TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto e Pratica Pedagogicas

Por:   •  24/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INFANTIL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

É HORA DA HISTÓRIA

NOME:  VIVIAN MIRANDA D’ABRONZO RA: 2025312

POLO TATUÍ

ANO 2021

É HORA DA HISTÓRIA

Trabalho de intervenção pedagógica, realizado da disciplina de Projetos e Práticas de Ação Pedagógica, do Curso de Pedagogia, da Instituição Universidade Paulista – UNIP.

Polo Tatuí

ANO 2021

  • Sumário
  • Tema4
  • Situação Problema4
  • Justificativa e Embasamento Teórico5
  • Público-Alvo5
  • Objetivos6
  • Percurso Metodológico 6
  • Recursos6
  • Cronograma7
  • Avaliação e Produto Final7
  • Referências Bibliográficas8

  1. Tema

A importância da Leitura na Educação Infantil.

  1. Situação Problema

A leitura na educação infantil sempre foi fundamental, atualmente em nossa sociedade o uso da tecnologia está muito presente no seio familiar e social das crianças, e a leitura ficou ainda mais distante nos tempos atuais. O projeto É hora da História tem como objetivo a leitura em parceria com a família, resgatar a interação social, emocional e cognitiva da criança.

Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva, extremamente relevante à sua formação cognitiva. A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções, e sentimentos de forma prazerosa significativa.

A tecnologia não está acabando com a leitura, ela está acabando com leitores enquanto os conhecemos. Seu perfil pode apenas estar mudando, o que não é bom nem ruim. O fato é que muitos leitores ativos, novos ou experientes, têm dedicado cada vez mais tempo ao celular e a eletrônicos em geral. Isto é um fato que não podemos negar. Como a experiência nos ensina, não podemos estar em dois lugares ao mesmo tempo.

O intuito do projeto é criar o hábito de ler, e viajar para esse mundo da leitura.

  1. Justificativa e Embasamento Teórico

O objetivo desse projeto é desenvolver o interesse da leitura, com a escola sendo responsável pelas indicações e incentivos relacionados à leitura, proporcionando experiências positivas no início da alfabetização. A família também sendo colaboradora em oferecer a criança o contato com o livro, incentivando e despertando o desejo da criança em conhecer a história.

Segundo Rodrigues e Ferreira (2016) “O período de iniciação escolar é fundamental na percepção que a criança irá ter ao longo de sua trajetória escolar pelos livros” (RODRIGUES; FERREIRA, 2016, p.30). Ou seja, os autores reafirmam a importância do contato da criança com os livros logo no início de sua formação educacional. Queiroz e Tavares (2018) dizem que “a leitura é essencial no desenvolvimento intelectual, crítico e criativo dos indivíduos, de forma que ele possa promover as suas potencialidades, tanto no que se refere ao rendimento escolar, quanto no que tange à construção de sua personalidade”. (QUEIROZ: TAVARES, 2018, p 116). Mas uma vez ou autores citados constatam a relevância da leitura para o desenvolvimento do homem.

  1. Público – Alvo

  • Educação de Ensino Infantil, primeira infância (0 a 3 anos)
  • Família
  • Sociedade
  1. Objetivos

Esse trabalho serve para o resgate da leitura, propiciando novas produções, uma leitura crítica, e sabendo da importância da leitura e todas as dificuldades apresentadas hoje por discentes e docentes o resgate da leitura, incentiva a criança a criar suas próprias histórias e a aplicar o conhecimento adquirido em novas situações de vida. Isso mostra que valorizar a importância da leitura na educação infantil ajuda no crescimento individual do aluno em todo processo educacional, enriquecendo o vocabulário, envolvendo linguagens diferenciadas

  1. Percurso Metodológico

As crianças descem para o lugar destinado ao projeto no momento da Contação de histórias, definindo o tema e os livros a serem utilizados.

Mensalmente uma professora e (ou) Monitora faz uma contação de história com o tema escolhido. Esse momento se difere das histórias do dia a dia, pois usam Cenário, Fantasias, Violão, Fantoches e tudo que possa ser utilizado para apresentação para que a hora da história fique mais envolvente.

Semanalmente, é feito um trabalho juntos aos pais para que leve o livro escolhido em sua sacolinha para a leitura aos fins de semana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com