TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Senso Comum?

Por:   •  13/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

O que é senso comum?

O senso comum, isto é, todo o conhecimento acumulado pela cultura, baseia-se, muitas vezes, na tentativa e no erro, sendo espontâneo e adquirido quase sem se dar conta. No entanto, é um saber fundamental, uma vez que sem o senso comum não conse¬guiríamos nos orientar em nossa vida cotidiana. As principais características são:

1) Cunho empírico: origina-se da experiência humana di¬retamente.

2) Cunho acrítico: é um conhecimento passivo, no qual o indivíduo não se questiona sobre os dados obtidos na experiência, não se preocupando com possíveis erros.

3) Cunho assistemático: o conhecimento adquirido na ex¬periência não segue uma sistematização, um rigor como no conhecimento científico.

4) Cunho imetódico: não tem método, não tem regras for¬mais, não tem técnicas.

5) Cunho ilusório: conhecimento que aceita, passivamen¬te, apenas as aparências, sem questioná-las.

6) Cunho coletivo: é um saber partilhado pelos membros de uma comunidade, de acordo com seus valores e cren¬ças (saber do senso comum).

7) Cunho subjetivo: o senso comum é subjetivo, de forma que cada indivíduo vê o mundo pelo seu viés, à sua ma¬neira.

8) Cunho superficial: não aprofunda esse conhecimento da realidade; aceita-o apenas.

9) Cunho particular: o senso comum não é um saber uni¬versal, que pode ser aplicado em outras partes do mun¬do ou que pode ser replicado, pois cada cultura tem suas próprias crenças, seus mitos e suas regras.

O que é conhecimento científico?

O conhecimento científico surgiu da necessidade de o ser humano querer saber como as coisas funcionam, em vez de ape¬nas aceitá-las passivamente. Por meio desse tipo de conhecimen¬to, o homem, ao seguir suas observações, passou a compreender a natureza e poder intervir cada vez mais nos acontecimentos ao seu redor.

Por que é importante o educador se pautar no conhecimento científico na sua prática profissional?

Porque o educador se pautando no conhecimento científico, ele transfere seu conhecimento de como as coisas realmente funcionam, se baseado na ciência. A Ciência não aceita pensamento mágico. A Ciência avança por meio de negações, reafirmações e des-cobertas de novos aspectos, caracterizando-se como um processo inacabado, uma vez que está em constante construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com