TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO ESTAGIO

Por:   •  26/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 6

  1. INTRODUÇÃO

No decorrer do Estágio Supervisionado em Orientação Educacional e Supervisão Escolar, foram elaborados pelas estagiárias, dois projetos os quais foram desenvolvidos nas diferentes modalidades de ensino, assim, portanto foram aplicados no 1º ano do Ensino Médio, no 4º ano do Ensino Fundamental e na 5ª série do Ensino Fundamental, o que auxiliou as mesmas a melhor entender a importância de projetos educacionais no processo de ensino aprendizagem.

  1. RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DO PROJETO

 2.1  Aplicação do Projeto no 4º ano do Ensino Fundamental

As estagiárias iniciaram as atividades do projeto falando sobre Gandhi, questionando se eles se lembravam dele, o indiano que pregou e viveu a paz, a não violência, de maneira a incentivar os alunos a dar as respostas. Fizeram a seguinte citação “Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra.” Deram seguimento à aula perguntando se alguém sabia dar um exemplo de alguma situação na qual alguém faz uma coisa certa e outra coisa errada e pediram aos alunos para ficarem em pé ao lado de suas carteiras e, em seguida, darem um passo para frente, outro para trás, repetindo esse vaivém umas três vezes e perguntaram se conseguiram sair do lugar andando dessa forma, mostrando que o mesmo acontece com quem age tanto de maneira certa, quanto de forma errada, ou seja, quem age bem e mal ao mesmo tempo não está evoluindo, não está saindo do lugar.

[pic 1]

EMEFM “Anísio Teixeira”

Estagiarias: Elisenda e Gabryela

Explicação sobre Gandhi e Martin Luther King Jr

Depois uma história de um filho que aprendeu na escola a ser honesto e fazer sempre o certo, viu o pai trazendo material da repartição para uso do filho e esse incomodado com a situação chama o pai e conversa com o mesmo de maneira a mudar a postura do pai. Ressaltando a historia do garoto as estagiárias, falaram mais sobre Gandhi e sua contribuição para a humanidade, ressaltando que a beleza interior desse era extrema.

As estagiarias relataram a grande contribuição de Martin Luther King Jr, que lutou pelos direitos dos negros, pois estes eram extremamente discriminados nos Estados Unidos, como ambos pacificadores lutavam pela paz mundial as estagiárias buscaram conhecer qual era o conceito de paz que os alunos tinham, e como eles percebiam a necessidade dessa para o mundo.   Encerrando a aplicação do projeto as estagiárias aplicam uma dinâmica, onde os alunos recebiam bexigas de soprar e  pede que encham as de olhos fechados segurando apenas o canudo delas, quando varias já estiverem estourado as estagiárias iniciam  a seguinte reflexão: Quando para sem encher muito a bexiga, é porque contenta-se com o pequeno porque se tem medo; quando enche até estourar, exagero também é erro; ter controle da situação é uma virtude, mas não posso querer controlar tudo, pois é preciso ir em frente, porém, respeitando as regras do grupo, o limite do outro.

[pic 2]

EMEFM “Anísio Teixeira”

Estagiarias: Elisenda e Gabryela

Dinâmica  

2.2    Aplicação do Projeto no 5ª série do Ensino Fundamental

As estagiarias aplicaram as mesmas atividades que foram aplicadas no 4º ano, iniciaram o projeto falando de Gandhi, questionaram se já haviam escutado falar dele e de suas contribuições para a sociedade, após relatarem a luta de Gandhi e sua convicções, buscaram mostrar como a beleza interior sobressai a beleza exterior, uma vez que esse não possui qualquer beleza exterior, mas tinha uma alma brilhante. Ressaltaram a importância da paz e assim citaram outro grande homem que lutou pelo bem da humanidade que foi Martin Luther King Jr, que lutou pelas mulheres e pelos negros, os quais eram marginalizados.

[pic 3]

EMEFM “Anísio Teixeira”

Estagiarias: Elisenda e Gabryela

Dinâmica  

Após mostrar o quanto fazer o certo é importante, dando destaque a aqueles que assim fizeram, pediram aos alunos que fechassem os olhos e respirassem fundo algumas vezes para harmonizar,e pediram que eles imaginassem que estavam no topo de uma alta montanha e sentissem a paz das alturas, as carícias da brisa ao longo do corpo e a presença grandiosa da natureza. Pediram então que já que estavam assim, tão em paz, que procurassem  envolver o planeta e toda a humanidade nesse sentimento. Fizeram uma prece e pediram que os alunos as acompanhassem.

[pic 4]

EMEFM “Anísio Teixeira”

Estagiarias: Elisenda e Gabryela

Alunos fechando os olhos e imaginando a paz

Assim como na turma do 4º ano as estagiarias aplicaram a dinâmica com os alunos da 5ª série, onde os alunos receberam as bexigas e deveriam as encher de olhos fechados segurando-as apenas pelo canudo quando varias bexigas já haviam sido estouradas as estagiárias iniciam a reflexão com os alunos, relatando que quando paravam de encher sem que houvesse enchido muito a bexiga, era porque se contentavam com o pequeno porque se tem medo, ou seja poderiam ter colocado mais,  quando enchiam até estourar, exagero também é erro, pois deveriam ter colocado menos, o ideal é ter controle da situação, sendo este  uma virtude, mas é preciso ir em frente respeitando as regras do grupo e o limite do outro sempre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (596.8 Kb)   docx (528.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com