as brincadeiras podem contribuir numa prática pedagógica na educação infantil.

4 HIPÓTESES:

- Compreender o lúdico na educação infantil é ofertar espaço original, na qual as crianças se desenvolvem como indivíduos ativos e criativos.

- Possibilitar que as crianças tenham aprendizagens significativas, através das atividades lúdicas, que são maneiras de representações pelas quais são reveladas o mundo interior e exterior das mesmas;

- Promovendo lazer e prazer, contribuindo com o ensino e aprendizagem, para que a criança tenha a possibilidade de socializar com seus pares, trabalhando seu emocional e o físico, pois, os sentimentos e as brincadeiras caminham juntos.

5 JUSTIFICATIVA:

O interesse pela pesquisa justifica-se pela necessidade de melhor compreensão sobre o lúdico, que são jogos e brincadeiras que contribuem com o desenvolvimento físico e psicológico da criança, sendo também utilizado como meio motivacional para o aprendizado. Além disso, o educador tem importante atribuição neste processo, direcionando, mediando e propondo atividades que motivem a participação do educando em sala de aula.

Ao longo da minha formação e dos meus estágios, este foi um dos temas que mais me chamou atenção. Em decorrência disso, percebi a necessidade do uso da ludicidade na educação infantil, com o uso dos recursos pedagógicos, para assim trabalhar e desenvolver essas crianças, pois a ludicidade é um recurso fundamental na educação e na ação do professor.

Esse trabalho foi construído para proporcionar aos professores a oportunidade e o recurso necessário para que ele reflita sobre a importância da ludicidade e o caminho para assim aconteça uma prática pedagógica com qualidade.

Para que a aprendizagem ocorre de maneira dinâmica, é preciso que a criança não fique somente de práticas formais de ensino, mas, também por meio da observação de tudo o que ocorre ao seu redor, principalmente pelo comportamento dos pais e professores. Diante disso, na Educação Infantil são utilizados diversos métodos no processo de ensino e aprendizagem, onde se destaca como primordial o trabalho lúdico que beneficia o aprendizado da criança, levando em consideração que ela aprende enquanto brinca (PASTORELLO; ANGELO; TORRES, 2015).  

Desta forma, resgatar a ludicidade dentro do âmbito educativo é ir em direção ao encontro das práticas e vivências, facilitar a este indivíduo uma modificação do seu foco de atenção para poder enxergar além da realidade que deseja, para que a pessoa possa aproveitar a possibilidade de desenvolver plenamente suas potencialidades, isso mostra que sua cultura pode seguir uma realidade conforme sua mudança (GOMES, 2004).

6 OBJETIVOS:

6.1 Objetivo Geral

- Refletir sobre a importância das brincadeiras e dos jogos na Educação Infantil e sua contribuição para o desenvolvimento motor das crianças.

6.2 Objetivos Específicos:

  • Analisar as contribuições do lúdico na educação infantil;
  • Descrever a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil;
  • Reconhecer a contribuição da Ludicidade no desenvolvimento social e emocional das crianças.

7 METODOLOGIA

Trata-se de uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, considerando que a mesma trabalha pautada em análises, registros e interpretação da questão problema em estudo. A pesquisa bibliográfica é a etapa inicial para a elaboração concreta de um protocolo de análise, significa que depois da seleção do assunto é fundamental realizar uma revisão bibliográfica da temática proposta. Esse estudo contribui na busca de uma forma mais apropriada, autentica de pesquisa e compreensão das variáveis (GIL, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (113.3 Kb)   docx (236.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com