TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE AS PESQUISAS REVELAM SOBRE ADAPTAÇÃO DOS BEBÊS NAS CRECHES

Por:   •  14/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  11.073 Palavras (45 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 45

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

ROSANGELA DE FATIMA BEZERRA

O QUE AS PESQUISAS REVELAM SOBRE ADAPTAÇÃO DOS BEBÊS NAS CRECHES

São Paulo, SP

2016

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

ROSANGELA DE FATIMA BEZERRA

VIVIANE ANTONIO DA SILVA

O QUE AS PESQUISAS REVELAM SOBRE ADAPTAÇÃO DOS BEBÊS NAS CRECHES

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade de Mogi das Cruzes, como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia.

Profª Orientadora: Drª Maura Spada Zanella

São Paulo, SP

2016

ROSANGELA DE FATIMA BEZERRA

VIVIANE ANTONIO DA SILVA

O QUE AS PESQUISAS REVELAM SOBRE ADAPTAÇÃO DOS BEBÊS NAS CRECHES

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade de Mogi das Cruzes, como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia.

Aprovado em.........................................................

BANCA EXAMINADORA

Profª Drª Maura Spada Zanella

Universidade de Mogi das Cruzes

AGRADECIMENTOS

É difícil agradecer todas as pessoas que de algum modo, nos momentos serenos e ou apreensivos, fizeram ou fazem parte da minha vida, por isso primeiramente agradeço a todos de coração.

Agradeço meu filhote Yan por ter me dado força, pois foi pensando nele que continuei a caminhada!  Agradeço a ti meu filho pelo simples fato de existir em minha vida...te amo.

Agradeço o meu esposo Robson pela paciência, companheirismo nestes 3 anos de faculdade, pois cuidou bem do nosso filhote Yan, fez a janta por 3 anos e aprendeu a cozinhar muito bem, por ter acreditado no meu potencial e por ter torcido sempre por mim. Agradeço minha Mãe por sempre me dar uma palavra amiga. Agradeço minha amiga, irmã e companheira de trabalho Elizangela, pela compreensão e pelos conselhos, quando me passava pela cabeça de jogar tudo para o alto, ela dizia; (Rô calma vai dar tudo certo).

Agradeço aos meus colegas de classe e com certeza futuros excelentes professores. Em especial minha amigona Viviane por tudo e por cada momento.

E finalmente agradeço a Deus, por proporcionar estes agradecimentos a todos que tornaram minha vida mais afetuosa, além de ter me dado uma família maravilhosa e amigos sinceros. Deus, que a mim atribuiu alma e missões pelas quais já sabia que eu iria batalhar e vencer, agradecer é pouco. Por isso lutar, conquistar, vencer e até mesmo cair e perder, e o principal, viver é o meu modo de agradecer sempre.

Rosangela de Fatima Bezerra.

RESUMO

Este trabalho objetiva apontar o que as pesquisas recentes revelam sobre a adaptação dos bebês na creche utilizando para tal, bibliografia especializada com artigos resgatados do portal Google Acadêmico com as palavras-chave: adaptação e creche no título dos artigos. Inicialmente, foi levantado o histórico da infância que revelou que esta fase era desprezada pela sociedade, e o afeto entre mãe e filho desencorajado. Somente no Iluminismo, através das ideias de Rousseau é que a infância passou a ser valorizada, e as mulheres que eram consideradas inferiores, passaram a ganhar o status de rainhas do lar, título que somente contribuía para manter os valores machistas da sociedade. Com a revolução industrial, surgiu a necessidade das mulheres trabalharem nas fábricas, e disto vinha a necessidade delas deixarem os filhos aos cuidados de outrem, estas foram as primeiras creches improvisadas a serem criadas. Com o passar do tempo, as instituições de cuidados infantis deixaram a de ter caráter assistencialista para focar também no desenvolvimento pleno nas crianças. No contexto brasileiro das primeiras creches, o cuidador precisava ter pouca ou nenhuma qualificação profissional, e foi somente após a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases de 1996 que passou-se a exigir grau superior para o profissional atuar dentro de creches e pré-escolas. Entretanto, existe o receio que a mãe tem de matricular os seus filhos nestas creches por preocupações em relação ao seu cuidado, alimentação, saúde, etc., visto que o vínculo com o bebê é muito forte desde a gestação, e os sentimentos de separação são muito dolorosos. Isto foi ponto comum em todas as pesquisas encontradas dentro do tema, e assim se faz necessário que a entrada da criança à creche fosse analisada. Por ser um período complexo, todos os envolvidos no processo (criança, escola e família) tem que passar por um período de adaptação à nova realidade, que acontece geralmente nos primeiros dias e semanas. Mas qual a melhor maneira de inserir uma criança na creche? Reunimos material publicado sobre o tema, e os dados foram analisados de forma qualitativa, em que buscou-se identificar consensos e desacordos entre os autores. Os resultados mostram que a maior parte dos autores afirmam que o período de adaptação deve ser tratado com extremo cuidado, e o educador necessita estar bem formado e conhecer os aspectos do desenvolvimento infantil para saber lidar com as manifestações da criança e insegurança dos pais. Em relação ao tempo de permanência da criança na creche, os autores pesquisados concordam que ele deve ser gradual, porém há controvérsias se os pais devem estar presentes durante os primeiros dias. As conclusões apontam a urgência de melhores qualificações aos professores de educação infantil, para que ele tenha estratégias de adaptação variadas.

Palavras-chave: Adaptação, creche, mãe, professores, criança.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................

6

2 HISTÓRIA DA INFÂNCIA................................................

8

  1. A LUTA DA MULHER POR IGUALDADE E ENTRADA NO     MERCADO DE TRABALHO..........................................................

9

  1.  A SITUAÇÃO DA MULHER E DA INFÂNCIA NO BRASIL.........

11

  1. A criação das primeiras creches no Brasil.........................

11

  1. A divisão entre creches e pré-escolas................................

12

  1. A qualificação dos profissionais de educação infantil.....

13

  1. ADAPTAÇÃO NA CRECHE: A SEPARAÇÃO ENTRE MÃE E BEBÊ.................................................................

15

  1.  GESTAÇÃO E SUAS EXPECTATIVAS......................................

15

  1.  A ENTRADA NA CRECHE E O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO.

16

  1. O processo de separação-individuação................................

17

  1.  ADAPTAÇÃO NO BERÇÁRIO.....................................................

18

  1. ADAPTAÇÃO NA CRECHE: O QUE AFIRMAM AS PESQUISAS ATUAIS......................................................

20

DISCUSSÃO, CONCLUSÕES E SUGESTÕES................

31

REFERÊNCIAS.....................................................................

34


1 INTRODUÇÃO

A adaptação na creche não é um período fácil para os bebês, para as famílias e nem para as professoras. Quando se decide deixar uma criança aos cuidados de outra pessoa a qual ela não está acostumada, podem surgir complicações como: se a adaptação é adequada; por que algumas crianças se adaptam melhores que as outras; se o apego da mãe com o bebê dificulta a separação e como é o cuidado que as professoras dão às crianças? A escolha do tema surgiu devido à necessidade de entender como os pais, crianças e professores lidam com o período de adaptação, pois temos observado em nosso cotidiano nas creches que este período é conturbado para algumas crianças ao adentrar na Educação Infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (73.8 Kb)   pdf (323.2 Kb)   docx (45.7 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com