TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Vida e Formação Integral dos Sujeitos

Por:   •  7/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Gian Andrade Rechinski

Produção textual InterdiSciplinar

Projeto de Vida e Formação Integral dos Sujeitos

[pic 3]

CASCAVEL

2022

Gian Andrade Rechinski

Produção textual InterdiSciplinar EM GRUPO

A Gamificação em Propostas de Educação Infantil

Produção Textual em grupo apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial à aprovação no 6° semestre.

[pic 4]

CASCAVEL

202[pic 5][pic 6]2

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

4        REFERÊNCIAS        12

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como temática o Projeto de Vida e Formação Integral dos sujeitos, projeto esse que deve perpassar todas as etapas da educação básica, porém irá aparecer e se destacar com maior ênfase no ensino médio. O objetivo do projeto é contribuir para o desenvolvimento do indivíduo em todos os aspectos, físicos, cognitivos e socioemocionais.

O projeto é voltado para o ensino médio, pois é nessa faixa etária em que os adolescentes têm muitas incertezas e devem tomar muitas decisões que podem afetar toda sua vida futura. Com isso a BNCC, traz como obrigatório no componente curricular do ensino médio o Projeto de vida, que tem como intuito auxiliar os estudantes a designar suas metas de modo que elas contribuam para o crescimento pessoal do indivíduo, em todos os setores de sua vida, sem tomar nenhum atalho que o prejudicará futuramente.

Contudo, para tentar explicar melhor o Projeto de vida e Formação Integral dos Sujeitos, foi apresentada uma situação geradora de aprendizagem, na qual a Pedagoga e diretora Sônia da Escola Estadual Clarice Lispector precisa desenvolver um projeto com o intuito de diminuir a evasão dos alunos que nos últimos cinco anos têm aumentado.

O projeto a ser desenvolvido deve fazer com que os alunos pensem e reflitam sobre seus sonhos, seus projetos para o futuro e até mesmo ajuda-los a decidir sobre a profissão que irão seguir. Para isso a diretora precisará explicar o Projeto de Vida para os professores que deverão construir a partir das metodologias ativas.

  1. DESENVOLVIMENTO

No decorrer da vida, uma pessoa entra em contato com diversos lugares e é educada formal e informalmente, a escola, por exemplo, é um lugar na qual as crianças adquiriram conhecimento científico, ou seja, recebem a educação formal, com o intuito de fazê-las atuar de maneira critica na sociedade e ter uma visão de mundo além do senso comum.

Entretanto, a escola também é um espaço em que amizades são feitas, muitas emoções e conflitos são vividos, são formados grupos de acordo com a afinidade de cada indivíduo e claro aprende-se as diversas disciplinas.

Contudo, em 16 de fevereiro de 2017 quando foi sancionada a Lei 13.415, na qual passou a vigorar a BNCC, a Base Nacional Comum Curricular, trouxe uma nova perspectiva para a sala de aula, com as metodologias ativas e alguns projetos e competências que deverão ser trabalhados na educação básica, e uma dessas competências é o Projeto de vida, que faz da escola um lugar de formação integral do sujeito. Em relação à escola, Santos irá dizer:

A escola como espaço social de construção e formação de identidade dos adolescentes configura-se como importante meio de viabilização de seus projetos de vida, especialmente no ensino médio, período em que se sentem a pressão dos pais e começam a posicionar-se profissional, social e financeiramente. (SANTOS; GONTIJO, 2020 p.24).

O Projeto de Vida é de extrema importância para os adolescentes, principalmente do ensino médio, pois nessa fase muitas são as mudanças e as incertezas em suas vidas e esse projeto tem a finalidade de dar um direcionamento para esse jovem que muitas vezes se sente perdido.

Situar o jovem do nesse mosaico de experiências e vivências que o mundo proporciona, o fazer refletir sobre suas próprias necessidades, seus desejos, sua intuição, seus sonhos enfim trazer para o consciente, externar e planejar seus propósitos, seu projeto de vida, assume papel fundamental na vida escolar para que ele possa atuar de forma independente, empreendedora e crítica na sociedade. (SANTOS; GONTIJO, 2020, p.22)

Entretanto, ao pensar no jovem do ensino médio e em como trabalhar o projeto de vida com eles, é necessário que primeiramente se conheça o jovem para quem estará sendo desenvolvido o projeto, qual sua realidade, suas experiências, seu contexto familiar entre outros fatores.

Ressalta-se que para trabalhar com o projeto de vida no contexto escolar é preciso considerar essa diversidade de contexto da juventude. Então o primeiro passo é conhecer os estudantes social, cultural e afetivamente, levando em conta as origens, contexto, a história de vida. Considerar que ao chegar ao ensino médio ele possui experiências e vivências consideráveis que influenciam seu comportamento, condutas, preferências etc. (DAYRELL; CARRANO apud SANTOS; GONTIJO, 2014 p.24).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (943.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com