TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa Meio Ambiente

Por:   •  31/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –

ENSINO FUNDAMENTAL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

JOSEMEIRE MARLI SCHOLL HEREMAN

RA: 2019541

Engenheiro Coelho

        2021        

SUMÁRIO

  1. TEMA.............................................................................................. 3
  1. SITUAÇÃO PROBLEMA..................................................................3
  1. JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO.............................4
  1. PÚBLICO – ALVO............................................................................5
  1. OBJETIVOS.....................................................................................6
  1. PERCURSO METODOLÓGICO......................................................7
  1. RECURSOS.....................................................................................8
  1. CRONOGRAMA...............................................................................8
  1. AVALIAÇÃO E PRODUTO FINAL....................................................9
  1.  REFERÊNCIAS...............................................................................10

TEMA

Diante do que estamos vivenciando, de tudo que estamos vendo diarimente nos noticiários, o nosso planeta está sofrendo e muito com os impactos negativos que o homem tem causado nele. Preservar o meio ambiente é de extrema importância e também um ato essencial que todo ser humano deve ter. Afinal, é nele que encontramos recursos naturais para a  nossa sobrevivência, como: água, matérias-primas e alimentos.

TEMA: Meio Ambiente.

TÍTULO: Preservação do Meio Ambiente. 

SITUAÇÃO – PROBLEMA

Assim como já foi citado acima, se faz necessário uma conscientização para com todos sobre a preservação do meio ambiente. Além disso, a questão ambiental está em alta, por uma só razão: a necessidade de sobrevivência.

Sendo assim, quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola. E diante de algumas observações realizadas dentro de uma escola, pode-se perceber que as crianças ainda não estão sensibilizadas para com a preservação do meio ambiente, diante de algumas situações como por exemplo: jogando lixo em qualquer lugar, apesar de ter diversas lixeiras no prédio escolar; desperdiçando água, principalmente ao deixar as torneiras abertas; não separando os lixos da forma adequada; etc.

Esse projeto tem como intuito despertar nas crianças o desejo de cuidar e preservar o nosso meio ambiente, ensinando algumas práticas simples que podemos incluir em nosso dia a dia, que irá fazer uma notória diferença, nesse caso positiva, em nosso meio ambiente.

JUSTIFICATIVA

Esse projeto tem como intuito primordial que as crianças se conscientizem quanto a grande importância que o meio ambiente tem essas nossas vidas, pois assim como já foi falado anteriormente é dele que tiramos os recursos necessários para a nossa sobrevivência.

Preservar o meio ambiente é mais do que importante, além disso, também mostrar quais os efeitos que podem e que já estão ocorrendo, pelo fato de não cuidar do nosso planete/meio ambiente da forma que deveria.

Preservação será a palavra chave para este projeto, pois só através disso, é que poderemos trabalhar com as crianças o quão importante isso é para com as nossas vidas.

EMBASAMENTO TEÓRICO

Nosso planeta está enfrentando sérios problemas por conta da não preservação do meio ambiente. Sendo assim, a necessidade de trabalhar nas escolas esse tema tão primordial para nossa sobrevivência.

Sendo assim, para Viana (2006), cada docente também pode e deve contribuir para que haja a interação da sua área com questões ambientais, levando-se em consideração os acontecimentos atuais e a urgência de formação de uma consciência sustentável como garantia de sobrevivência do ser humano. De acordo com Santos (2007), a escola tem um importante papel de educar. Por sua vez, ela também é responsável pela sociedade, pois através de procedimentos pedagógicos irá conscientizar seus alunos sobre os atuais problemas ambientais.

Segundo Munhoz (2004)

Os professores são a peça fundamental no processo de conscientização da sociedade dos problemas ambientais, pois buscarão desenvolver com seus alunos hábitos e atitudes sadias de conservação ambiental e respeito à natureza transformado-os em cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do nosso país.

   

Para Effting (2007), a escola deve descobrir meios eficazes para que cada aluno entenda os fenômenos naturais, as ações do homem e sua implicação para consigo, para a espécie humana. É essencial que cada aluno aprenda sobre a importância do meio ambiente para as nossas vidas, para que assim, de fato, possa contribuir para a formação da sua identidade como cidadão consciente suas responsabilidades pela proteção e também preservação do meio ambiente. Lembrando que não é só os alunos que precisam criar essa consciência, mas também toda a sociedade.

Sendo assim, esse projeto tem como esse intuito, criar a consciência não só nos alunos mas também em toda a comunidade a preservação do meio ambiente, que é algo tão importante não só para a nossa sobrevivência mas dos animais também.

PÚBLICO – ALVO

Primordialmente, o público alvo serão os alunos do ensino fundamental, porém este projeto pode-se estender por toda a escola, além de seus familiares que receberão instruções importante acerca da preservação do nosso meio ambiente.

OBJETIVO GERAL

Através de uma aula lúdica e estimulante, proporcionar conhecimento e prática sobre a preservação do meio ambiente, não só pelas ações executadas dentro da escola, mas também fora dela. Além de conscientiza-los sobre a importância que o meio ambiente tem para que possamos sobreviver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (401.9 Kb)   docx (377.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com