TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE ESTAGIO 5º ANO

Por:   •  16/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.670 Palavras (15 Páginas)  •  1.385 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

2        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        6

3        DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        7

4        PLANOS DE AULA        8

5        DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18

INTRODUÇÃO

O Trabalho de conclusão do Estágio Supervisionado, aqui apresentado foi realizado com foco na observação do relacionamento vivenciado no 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi realizar uma análise descrita sobre a regência em sala de aula e de colocar em prática, a teoria vista ao longo do sexto semestre do curso de Pedagogia. O estágio supervisionado consiste em um processo planejado, visando à integração entre conhecimentos práticos e teóricos que complementam a formação acadêmica do aluno com oportunidade de experimentar a profissão na prática em contato com os alunos. As informações coletadas para a elaboração do presente relatório foi coletadas na Escola Municipal São Sebastião Chaves, situada no PA –São Sebastião, na cidade de Santa Fé do Araguaia/TO, zona rural, CEP 77848-000 FONE (63) 992485790.

Nas observações em sala de aula foi registrada a prática docente no ensino fundamental vespertino, assim como o relacionamento entre professor- alunos e de diversas atividades que fazem parte da rotina diária da escola, tais como: brincadeiras diversas e história, vídeos, músicas que envolvem os alunos. A regência em sala de aula foi motivadora e proporcionou conhecimento da realidade de cada aluno, além de experiência na atuação dentro de sala, dando aula.  

Após as observações na sala de aula foi elaborado o planejamento semanal, de acordo com a grade curricular presente no planejamento anual na Escola Municipal São Sebastião Chaves. Em seguida, foi desenvolvida a aula, conforme o plano de aula elaborado.

O estágio supervisionado do curso de Pedagogia tem como objetivo principal, aprimorar os conhecimentos do acadêmico, oportunizando compartilhar construções de aprendizagem, bem como a aplicação do aprendizado teórico na prática da profissão escolhida.

O Estágio Supervisionado é uma oportunidade concretada da vivência e exercício da profissão. Ele prepara os acadêmicos para o mercado de trabalho, fazendo com que realizem uma atuação transformadora na realidade escolar, ajudando no desenvolvimento integral do aluno.

A teoria apresentada durante as aulas do curso de pedagogia proporciona ao estagiário um olhar científico da verdadeira realidade presenciada na escola, podendo assim, compreender a relação que há entre a teoria e a prática.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

           O estágio foi realizado na Escola Municipal São Sebastião Chaves, situada no PA- São Sebastião, na cidade de Santa Fé do Araguaia/TO, zona rural, CEP 77848-000. Seguindo no ano 3º ano ao 5º ano, tendo como diretora/coordenadora, Maria Neuza Alves Aguiar Folha. A escola surgiu a partir da necessidade dos filhos dos posseiros estudarem e não ter escolas próximo as suas casas. O nome da escola é em homenagem ao antigo dono do terreno que fez doação do mesmo. O registro compreende de Janeiro do ano de 1998 e a escola foi fundada no ano de 1999, hoje com 18 e com um número frequente com cerca de 103 alunos do ensino fundamental matriculado que estão distribuídos do 1º ao 5º onde a instituição de ensino funciona apenas no período vespertino com 5 professoras, 1 diretora/coordenadora, 1 zeladora, 1 cozinheira e 1 porteiro. A escola tem cerca de 9 funcionários, todos qualificados para que o aluno tenha um bom rendimento, sendo apenas um professor para cada sala, todos graduados em pedagogia.

           A instituição tem conselho escolar, colegiado estudantil todos pelo bem comum da escola e participam dos programas de ensino.

            Os profissionais da Escola Municipal São Sebastião Chaves receberam com satisfação e deram oportunidade de desenvolver habilidades na pratica docente na referida instituição de ensino, percebe-se que a escola está sempre de portas abertas para os estagiários, que se sentem à vontade para intervir na educação dos alunos, como se já fizesse parte do quadro de funcionários que trabalham nessa unidade de ensino.

            A organização do trabalho didático na escola é realizado com encontros pedagógicos, onde decidimos o que será feito no decorrer do ano e que melhorias devem ser feitas para promover a qualidade da escola e também por cada professor com planejamento semanal em casa ou na escola quando é um projeto para ser desenvolvido na semana, onde geralmente são colocados nas ações do PPP, cada professor faz o planejamento semanal, trabalhando o sócio-interativo.

       


  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

        No decorrer do estágio na escola foi possível observar que o coordenador de estágio tem conhecimento do projeto pedagógico, é certo do processo ensino aprendizagem, estimulando a cooperação e integração entre funcionários e alunos, com renovações de socialização e animação que estimula os alunos a aprender.

          O cotidiano das turmas observadas é composto por atividades de integração que facilita o desenvolvimento físico e mental contribuído consequentemente na formação de alunos.

           A instituição de ensino tem as seguintes instalações:

05- Salas de aula

01- Sala de Coordenação e Secretária

01- Cantina

01- Pátio

02- Banheiros

01- Deposito

01- Biblioteca

         As salas observadas possuem professoras que todos na chegada recebem os alunos com carinho e alegria na sala de aula, o início da aula é marcada por acolhimento com orações e histórias contadas pela professora e na saída ficam aguardando o ônibus escolar para retornarem para suas casas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (224.1 Kb)   docx (63.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com