TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO PRELIMINAR DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  10/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

RELATÓRIO PRELIMINAR DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Aluno: Rafaela dos Santos Pereira

Pedagogia

Prof. orientador de estágio: Fabio Maia

Sapucaia do Sul, 13/08/2022

1. CARACTERIZAÇÃO DO SEGMENTO E DO NÍVEL DE ENSINO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Planejamento se constitui através da observação construtiva e da análise crítica em torno do contexto estagiado. Nota-se que o estágio é indispensável para a formação dos futuros profissionais que desejam atuar ativamente em sala de aula. A Educação Infantil é o primeiro contato da criança com a experiência escolar e engloba a importante fase da vida entre 2 e 5 anos de idade. Dessa forma, ela propicia o desenvolvimento integral do indivíduo em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Na Educação Infantil, buscamos a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos intelectuais e, socioculturais, preparando-as para a continuidade do processo educacional, em termos de Ensino Fundamental. As Propostas Pedagógicas visão reconhecer as crianças como seres íntegros, que aprendem a ser e conviver consigo próprios, com os demais e o próprio ambiente de maneira articulada e gradual, devem buscar a partir de atividades intencionais, em momentos de ações, ora estruturadas, ora espontâneas e livres, a interação entre as diversas áreas de conhecimento e aspectos da vida cidadã, contribuindo assim com o provimento de conteúdos básicos para a constituição de conhecimentos e valores. Para que haja uma aprendizagem lúdica e produtiva o ponto de partida deve ser o estimulo. A Educação Infantil é regida pela LDB-Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Tendo isso em vista e com base nos parâmetros nacionais para Educação Infantil este projeto traz uma proposta de atividades voltadas para aquisição de habilidades e competências indispensáveis na formação do educando desta faixa etária. Para atuar nesta aérea o pedagogo precisa respeitar o tempo de desenvolvimento de cada criança, também como incentivar e participar das atividades de aula é necessário apresentar habilidades como saber conviver, compreender os processos e amadurecimentos das crianças, transformar-se cotidianamente, aprender com as situações que emergem no cotidiano, etc.    O estagio supervisionada é uma importante etapa na formação do pedagogo, pois através do mesmo o educando pode aprofundar suas funções unindo à teoria a prática. Através da observação e coparticipação, complementando o ensino teórico a partir da vivencia educacional.


2. APRESENTAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR

2.1 - DADOS DA UNIDADE ESCOLAR

a. Nome da instituição: EMEF Paul Harris.

Tipo de Instituição:

(  ) Escola/Creche Pública Estadual.

(x) Escola/Creche Pública Municipal.

(  ) Escola/Creche Particular.

(  ) Escola/Creche Filantrópicas.

b. Endereço: R. Montevidéu, 57- Santa Teresa, São Leopoldo - RS, 93037-010.

c. Dias / Horários de funcionamento: De segunda-feira  a sexta-feira das

08:00–12:00 / 13:30–17:30.

d. Telefone de contato: (51) 2200-0885.                                

e. E-mail: empaulharris@yahoo.com.br.

f. Nome da direção/coordenação: Ademir Miguel Auler, Simone Lopes Gomes De Mattos, Sandra Espíndola Marian, Claudeci Ione Donatti.

g. Nome do docente supervisor da Unidade Escolar: Ana Paula Lopes de Souza.

h. Contexto relacionado ao estágio:

(x) Educação Infantil        (  ) Fundamental – Anos Finais

i. Disciplina relacionada ao estágio.

(x) Não se aplica                (  ) História                (  ) Língua Portuguesa.


2.2 – COMUNIDADE ATENDIDA

NÍVEL / SÉRIE

N° DE TURMAS

N° DE ALUNOS

Educação Infantil:

- Creche

0

0

- Pré-escolar

4

74

Fundamental – Anos Iniciais

1° ano

2

50

2° ano

2

48

3° ano

2

47

4° ano

2

57

5° ano

3

81

Fundamental – Anos Finais

6° ano

4

104

7° ano

3

83

8° ano

3

81

9° ano

3

82

Ensino Médio:

1° ano

0

0

2° ano

0

0

3° ano

0

0

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

5

100

Total:

33

807


2.3 - DESCRIÇÃO DA COMUNIDADE ATENDIDA

O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Paul Harris, localizada na Rua Montevidéu, 57- Santa Teresa, São Leopoldo - RS, 93037-010. A escola existe a 54 anos, atendendo a comunidade do bairro Santa Tereza e suas redondezas. A instituição atende 807 alunos entre pré-escola, ensino fundamental e EJA. A comunidade escolar tem uma participação ativa, onde a maioria dos pais e responsáveis participa das reuniões, discussões, atividades comemorativas e festivas promovidas pela escola, bem como, opinam e dão sugestões para a resolução de problemas, melhoria do ensino, bem estar dos alunos, fortalecendo o vínculo com a escola. O perfil socioeconômico da comunidade pode ser considerado de médio a alto, a grande maioria das famílias possui escolaridade, tendo acesso a emprego, direitos, internet, telefone, computador, televisão, e lazer. O bairro faz parte da aera urbana e esta localizado próximo ao centro da cidade. Ele possui uma boa infraestrutura, tendo ruas e avenidas asfaltadas, possuindo iluminação pública, contando com a Semae para distribuição de água e tratamento de esgoto, possuindo mercados, padarias, farmácias, restaurantes, o Fórum, hospital Público Centenário, tendo fácil acesso a meios de transporte, tendo o trensurb a menos de cinco minutos da instituição, e parada de ônibus na frente da escola, constando também com ônibus gratuito para a comunidade pcd, etc

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com