TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RESPEITO E RESPONSABILIDADE: PRATIQUE NO TRÂNSITO

Por:   •  14/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 2

RESPEITO E RESPONSABILIDADE: PRATIQUE NO TRÂNSITO – Caminhos para estimular o respeito e a responsabilidade dos brasileiros no trânsito

De inicio respalda-se que: “se a educação não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." E é a partir da afirmação do pedagogo e filósofo brasileiro, Paulo Freire, que se faz possível compreender o quão é importante à educação para uma população. Desta forma vemos que a falta de medidas educativas já não é só um problema referente às salas de aula, mas também que se reflete no trânsito, uma vez que, a falta de atenção nas ruas tornou-se cultural, aliada a falta de melhorias nas vias de circulação.

A falta de responsabilidade e respeito no transito, por vezes é reflexo do estresse no ambiente urbano, e por muitas vezes resultado das precárias condições de pistas, sinalizações e estruturas. Salientando que o brasileiro utiliza veículos como principal meio de transporte na esfera urbana, percebe-se a real necessidade de melhorias nas atuais vias de circulação, como radares de fiscalização, sinalização e expandimento da frota de transportes públicos, a fim de diminuir o número de motoristas circulantes no meio urbano.

Além disso, observa-se que esta no trânsito tornou-se símbolo de virilidade entre jovens, sendo culturalmente demonstração de poder em discussões, com ofensas e até agressões físicas, tomamos, por exemplo, o fato de que esta se tornando cada vez mais corriqueiro o caso de mortes causadas por brigas, agressões e ate mortes entre condutores de veículos. O fato é que essa situação aumenta respectivamente à quantidade de novos motoristas que surgem, onde durante sua formação, deveriam ter dado maior importância as questões de boa convivência e atitudes de bom companheirismo e empatia em meio ao caótico trânsito urbano brasileiro.

Por fim, vale salientar que sempre será por meio da educação, que o ser humano se faz, como pessoas, individuo e cidadão coerente, sendo de real importância em todas as situações, a educação é o elo fundamental para o bom convívio e respeito principalmente na extenuante rotina do trânsito nacional brasileiro. É a partir dai que vemos que a falta de educação de motoristas e pedestres pode ser solucionada com melhorias nos Centros de Formação de Condutores, como também com aulas de educação no transito na escola regular, sendo estas ações educacionais realizadas através de palestras e aumento da carga horária da disciplina Cidadania e Sociologia. Faz-se necessário também a intensificação de fiscalização e promoção de obras estruturais para aumento viável e eficaz da circulação de veículos públicos e privados em rodovias, ruas e trechos urbanos e rurais. Sendo somente assim, através destes protocolos de ação notada a importância da afirmação de Paulo Freire, onde se salienta que a mudança se faz necessária à sociedade e não ao meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com