TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de intervenção

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 5

  PROJETO DE INTERVENÇÃO  

Escola Estadual Bernardo Valadares de Vasconcelos

Carga horária : 16 horas

Responsável em desenvolver o projeto: Professores de Português e Matemática e os demais como orientadores e até mesmo participantes se assim se fizer necessário especialmente os pais e responsáveis  dos alunos.

Temática: Violência no ambiente escolar

Violência no Ambiente Escolar

Introdução:

                            Apesar da violência está presente na sociedade de modo geral, ela vem afetando de modo assustador e preocupante as comunidades escolares de modo geral. A violência é considerada nos dias atuais

 um fenômeno que está atingindo os alunos das turmas primárias, e com maior intensidade os alunos de ensino fundamental II, ensino médio e até mesmo os alunos do EJA. E isso como já foi dito também, acontece em todo lugar. É comum se ouvir nas escolas sobre bullyng, palavra em inglês que é usada com o sentido de zoar, gozar, tiranizar, ameaçar, intimidar, humilhar, isolar, perseguir, ignorar, ofender, bater, ferir, discriminar e colocar apelidos maldosos. A situação é tão seria em proporção que Ferreira (2009), assinalou como sendo "um distúrbio que se caracteriza por agressões físicas e morais repetitivas, levando a vítima ao isolamento, à queda do rendimento escolar, a alterações emocionais e à depressão”. Devido a esses motivos é que precisa se trabalhar essas questões no ambiente escolar, pois neste caso a escola pode ter alunos com problemas iguais aos descritos e que se não for percebidos a tempo pode em um curto espaço de tempo ter pessoas frustradas, problemáticas incapazes de resolver seus próprios problemas sozinhos, e saem descontados em todos que vem pela frente. Por isso, nada melhor do que desenvolver um projeto com a intenção de diagnosticar e fazer com que a comunidade escolar reflita sobre a situação pela qual passa a escola nos últimos tempos.

Justificativa:

                             Este projeto  vem justificar  a necessidade de se fazer uma reflexão no ambiente escolar acerca da violência que cada vez mais se faz presente no interior das escolas. Estas atitudes se dão tanto de forma física, psíquica e moral, causando nas pessoa que passam por tal constrangimento uma sensação de despreso e insegurança, porque muitas vezes é difícil enfrentar  o intimidador que parece ser   mais forte .Vendo asiim como a     única alternativa   ir remoendo, suportando os palavrões, xingamentos e todo o tipo de constrangimentos que acabam ocorrendo no meio das crianças e jovens e toda comunidade escolar. Para evitar ou pelo menos apaziguar a situação este projeto se propõe a fazer com todos os envolvidos no ambiente escolar reflitam sobre o que acontece   em seu país, em seu Estado e, por fim em seu município, mais propriamente na Escola Estadual Bernardo Valadares de Vasconcelos.

Objetivo geral:

Levar alunos, pais, professores e comunidade escolar a refletir sobre a função da escola no combate à violência que está cada vez mais presente.  

Objetivos Específico:

 *Refletir sobre a importância da paz no interior do ambiente escolar;

 *Pesquisar entre os alunos professores e demais funcionários se tem sofrido com atitudes de violência no ambiente escolar ou fora dele;

*Avaliar juntamente com os alunos,   pais e a comunidade escolar  em geral meios para prevenir e combater a violência.

 

Fundamentação Teórica:

                   Este projeto terá como fundamentação no argumento onde Ferreira diz que "um distúrbio que se caracteriza por agressões físicas e morais repetitivas, levando a vítima ao isolamento, à queda do rendimento escolar, a alterações emocionais e à depressão” sempre tem causas e consequências gravíssimas. E também o estatuto da criança e do adolescente-ECA que diz: 

Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se  lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com