TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE ESTAGIO

Por:   •  17/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Relatório crítico-reflexivo da disciplina Estágio Curricular

Curso de Pedagogia (Licenciatura) – EAD.

Curso: Pedagogia

Instituição: Universidade Cruzeira do Sul

Aluno (a): Cintia de Queiroz Silva de Araújo

RGM: 26464811

Disciplina: Estágio Curricular

Ano/Semestre de realização do estágio: 2022/1 – 6º semestre A

Quantidade de horas realizadas: 100 horas

Estágio supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no 1° ano fund.

Caracterização da Escola

O Estágio Curricular Supervisionado em Estágio Curricular em Pedagogia II: Ensino Fundamental anos iniciais, do Curso de Pedagogia, a ser apresentado foi realizado no Colégio RS Instituto Educacional LTDA, situado na Rua Américo Basseto n°300, Jardim Mauá, Mauá– SP, CEP 09340-210, Telefone (11)4576-5291. A escola é de caráter particular, contém mais ou menos 629 Alunos, bem organizada, divididas por dois turnos, e com relação a limpeza a escola não deixa a desejar, tem quadra poliesportiva, cantina, laboratório, sala de dança, judô informática, sala 3D, auditório, lousa digital e biblioteca. O que chama mais atenção da escola na região é por ser uma escola de qualidade em educação a equipe gestora é formada por 1 diretora e 2 coordenadoras pedagógicas. A escola mantém um bom esquema de segurança com alarmes câmeras de monitoramento, todas as salas possuem telas de proteção, cortinas nas janelas, armários, mesa e cadeira para professores, equipamentos eletrônicos como rádio, televisão e DVD, vários livros, diversos brinquedos pedagógicos e de recreação. A unidade possui amplos espaços organizados.
Utilizando o método construtivista, ela trabalha a dinâmica, instigando a curiosidade da criança levando a mesma a pesquisar através de leituras e outros meios respostas para seus desafios. Ela divide a sala em grupos para assim pensarem juntos, dando a oportunidade de expressar suas opiniões, passa – lhes jogos que desenvolvam a linguagem oral, escrita, raciocínio lógico.

Introdução

Acompanhei o 1°ano C várias atividades como por exemplo: dança contemporânea, brincar com jogos matemáticos, arte de teatro, pintura com os pés trabalhando a lateralidades, dentro/fora e cores, chamadinha, construção do painel de rotina, roda da conversa para tratar de vários assuntos como respeito com os amiguinhos, regras e combinados etc. Durante o período de estágio foi realizada observação de crianças de 7anos, onde se pode compreender como trabalhar o desenvolvimento pedagógico da criança.

A educadora atua como mediadora, confronta e questiona os alunos, incentivando e estimulando a cooperação. Tendo o conhecimento do Projeto Político Pedagógico da unidade.

No ambiente escolar existe a acessibilidade para os alunos deficientes, possuem uma preocupação com a prevenção de acidentes.

A infraestrutura, os recursos e os funcionários que compõem o quadro escolar atendem as necessidades da unidade. A linha pedagógica adotada pela escola é a socioconstrutivista, valorizando o processo como um todo, pois o educando aprende na esfera escolar através das relações eu/outro. Valorizam a integração social, destaca se um ambiente favorável a aprendizagem.

Encontra se descrito neste relatório as observações não só do processo em sala de aula como também do ambiente escolar como um todo. Dentro deste pressuposto, procurei conviver e observar uma forma de direcionar a prática.

4) PERFIL DOS PROFESSORES

 A docente iniciou o trabalho na educação infantil como estagiaria em uma escola onde auxiliava a professora com crianças de 2 anos, permaneceu até o fim de sua graduação. Em 2018 se graduou em Pedagogia e começou a trabalhar como contratada na escola RS de Sol. É visível o seu amor, sua dedicação e respeito com os alunos e com as famílias.

PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

Na observação percebe-se que a docente utiliza metodologia e práticas distintas. Apresentam em sua didática a valorização dos saberes dos alunos e incentiva que os mesmos tenham uma reflexão crítica, proporciona situações em vários ambientes com dinâmicas e problemas do cotidiano. É compreendido que as duas práticas das docentes seguem o mesmo caminho de pleno ensino/aprendizado aos alunos.

O desempenho da docente demonstra ser bem atenciosa e participativa, estimula os alunos na resolução dos problemas nas atividades propostas.

6) OBSERVAÇÕES ESPECÍFICAS – FOCOS DE DISCUSSÃO

11. O professor como Gestor em sala de aula.

A sociedade contemporânea vivencia grandes mudanças econômicas, políticas e sociais, as quais, afetando a relação entre valores humanos, comportamento e ética, têm trazido novos desafios para a educação. Por isso, a partir da última década, as instituições têm sido exortadas a trilhar novos caminhos administrativos e organizacionais, baseados na descentralização, autonomia e participação.
Sinalizando a origem de uma nova cultura escolar, os professores são
estimulados a participar não apenas das atividades de sala de aula, mas também da organização e gestão do trabalho escolar. Legalmente, observamos que a gestão democrática está amparada tanto pela Constituição Federal (CF 05/10/1988), quanto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n°9394 de 20/12/1996) e também pelo Plano Nacional de Educação (Lei n° 10.127 de 09/01/ 2001).

Assim, pude observar em sala de aula uma gestão escolar onde pressupõe um espaço onde, com a orientação do professor possam ser produzidos manifestos e experimentos e comportamentos democráticos Ou seja os alunos são levados agir de forma coletiva, um exemplo a professora utiliza métodos de ensino onde utiliza a participação de todos onde cada aluno pode expressar sua opinião ou dúvida.

Em sala de aula também é um espaço onde se lida com histórias de outros tempos e espaço pois os alunos trazem histórias de vida e do seu cotidiano pude observar em sala de aula que mediante a isto a professora de forma democrática media uma atividade e interage o grupo possibilitando aprendizagem e crescimento de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com