TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RESTAURANTE DE GÊNEROS TEXTUAIS: SABERES E SABORES

Por:   •  5/8/2022  •  Projeto de pesquisa  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

GOVERNO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

EEEF VALÉRIO

PROJETO

RESTAURANTE DE GÊNEROS TEXTUAIS: SABERES E SABORES.

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

PROFESSORA: Fabiula Thomaz.

Público alvo: Alunos do 3º ano V01

1 . Justificativa

Vivemos em uma sociedade de constantes mudanças e a escola não foge desta regra, muito pelo contrário, ela efetiva esta regra. Neste sentido, ela nos obriga a pensar em novas práticas e novas metodologias.

Tal qual alimento que alimenta o corpo, os gêneros textuais alimentam a vida, permitindo ir muito além do espaço e tempo. Posso voltar no tempo, ao redor das fogueiras, diante das lareiras; posso viajar no tempo, criando e recriando mundos maravilhosos. Quero que o saber traga sabores na aprendizagem.

Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.

Faz-se então necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.

Neste sentido este projeto busca apresentar aos estudantes um ensino, o qual se constituirá como espaço de descoberta, experimentação, construindo saberes e atribuindo sabores no seu aprendizado.

2. Objetivos

- Estimular o “apetite” pela leitura e escrita;

- Oferecer alimento cultural;

- Firmar leitores e apresentar aos estudantes um ensino que se constitui em descobertas.

- Ouvir diferentes gêneros;

- Produzir materiais sobre o que estamos aprendendo;

- Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;

- Adquirir gosto pela leitura de forma lúdica e prazerosa.

- Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;

- Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.

- Estimular o desejo de novas leituras;

- Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora;

3. Metodologia

Inicialmente tive uma conversa com a pedagoga sobre as necessidades de aprendizagem dos alunos do 3º Ano. A partir daí verificamos as dificuldades com relação à leitura e a escrita, que definiram as propostas para a realização desse projeto.

A partir de uma receita do material estruturado do PAES, tive a ideia para dar início a este projeto.

Temos tempo, espaço e sujeitos diferentes para educar, mas entendo que a sala de aula ainda é o lugar de incentivo ao novo, à liberdade de criação.

Podemos nos apropriar da leitura de diversos gêneros textuais e da culinária para estabelecer o exercício do pensar e da construção de significado no processo da leitura.

Privilegiarei como metodologia deste projeto, diversas situações didáticas para envolver e despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita. Para tanto partirei da motivação que eles irão criar um “restaurante”, onde eles serão os garçons que servirão os variados tipos de gêneros textuais para apresentar na culminância do projeto e que a cada dia iremos trabalhar um gênero textual diferente, confeccionando o material que será exposto, dessa forma pretendo concluir o projeto em três semanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (169.3 Kb)   docx (84.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com